• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

R0t3nSkull

Apple MacBook

83 mensagens neste tópico

Boas,  estou a pensar mudar para Mac, e estou a pensar em comprar este:

>>>Apple MacBook - Apple Portugal<<<

>>>Apple MacBook - Apple America<<<

>>>Apple MacBook - Worten<<<

Estou a planear usar uma característica do Leopard que é o Boot Camp, em que, pelo que entendi, posso vir a instalar sistemas Windows, no MacBook

Agora, venho pedir a vossa ajuda para ver se devo ou não comprar este portátil através dos conselhos que tirarei daqui...

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende de pessoa para pessoa...

Eu acabei agora mesmo de comprar um (que ainda não recebi, provavelmente amanhã) e as minhas razões foram as seguintes:

1. Sendo eu utilizador de Linux, estava a ficar um pouco farto de "configurar" tudo e mais alguma coisa... queria algo que funcionasse e pronto. Como o Vista estava fora de questão, a escolha natural foi MacOS.

2. Além de ser um portátil com boa qualidade de construção, é necessário, nunca se sabe o dia de amanhã e ele tem de durar uns bons anitos com viagens semanais entre Lisboa e casa, é pequeno e o tempo de vida da bateria é mais que suficiente para o que quero - sair de casa e ligar o portátil na universidade, sem necessitar de uma tomada...

3. Apesar de eu não ligar muito a isso, é bonito e quem sabe pode ser bom para chamar as atenções das meninas (e isto falo por experiência própria (não aconteceu comigo, mas estava ao lado :D ), nunca usem o Macbook numa biblioteca de uma escola secundária... :P )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu preciso dele para quando não estou em casa:

• Trabalho normal da escola,
  • web browsing
  • MSN
  • Photoshop
  • Web Design
  • XP PRO num Boot Camp para poder jogar Counter-Strike e correr aplicativos próprios do Windows
  • E Claro.... Programação

Tenho que levar o Portátil para Biblioteca :cheesygrin: :D:P:) :) (mas acompanhado de um Guarda-Costas que onde eu vivo só não se rouba o que não se pode  :mad:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ele desempenha bem todas as funções que queres fazer, talvez perde um bocado para o windows em relação ao MSN, que não vai ter as features todas.

Quanto ao Counter-Strike não sei como se porta, o CS 1.6 deve correr bem, o CS:S só experimentando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque é que perde em relação ao MSN?? Que tipo de funções poderia perder??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já me estavas a assustar xD

Isso é o menos e se quiser bonecada vou para Windows xD. Assunto Resolvido xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esqueci-me da Razão Principal: EU ODEIO O VISTA , penso que os outros programadores também.....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esqueci-me da Razão Principal: EU ODEIO O VISTA , penso que os outros programadores também.....

Pensas mal então. Eu odeio é o XP...

Mas já agora, tenho colegas a dizer que não gostam do MacBook para programar.... Já se arrependeram em comprar o deles.

Quanto ao resto, hoje em dia não se justifica comprar um Mac só pelo design ou pelo S.O. Com o Vista ou qualquer distro de linux consegues ter um ambiente tão "bonito" como com o S.O. da Apple. Em relação ao design, também já há computadores com melhor design que o MacBook...

Se fosse hoje não comprava um MacBook, e não me arrependo de há 7/8 meses ter posto de lado essa ideia. :D Tenho estado bem contente com o Vista e o Ubuntu/Debian, chegam e sobram para as minhas necessidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estranho, ouvi dizer que na universidade, os que iam para Engenharia Informática, ia tudo com Mac...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estranho, ouvi dizer que na universidade, os que iam para Engenharia Informática, ia tudo com Mac...

A maior parte das pessoas usa Windows, é isso que os torna bons?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não. Mas para mim o Vista tá mesmo fora de questão. E onde é que arranjo um portatil novo com o XP?? Por isso mais vale comprar um MAC onde tens o MAC e podes meter o XP. Isso é a minha opinião....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Not so true... eu ando no Técnico, local do país com mais concentração por m^2 de Macs (kidding :D ) e sei que mesmo assim a maior parte do pessoal de Eng. informática vai para Windows/Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

3. Apesar de eu não ligar muito a isso, é bonito e quem sabe pode ser bom para chamar as atenções das meninas (e isto falo por experiência própria (não aconteceu comigo, mas estava ao lado :D ), nunca usem o Macbook numa biblioteca de uma escola secundária... :P )

:-[  :-[  :-[  :-[  :-[  :-[  :-[

Pronto, mas a escola secundária também não é um sítio muito "instruído" em termos tecnológicos.

Se estivessemos no IST deveria ser ignorado.... :P

(pitas não são muito aceites cá para estes lados... :P )

Pah, mas quanto ao MacBook, tenho um à 6 meses, mais ou menos.

Pontos positivos:

- Bateria. É um descanso já teres a bateria a 59 e ainda teres tempo e veres um filme de 3 horas e acabares mesmo no limite;

- Teclado. Não sei porquê mas já usei outros teclados e onde me sinto bem é mesmo no do macbook, tem espaço entre as teclas, não é como outros em que está tudo colado, enfim, gosto.

- Tamanho e Aspecto. Eu pessoalmente queria mesmo algo de 13" e ainda bem que assim escolhi, o portátil parece mais um livro na mochila e é leve o suficiente. O aspecto, é claro, é mac... eu adoro, há quem possa não gostar.

- Todo um conjunto de pequenos pormenores que fazem a sua diferença. O carregador com suporte que sai para poderes enrolar o fio, o sítio onde ligas o carregador ter um iman que praticamente agarra o fio ao passares por lá.

- O sistema operativo. Epah, não te cansas, nao perdes tempo a configurar coisas a monte, se estás habituado de mais ao linux continuas a ter todo o potencial da shell ao teu dispor, podes por X11 se quiseres, o que te sempre te permite muita coisa. Mas caso nao queiras tens tudo disponível graficamente sem os problemas do windows.

Pontos not so true:

- Qualidade de construção. Se queres algo resistente vai para um macbook pro. Às vezes dá-me a entender que os macbooks têm poucos problemas não propriamente por serem resistentes mas sim porque os seus donos os tratam religiosamente. O que é facto é que são de plástico, e eu próprio já comprovei que por exemplo na área do teclado, com um pouco de força aplicada nessa zona o plástico desce um pouco. O mesmo em outros sítio. É claro que isso não prova muito, mas qualquer um sabe que alumínio é mais resistente que plástico.

Negativos? Nop, nada a apontar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou há 3 anos na Universidade do Minho em Engenharia Informática (entrei em Ciências da Computação mas vai dar ao mesmo) e sempre usei Windows. Ah, já me esquecia, também sou programador...

Vejo cada suposição ás vezes, que até fico parvo... como é que é possível...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho de concordar com o Nazgulled, não que vá acrescentar algo à conversa :D

Mas só no último ano é que vejo mais macs, e mesmo assim consigo contar pelos dedos de uma mão os utilizadores de mac que conheço, e tendo em conta que as salas para portáteis não são muitas, conheço bem o tipo de utilizadores de portáteis aqui da ESTG. Uma esmagadora maioria usa windows, um pequeno núcleo usa apenas linux, alguns, como eu, usam os dois sistemas no portátil com sistema dual boot.

Dos colegas de usam mac apenas um se queixa que comprou o equipamento com pouca memória, mas da experiência que tenho de ter usado os portáteis deles, não gosto do tamanho, existe pouco área visível e para programar é complicado, o teclado é pequeno apesar de realmente ter espaço entre as teclas. Mas eu também estou um pouco mal habituado dado que tenho um HP de 17" com um teclado standard.

A nível de software não terás grandes problemas, embora a nível de programação existam algumas limitações, claro que depende do que estás a programar, novamente estou mal habituado :), neste caso o Java tem alguns problemas em Mac OS X, e o GWT ainda não funciona a 100% lá, além de que não tem um cliente SVN gráfico de jeito, mas lá está, estou a entrar por pontos muito especificos.

No fundo, pontualmente encontro alguns problemas, que podem ser de maior ou menor importancia, para os pontos que indicaste, servirá perfeitamente.

Quanto à qualidade, não sei posso falar muito, o mac book mais antigo que conheço deve ter quase dois anos, mais coisa menos coisa, e tem frequentemente um gato a dormir-lhe em cima sem ter quebrado até ao momento :P. Devo dizer que o gato ainda é gordito.

Os mais recentes não sei, usei pouco e nunca coloquei à prova a resistência :) se bem que os brancos parecem um pouco frágeis, mas deve ser da cor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas noites

Sou professor da pessoa que anda com esta duvida e mea culpa porque tenho um MAC...

Sou programador e o que custou foi a habituação, funciona como se estivesse em Linux, por isso foi rapido!

Quanto ao que se usa aqui ou ali, é de gostos, mas pessoalmente ganhei 10 horas por semana, por causa dos erros e arranques do windows...

Quanto a construção, se tratarmos bem as coisas, nada se estraga, é uma questão de cuidado, o meu ex portatil, um ASUS S5N de carbono que dei a minha mae, esta gasto, mas continua impec, tudo porque sempre o tratei bem!

Acho que um grande ponto a favor do MAC (hardware), além da bateria, é que tentem descobrir a saida de calor do mesmo!

Um ponto a favor em termos de Software, é o boot camp no Leopard vir de origem e nada tem a haver em ser uma VM, é mesmo um programa tipo Grub, que serve para fazer uma partição, conheço quem tenha 3 sistemas operativos no MAC (MAC OS  X, Linux Ubuntu, e Vista).

Enfim, eu estou bastante contente e acho que foi a melhor opção que fiz, agora é só mesmo um upgrade à RAM da máquina e sou um homem ainda mais felliz...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

afcb_afcb, a maior parte do pessoal daqui sabe o que é o Bootcamp :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

- Qualidade de construção. Se queres algo resistente vai para um macbook pro. Às vezes dá-me a entender que os macbooks têm poucos problemas não propriamente por serem resistentes mas sim porque os seus donos os tratam religiosamente. O que é facto é que são de plástico, e eu próprio já comprovei que por exemplo na área do teclado, com um pouco de força aplicada nessa zona o plástico desce um pouco. O mesmo em outros sítio. É claro que isso não prova muito, mas qualquer um sabe que alumínio é mais resistente que plástico.

Também depende, primeiro temos de ver que os dois têm uma diferença de 1000€, competem em gamas diferentes :D

O alumínio tem os seus prós e contras. Pode ser melhor para o cooling, dá um ar mais "caro", e resistente aos riscos, mas não sei até que ponto será muito mais resistente, visto que pode dobrar com muito mais facilidade, ficando com uma tampa toda dobrada, ou um lcd rachado devido à torção do metal.

O Policarbonato tem a vantagem de não sofrer tanto o problema de dobrar, sendo que quando dobra tem muito mais hipóteses de voltar à forma inicial, porém não sei como se porta na absorção de choques.

Não sei se o policarbonato do Macbook terá espessura suficiente para ser "inquebrável" ou "bullet proof", porém para o uso normal acho que não fica nada mal em relação a outros portáteis da mesma gama.

Fica a discussão em aberto :P

Porém eu referia-me mais a coisas que com o uso pudessem partir, como trays de dvd, botões exteriores, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

afcb_afcb, a maior parte do pessoal daqui sabe o que é o Bootcamp :)

mas foi referido anteriormente que o Boot Camp nao passava de uma VM, post claro que foi editado....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, eu pessoalmente não gosto de trabalhar numa máquina que não tenha um bom Terminal, por isso, programar em Windows para mim está fora de questão.

Mas já agora, tenho colegas a dizer que não gostam do MacBook para programar.... Já se arrependeram em comprar o deles.

Quanto ao resto, hoje em dia não se justifica comprar um Mac só pelo design ou pelo S.O. Com o Vista ou qualquer distro de linux consegues ter um ambiente tão "bonito" como com o S.O. da Apple. Em relação ao design, também já há computadores com melhor design que o MacBook...

Se fosse hoje não comprava um MacBook, e não me arrependo de há 7/8 meses ter posto de lado essa ideia. :) Tenho estado bem contente com o Vista e o Ubuntu/Debian, chegam e sobram para as minhas necessidades.

Discordo quanto à parte de "não se justifica comprar um Mac só pelo design ou pelo S.O.". Quanto ao design (apenas no sentido de ser bonito), para mim nunca se justificou, pois não acho isso um argumento para escolher um produto. No entanto, considero o MacOSX mais usável do que o Windows e Linux. É preciso algum tempo para deixarmos de pensar em "eu fazia assim no windows e em mac funciona assado", mas depois tudo me parece mais fácil de encontrar, os atalhos são mais fáceis de interiorizar, as janelas são mais limpas (isto é, não têm uma carrada de menus, botões, combo box, "sub janelas", etc. que fazem com que te percas ao olhar para aquilo).

De qualquer forma, a grande vantagem que eu vejo no MacOSX, é este estar perfeitamente adaptado ao hardware em que corre, o que num portátil faz muita diferença, e que me faz pensar duas vezes antes de usar linux num portátil (e como já referi, windows para mim não dá para programar). E é este o motivo pelo qual quando comprar o próximo portátil, me vou voltar a escolher um mac (apesar de achar que a nível de hardware já não compensa como quando comprei o meu PowerBook).

Só mais um pormenor, ainda não vi ninguém arrependido de mudar para Mac/MacOSX.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, ando em Engenharia Informática na FEUP, no meu ano, em 100 pessoas só conheço 3 pessoas com mac e uma delas até acho que é repetente. Costumo ver mais alguns, mas é de pessoal de outros anos ou repetente.

Como vez, 3% tá um bocadinho longe do que pensavas.

Também tenho essa dúvida, se hei-de ou não comprar um MacBook. Só trabalhei uma vez com um e, simplesmente, adorei :)

Só não gosto muito do tamanho do ecrã, preferia 15'', mas os "pro" são muito mais caros :/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, relativamente às percentagens, já estive em muitas aulas em que o número de macs superava o números de pcs. No entanto, isto apenas acontece nos últimos anos do curso (no meu caso 5º). Nos primeiros anos, já é menos frequente vermos macs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora