• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Ideias e informações sobre manuais escolares precisam-se

4 mensagens neste tópico

Ora viva.

Um pouco na sequencia da discussão no tópico "dá-me o telemovel!"

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=17725

decidi abrir este com o objectivo de reunir algumas informações sobre manuais esclares e afins. Já que supotamente vivemos numa democracia participativa, e uma vez que não vai maomé à montanha ( leia-se não governa o sistema politico o país ) vamos lá empurrar então a montanha até ao camarada maomé.

Uma ideia um pouco remota que tenho é escrever um manual escolar de matemática alternativo. Isto não é um projecto que tenha em mente, é mais um estudo de caso.

Pondo o problema numa frase: "Dados os recursos providenciados pelas tecnologias informaticas existentes em grande escala hoje em dia, que condições são precisas criar para se poder providenciar material de estudo com boas garantias de qualidade a preços sociais?"

As perguntas que me surgem são:

Qual é a via para a edição de uma manual escolar?

Tenho que o fazer por parte de uma editora que tenha algum tipo de certificação de editora escolar ou alguma coisa assim?

Se eu disponibilizar um manual escolar gratuitamente, que caracteristicas tem este que ter para que possa ser adoptado por uma escola?

O que se aplica a manuais aplica-se a outros recursos: software, fichas de exercicios, tabelas, formularios, textos, colecções de documentos, livros de apoio, etc.

Pedia a especial colaboração de professores nesta discussão. A situação actual em termos de despesa escolar por parte dos encarregados de educação é inaceitavel, é urgente discuti-la.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rapaz, estás-me a roubar a ideia. Eu há cerca de 1 semana falei com a minha mãe (ex-prof de Matemática) sobre escrever um manual escolar de Matemática e tal. Eu escreveria e ela fazia a revisão...

Em relação às perguntas:

Tenho que o fazer por parte de uma editora que tenha algum tipo de certificação de editora escolar ou alguma coisa assim?

Acho que não existem editoras "especiais", acho que existem é editoras especializadas em livros escolares... Mas como disse: "acho".

Se eu disponibilizar um manual escolar gratuitamente, que caracteristicas tem este que ter para que possa ser adoptado por uma escola?

Como é que pretendes disponibilizá-lo gratuitamente? Acho que as editoras não pretendem ter despesas sem ter lucros... O único método que vejo seria disponibilizá-lo em formato .pdf ou whatever (digital), mas pelo desenvolvimento tecnológico que existe nas escolas de hoje, não creio ser viável.

O que eu acho para a distribuição gratuita, era haver patrocínios no manual, provavelmente de empresas de material escolar, que cobrissem as despesas de impressão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, gratuitamente tinha pensado em formato digital. Podiam as escolas imprimi-los e cobrar por exemplo 5 euros por exemplar físico. Quem quisesse podia imprimi-lo em casa. Ficavam todos a ganhar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, gratuitamente tinha pensado em formato digital. Podiam as escolas imprimi-los e cobrar por exemplo 5 euros por exemplar físico. Quem quisesse podia imprimi-lo em casa. Ficavam todos a ganhar.

Não sei não... É que não vejo o pessoal a imprimir 200 páginas... Nem as escolas. As escolas, com muita sorte, imprimiriam 1 e depois fotocopiavam. O que significa que o material iria ficar danificado após pouco uso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora