• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Japão quer barrar downloads p2p

30 mensagens neste tópico

O país asiático poderá tornar-se no primeiro do mundo a utilizar um software que identifica e barra a ligação dos internautas que acedam a redes de partilha de ficheiros de filmes e música.

De acordo com o jornal japonês Yomiuri Shimbun, esta proibição, pioneira a nível mundial, foi proposta na sequência de pressões das indústrias cinematográfica e fonográfica.

[...]

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/996735.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até acredito que façam, mas a solução é tão simples que a única consequência serão os gastos financeiros do governo. Basta o tráfego passar a ser cifrado e está o problema totalmente resolvido..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou mais preocupado com a natureza desta decisão.

É completamente anti democrática e vai contra direitos humanos básicos.

Espero que o governo japonês tenha tomates para manter os seus niveis de credibilidade e liberdade dentro do aceitável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, por um lado compreendo, mas por outro também estou como o pedrotuga.

Se pago por um serviço, espero poder utilizá-lo plenamente, e não que controlem o que faço ou deixo de fazer com ele.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não passa por um lado passa pelo outro.... se quiserem passa..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"FTTH (Optical Fiber To The Home) is provided to large condos in major cities. A 1Gbps fiber typically connects to VDSL (very high speed ADSL), providing 100Mbps service to up to 8 or 16 users from about ¥4,500 a month"

4,500 yen = 29 €... coitadinhos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou mais preocupado é como é que eles vão "filtrar" isso e fazer na hora que tiverem acções em tribunal contra eles. As provas que eles terão para se defenderem do cliente têm de ser dumps de tráfego, quem me garante que eles não guardam mais tráfego do que esse?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se a questão se prende com o acabar com a pirataria não é o bloquear p2p que vai resolver o assunto. Não o primeiro pais que quer fazer isso, mas duvido muito que vá avante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até acredito que façam, mas a solução é tão simples que a única consequência serão os gastos financeiros do governo. Basta o tráfego passar a ser cifrado e está o problema totalmente resolvido..

Nunca usei nenhum software que usasse tráfego cifrado, mas tendo em conta que quando estás a fazer download te ligas directamente à máquina que está a partilhar os ficheiros, não me parece complicado descobrir uns quantos IPs desta forma...

As provas que eles terão para se defenderem do cliente têm de ser dumps de tráfego, quem me garante que eles não guardam mais tráfego do que esse?

Quem é que te garante que neste momento não te guardam o tráfego que fazes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem é que te garante que neste momento não te guardam o tráfego que fazes?

Good point, I guess that we believe in our ISPs.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca usei nenhum software que usasse tráfego cifrado, mas tendo em conta que quando estás a fazer download te ligas directamente à máquina que está a partilhar os ficheiros, não me parece complicado descobrir uns quantos IPs desta forma...

Não sei se as mesmas leis se aplicam aqui, mas não podes, por exemplo, ser preso por vender droga a um polícia que foi ter contigo e te perguntou se tinhas para vender. É considerado estímulo ao crime, logo não é válido em tribunal.

Se o mesmo princípio se aplicar, não podes ser preso por enviar ficheiros via P2P para um agente que detectou o teu IP desta forma.

De qualquer forma, apesar de dar trabalho, continuava a ser possível enviar a informação sem se saber de onde vem. Receber é que é mais complicado, porque é preciso saber para onde se envia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se as mesmas leis se aplicam aqui, mas não podes, por exemplo, ser preso por vender droga a um polícia que foi ter contigo e te perguntou se tinhas para vender. É considerado estímulo ao crime, logo não é válido em tribunal.

Se o mesmo princípio se aplicar, não podes ser preso por enviar ficheiros via P2P para um agente que detectou o teu IP desta forma.

De qualquer forma, apesar de dar trabalho, continuava a ser possível enviar a informação sem se saber de onde vem. Receber é que é mais complicado, porque é preciso saber para onde se envia.

Uma coisa é tu perguntares a alguém se tem droga, outra coisa é essa pessoa dizer explicitamente que tem. E o que acontece no eMule, por exemplo, é o segundo caso, quando fazes uma pesquisa, os ficheiros já lá estão.

Contornar a lei é sempre possível, o problema é que isso pode exigir perdas de desempenho, ou recursos que os utilizadores não tenham à sua disposição (por exemplo, actualmente, a rede kad oferece mais confidencialidade que a ed2k, mas a ed2k continua a ser a mais usada, pois permite melhores resultados).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos então directos ao assunto...

Eu, enquanto cidadão de um país supostamente livre e democrático, preciso de dar alguma justificação para não querer que me andem a cheirar o que eu faço com a minha ligação à internet?

Não é um direito básico de privacidade e liberdade?

Dado a utilidade da internet hoje em dia, penso que permtir supervisionamento do tráfego está quase ao nível de permitir um policia dentro de nossas casa para a eventualidade de cometermos um crime.

Adicionalmente, se um crime é cometido por 70% da população então é sinal que algo está mal no sistema legal e que a lei deixou de ser lei para ser um bem ao serviço de uma minoria priviligiada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos, tu numa rede ed2k não vais buscar uma lista ao cliente, o cliente manda uma lista ao servidor que é indexada e catalogada pelo mesmo, só isso. Por isso mesmo nenhum processo da RIAA deu frutos, eles faziam-se de servidores, o pessoal ligava lá e mandava logo a lista, é igual à situação da droga que o Warrior disse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu, enquanto cidadão de um país supostamente livre e democrático, preciso de dar alguma justificação para não querer que me andem a cheirar o que eu faço com a minha ligação à internet?

Não é um direito básico de privacidade e liberdade?

Dado a utilidade da internet hoje em dia, penso que permtir supervisionamento do tráfego está quase ao nível de permitir um policia dentro de nossas casa para a eventualidade de cometermos um crime.

Também podem fazer escutas às tuas chamadas...

Está errado? Concordo. Mas vejo parece que ninguém se incomoda que violações da privacidade, a menos que estas contribuam para detectar infracções nossas à lei.

Adicionalmente, se um crime é cometido por 70% da população então é sinal que algo está mal no sistema legal e que a lei deixou de ser lei para ser um bem ao serviço de uma minoria priviligiada.

Aqui discordo totalmente. Também pode significar que 70% da população não está a ser racional (olha para o que se passa no Zimbabwe, e as consequências da sua estupidez).

O problema é que vivemos numa sociedade medíocre, em que ter mérito e ganhar dinheiro à custa disso é crime para a maioria das pessoas.

Quando há pessoas que possibilitam pagar o que quiserem pelas suas músicas, e mesmo assim, estas são alvo de pirataria, algo está mal. Há artistas que querem combater as editoras, mas em vez de serem apoiados, não, continua-se com a pirataria...

Muita coisa está mal na indústria fonográfica, mas não é a fazermos o que bem nos apetece com o trabalho dos outros que vamos resolver os problemas, é apoiando os pequenos passos que vão sendo dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos, tu numa rede ed2k não vais buscar uma lista ao cliente, o cliente manda uma lista ao servidor que é indexada e catalogada pelo mesmo, só isso. Por isso mesmo nenhum processo da RIAA deu frutos, eles faziam-se de servidores, o pessoal ligava lá e mandava logo a lista, é igual à situação da droga que o Warrior disse.

Eu quando estou a fazer um download, sei o IP dos cliente que me estão a enviar o ficheiro. E não incentivei o cliente a disponibilizar o ficheiro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quando estou a fazer um download, sei o IP dos cliente que me estão a enviar o ficheiro. E não incentivei o cliente a disponibilizar o ficheiro...

Incentivaste o crime pedindo o ficheiro ao servidor. :) No caso de seres servidor, também estás a incentivar o crime disponibilizando meios para a rede funcionar (razões do encerramento do antigo Razorback 2), daí a RIAA não poder processar quando se faz passar por servidor.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Incentivaste o crime pedindo o ficheiro ao servidor. :) No caso de seres servidor, também estás a incentivar o crime disponibilizando meios para a rede funcionar (razões do encerramento do antigo Razorback 2), daí a RIAA não poder processar quando se faz passar por servidor.

O ficheiro já lá estava antes do pedido.

E essa de estar a incentivar o crime quando somos servidor... Por acaso só há ficheiros ilegais nas redes p2p? Quem foi que disse que o servidor era para pessoas que tinham ficheiros ilegais?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E essa de estar a incentivar o crime quando somos servidor... Por acaso só há ficheiros ilegais nas redes p2p? Quem foi que disse que o servidor era para pessoas que tinham ficheiros ilegais?

No caso do Razorback 2 sim, e no caso da RIAA ser servidor, sim (eles não vão gastar recursos só porque sim :)).
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No caso do Razorback 2 sim, e no caso da RIAA ser servidor, sim (eles não vão gastar recursos só porque sim :)).

Ok, eu deixo a porta da minha casa aberta, alguém a assalta, e diz que foi incentivado.

Permitir que se faça uma coisa é diferente de incentivá-la, pelo menos para mim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acontece que tu não és polícia.

Se um polícia à civil te quisesse convencer a conduzir com álcool no sangue acima do permitido por lei, e depois te quisesse multar ao iniciares a marcha, não seria legal pois foste influenciado por ele.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acontece que tu não és polícia.

Se um polícia à civil te quisesse convencer a conduzir com álcool no sangue acima do permitido por lei, e depois te quisesse multar ao iniciares a marcha, não seria legal pois foste influenciado por ele.

Mas se um polícia deixasse a porta de casa aberta quando um ladrão fosse a passar, e o ladrão lhe entrasse em casa ele poderia prendê-lo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se um polícia deixasse a porta de casa aberta quando um ladrão fosse a passar, e o ladrão lhe entrasse em casa ele poderia prendê-lo.

Só se tivesse fardado. Ou seja, se estivesse identificado como tal. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só se tivesse fardado. Ou seja, se estivesse identificado como tal. :)

Parece-me um pormenor irrelevante para o caso, até porque há agentes que não actuam fardados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora