• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

Comparação de sistemas operativos, pela Bit

6 mensagens neste tópico

Hoje no meu quiosque favorito, aquele que me deixa ver as revistas e jornais à borla e como contrapartida fico a tomar conta do estaminé enquanto o dono vai tomar um café ou fazer algo urgente, dei de caras com a revista Bit que na capa tinha escrito algo como "Comparação entre XP, Mac e Linux". Ainda pensei que fizessem uma comparação digna e imparcial, mas à medida que fui lendo percebi que era a apenas uma comparação entre o XP e o Me2 (vista) e os "outros".

Pérolas como "graças ao SP1, o vista pode considerar-se o sistema operativo mais rápido actualmente", ou "...além de ter que convencer os utilizadores do XP e de Linux, o Vista tem agora uma concorrência nova...", só me fazem rir mas é triste que muitos dos seus leitores acreditem realmente que o Uau é realmente o SO mais rápido ou que haja utilizadores de Linux que possam ser convencidos a deixarem um sistema operativo seguro, estável e fiável como o Linux e abracarem o Windows! E logo o aquela espécie de sistema operativo!!

E depois acabam por se contradizer ao escreverem: "...o desempenho geral do sistema [XP] continua a ser superior ao do Vista, motivo pelo qual a maior parte dos gamers e entusiastas continuam a preferir e usar o xp em vez do vista".

Quanto à comparação propriamente dita, usaram uns programas para determinar o desempenho dos quatro sistemas operativos, embora eu tenha sérias dúvidas se um deles é mesmo um sistema operativo, e mediram os tempos de instalação, arranque, fecho, etc. Numa tabela vem descriminado que o Me2 ou Vista demorou 28 minutos a ser instalado, tanto como o Opensuse 10.3, 21 minutos para o XP e 30 minutos o OS X 10.5.2. Mas esquecerem-se dum pequeno pormenorzinho. Após instalar o XP ou o Me2, tentem abrir o Word para escrever uma cartinha ou abrir um Photoshop para trabalhar uma imagem, ou usar um gestor de fotos tipo Picasa ou outro. É isso mesmo, os Windows apenas instalam o sistema operativo e uns joguinhos de caca, um editor de texto básico e pouco mais. No caso do Opensuse ou do OS X, um sistema completo e repleto de programas fica pronto a funcionar e é isso o que é instalado! Portanto não é bem a mesma coisa e como tal pode-se dizer que os windows são os mais demorados a instalar! Talvez seja a enorme quantidade de DRM e código "bugado" que o façam demorar tanto...

Depois foram medir o desempenho dos sistemas com aplicações nativas do windows como o Divx Converter, Cinebench ou com o iTunes já nativo da Mac. Claro que em Linux não há disso e nem sentimos falta, especialmente do iTunes. Mas há as alternativas e a Bit não as tentou encontrar ou o mais certo é não fazerem a mínima ideia do que procurar. Típicos utilizadores do Windows, são o que são. Pior foi tentarem emular esses programas pelo Wine e para depois comparar com os resultados dos outros sistemas, o que na minha opinião seria prejudicial ao Opensuse. Ainda bem que o não conseguiram. Aliás, se conseguiram encontrar o botão "Iniciar" no Opensuse já foi uma vitória para eles...

Para finalizar, segundo a Bit, o Opensuse em particular e o Linux em geral, não passam duma mera alternativa pois não é possível correr grande parte das aplicações que funcionam tanto em Windows como em Mac.

Realmente em Linux o que mais falta faz são aplicações, qualquer utilizador de Linux que o diga.

É a conversa do costume, vem completamente viciados em programas como Photoshop, WinDVD, CloneDVD, Partition Magic, Msn, Norton Antivirus, Adware, e esperam encontrar exatamente os mesmos programas em Linux! Ainda não perceberam que o Linux não é um outro sistema operativo onde possam correr sempre as mesmas aplicações. Linux é diferente, é baseado noutra filosofia, a da partilha de conhecimentos, da liberdade e do software livre. Por isso as aplicações em Linux são outras e diferentes, embora façam o mesmo que as aplicações win32, mas são outras...

Mas para não falar só mal da Bit, também lá estava um outro artigo sobre software livre nas escolas do Miguel Ângelo Sousa, de título "Linux nas Escolas" que está muito interessante e até pedagógico.

Mas a revista não vale os €4.50, nem pensar! Ainda se o papel servisse como papel higiénico...

in: http://tuxvermelho.blogspot.com/2008/03/comparao-de-sistemas-operativos-pela.html

Enfim, é o jornalismo que temos em Portugal. Pseudo-artigos com pseudo-verdades por pseudo-jornalistas com pseudo-conhecimentos sobre aquilo que pensam falar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha lido esse artigo, e peço desculpa se vou ferir alguém que não é meu propósito... mas quem chama, quer a todo o custo e meter na cabeça das pessoas que o Vista é um Me2 tem tanta credibilidade, ou até menos, que os escritores do artigo original.

Esses artigos simplesmente ignoro-os mal vejo a idiotice de que estão a escrever.

@artigo original

Não é de agora essas análises... valem o que valem... cada um tem a sua opinião e quer-me parecer que há alguma inexperiência por parte dos autores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha lido esse artigo, e peço desculpa se vou ferir alguém que não é meu propósito... mas quem chama, quer a todo o custo e meter na cabeça das pessoas que o Vista é um Me2 tem tanta credibilidade, ou até menos, que os escritores do artigo original.

Não é só isso. Usar apenas OpenSuse para comparar com o XP e o Vista? Ao menos usem uma distro mais usada pelo "reles" utilizador doméstico, como Ubuntu e Fedora. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bah, na exame informática a coisa é a mesma em relação as notícias sobre a Apple...

Chegam a fazer uma review totalmente positiva a um iMac, excepto no 1 GB de RAM e depois dão 3/5 de pontuação... gostava de saber o que mais motivou tal nota.

Depois põem como um dos pontos mais negativos do mês a qualidade do apple center que há algures em portugal, dando a ideia de que é uma apple store gerida mesmo pela apple. Não sei o que estavam à espera, uma coisa são apple stores, outra são apple centers....

E depois quando se tem capas como a desta edição em que temos lá uma enumeração das qualidades ou features do windows server 2008 começamos a pensar se a micrososft não pagará umas boas quantias à exame informática...

Porque é que parece tão díficil ser-se honesto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema de muitos jornalistas, é que acham que para escrever sobre coisas que não percebem, basta fazer uma investigações, e pronto. O resultado são artigo de péssima qualidade.

Para escrever um bom artigo, convém ter uma boa experiência na área sobre a qual se escreve (e não é a usar um SO um dia ou dois que se ganha experiência nele), caso contrário há uma forte probabilidade de se dizerem asneiras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

AHH AHH AHH!!!

Adoro ler artigos de idiotas a comentar artigos de idiotas. É dos poucos prazeres que tenho na vida.

Ao menos os da Bit ganharam algum dinheiro com o artigo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora