• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Update do iTunes traz bónus indesejado

43 mensagens neste tópico

"Do you use iTunes on Windows? If so you may be getting the gift of Safari from Apple whether you want it or not, and Mozilla CEO Joe Wilcox is not happy about it. After his daughter was offered Safari as a "bonus update" with a recent update to her iTunes software, Mr. Wilcox is quoted on his blog as saying "What Apple is doing now with their Apple Software Update on Windows is wrong. It undermines the trust relationship great companies have with their customers, and that's bad — not just for Apple, but for the security of the whole Web." He also pointed out the check box is already clicked when you go to update meaning you have to opt out, not in and that it lists Safari as getting an update even if you don't have it installed."

FONTE: http://slashdot.org/articles/08/03/22/1536250.shtml

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não é de agora.

Quem usa o iTunes está habituado a ter de remover à mão o "parolo" do QT que se instala alegremente na nossa máquina sem permissão do utilizador, quer este queira quer não queira...

Sempre achei isto um abuso...

E em adição há o chorrilho de serviços que ficam a comer memória e cuja utilidade é perto da nulidade... Se bem que este problema dos serviços e dos ícones no "systray" não é exclusivo da Apple.

Depois o pessoal queixa-se de que a máquina está lenta...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É por estas e pro outras que eu não gosto muito da Apple e depois admiram-se quando eu os critico. Eu sei que não são os únicos, mas isso é irrelevante. O que pretendo dizer é que a Apple está longe de ser o mar de rosas que a maioria pensa que é.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sempre tive boa imagem da Apple, mas realmente, a cena do quicktime e agora do safari, só os faz perder credibilidade em relação às restantes alternativas..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E tu julgas que só existem "essas cenas". Só o bash à Microsoft que ultimamente se anda a falar, enfim... Por melhor que sejam em relação à Microsoft, eles têm muita mas muita mania que são os maiores e se são ou não, pah, irrelevante, deviam era ser menos arrogantes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo contigo Nazgulled, a Apple cada vez mais tem-se vindo a mostrar a Microsoft do século XXI.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo contigo Nazgulled, a Apple cada vez mais tem-se vindo a mostrar a Microsoft do século XXI.

Esta afirmação é de rir. Aposto contigo, que a maior parte das coisas que conheces da Microsoft e que criticas(te) são do século XXI, por isso é uma afirmação totalmente descabida... No máximo podes dizer que a Apple nos últimos tempos, tem piorado a qualidade, agora dizeres isso :hmm:.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta afirmação é de rir. Aposto contigo, que a maior parte das coisas que conheces da Microsoft e que criticas(te) são do século XXI, por isso é uma afirmação totalmente descabida... No máximo podes dizer que a Apple nos últimos tempos, tem piorado a qualidade, agora dizeres isso :hmm:.

Dá uma olhadela a todos os joguinhos da Apple nos últimos tempos e diz-me se não vês (muitas) parecenças com a atitude que a Microsoft tem. :)

Mas pronto, talvez não me expressei bem, e devesse ter dito "a Apple tem-se vindo a mostrar desde o início do século XXI uma nova Microsoft". :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda hoje vi uma imagem de um daqueles banners gigantes sobre o Leopard que dizia assim "Hasta la vista, Vista". Eu acho este tipo de cenas completamente ridículas e desnecessárias. O Leopard pode ser mil vezes melhor que o Vista, mas isto é escusado. So mostra o quanto arrogantes eles são.

Outra coisa que me irrita e não sei se mais alguém alguma vez pensou nisto. Todos sabem que os sistemas operativos por norma tem umas certas "guidelines" para desenvolvimento de aplicações e para o look das mesmas, não sabem. A Apple tem para o OS X a Microsoft tem para o Vista. Isto existe para que toda a gente faça aplicações que se integrem da melhor forma possível no sistema operativo, para haver um look mais consistente entre todas as aplicações.

A minha pergunta é simples: A Apple tem guidelines para o OS X e de certeza que gostava que toda a gente as seguisse porquê que ela não faz o mesmo em relação às aplicações que desenvolve para o Windows? Porquê que teima em dar-lhe o aspecto do OS X? Isto para mim não tem qualquer desculpa.

Até vos dou um exemplo. Safari, QuickTime e iTunes 3 aplicações da Apple que existem para o Vista, que aspecto têm? Praticamente o mesmo que existe no OS X e não vou colocar imagens porque já todos conhecem o aspecto. Agora vejamos o Office:mac 2008 no seguinte screenshot:

http://www.blogsmithmedia.com/www.tuaw.com/media/2007/01/office2008publishinglayout.jpg

Palavras para quê? Mas eu deixo na mesma algumas, integra da melhor forma possível no aspecto do OS X. Até refizeram a ribbon para integrar melhor no sistema os próprios ícones têm um aspecto á-la-mac e os ícones do iTunes e companhia no Vista? Exactamente os mesmos do OS X. E depois a Microsoft é que é a má da fita...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso uma das coisas que me irritou quando há uns anos atrás instalei o iTunes no windows, foi aquilo trazer o QT atrás.

Outra coisa que me irrita e não sei se mais alguém alguma vez pensou nisto. Todos sabem que os sistemas operativos por norma tem umas certas "guidelines" para desenvolvimento de aplicações e para o look das mesmas, não sabem. A Apple tem para o OS X a Microsoft tem para o Vista. Isto existe para que toda a gente faça aplicações que se integrem da melhor forma possível no sistema operativo, para haver um look mais consistente entre todas as aplicações.

A minha pergunta é simples: A Apple tem guidelines para o OS X e de certeza que gostava que toda a gente as seguisse porquê que ela não faz o mesmo em relação às aplicações que desenvolve para o Windows? Porquê que teima em dar-lhe o aspecto do OS X? Isto para mim não tem qualquer desculpa.

Até vos dou um exemplo. Safari, QuickTime e iTunes 3 aplicações da Apple que existem para o Vista, que aspecto têm? Praticamente o mesmo que existe no OS X e não vou colocar imagens porque já todos conhecem o aspecto. Agora vejamos o Office:mac 2008 no seguinte screenshot:

http://www.blogsmithmedia.com/www.tuaw.com/media/2007/01/office2008publishinglayout.jpg

Palavras para quê? Mas eu deixo na mesma algumas, integra da melhor forma possível no aspecto do OS X. Até refizeram a ribbon para integrar melhor no sistema os próprios ícones têm um aspecto á-la-mac e os ícones do iTunes e companhia no Vista? Exactamente os mesmos do OS X. E depois a Microsoft é que é a má da fita...

Isto é uma questão de opções de cada empresa.

Se tu considerares que a guidelines de um determinado SO são erradas, vais segui-las na mesma? Ou então deixas de produzir software para esse SO? Isto acaba por ser uma forma dos programas se distinguirem, cabe ao utilizador decidir qual prefere. Tu podes preferir que tivessem outros aspectos, e nesses casos tens sempre a opção de não as usar. Mas também pode haver quem prefira as aplicações com uma forma de funcionar diferente.

Se fosse obrigatório seguir as guidelines, estávamos a limitar a capacidade de inovação das empresas, que ficariam limitada a quem produz o SO.

Já agora Nazgulled:

É por estas e pro outras que eu não gosto muito da Apple e depois admiram-se quando eu os critico. Eu sei que não são os únicos, mas isso é irrelevante. O que pretendo dizer é que a Apple está longe de ser o mar de rosas que a maioria pensa que é.

E qual é a tua posição em relação à m$? Também a criticas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho de concordo com o Nazgulled em relação à Apple.

A Apple cresceu muito com o iPod e isso deu-lhe um status de carinho por parte dos utilizadores. Depois o Mac também é muito acarinhado assim como o facto de ser concorrente da Microsoft.

Para mim está tudo no mesmo saco...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Rui Carlos

Desculpa lá mas o que tu falas não tem nada a ver. Eu faço aplicações para o Windows e não sigo as guidelines à regra, mas não é isso que está em causa. E se as guidelines estão erradas, pah, isso é muito subjectivo. As guidelines não foram feitas para dizer "olha, as aplicações faz-se assim e assado", não, completamente errado. Elas existem para ajudar o developer a construir aplicações que encaixem no sistema operativo, para ajudar a proporcionar um aspecto consistente entre tudo e por este ponto de vista, estão mais que correctas. Não se trata de ter outros aspectos, trata-se que encaixe no sistema operativo e que haja uma consistência entre aplicações. As aplicações da Apple no Windows é tudo menos consistente com o sistema operativo. É mais que óbvio que elas têm o aspecto que têm no Mac, que por sua vez encaixa bem no Mac mas não no Windows. Olha para o exemplo que dei, qualquer aplicações da Apple no Windows fica demasiado inconsistente e agora repara no novo Office para o Max, assenta muita bem no aspecto do OS X.

As aplicações que eu faço não seguem as guidelines à regra, aliás, eu nunca as li a sério. Mas não deixam de encaixar no sistema operativo. Não confundas as coisas...

Eu critico tudo aquilo que merece ser criticado. Eu não sou fan boy como muitos que andam ai, que usam X e ao mesmo tempo veneram isso. Eu apenas sou utilizador do Windows e produtos da Microsoft, isso não significa que eu os defenda com todos os dentes que tenho a tudo e mais alguma e que eles nunca façam nada de mal. Já disse muitas vezes mal da Microsoft.

Eu não estou a dizer mal da Apple só porque me apetece ou porque uso o Windows, nem acredito que te passou pela cabeça tal coisa. Eu estou a dizer mal da Apple porque eles na verdade têm a p*** da mania (desculpem lá mas eu tinha que ser assim directo), é a mais pura das verdades. Tanto a própria Apple como a maior parte dos utilizadores dos seus produtos. E caso não saibas, saiu há uns tempos um artigo sobre um estudo que fizeram a dizer exactamente isso dos utilizadores da Apple, mas por outras palavras. E só para que não comeces a fazer mais suposições sem sentido, eu tenho um iPod Classic, não sou contra a Apple como tu julgas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Rui Carlos

Desculpa lá mas o que tu falas não tem nada a ver. Eu faço aplicações para o Windows e não sigo as guidelines à regra, mas não é isso que está em causa. E se as guidelines estão erradas, pah, isso é muito subjectivo. As guidelines não foram feitas para dizer "olha, as aplicações faz-se assim e assado", não, completamente errado. Elas existem para ajudar o developer a construir aplicações que encaixem no sistema operativo, para ajudar a proporcionar um aspecto consistente entre tudo e por este ponto de vista, estão mais que correctas. Não se trata de ter outros aspectos, trata-se que encaixe no sistema operativo e que haja uma consistência entre aplicações. As aplicações da Apple no Windows é tudo menos consistente com o sistema operativo. É mais que óbvio que elas têm o aspecto que têm no Mac, que por sua vez encaixa bem no Mac mas não no Windows. Olha para o exemplo que dei, qualquer aplicações da Apple no Windows fica demasiado inconsistente e agora repara no novo Office para o Max, assenta muita bem no aspecto do OS X.

Quer dizer, se eu prefiro o aspecto do MacOSX, ao criar a minha aplicação não posso usar o aspecto do MacOSX?

É uma questão de opções de desenvolvimento, se não é teu objectivo integrar a aplicação no sistema, tens esse direito. Quem não gostar, não use, tão simples quanto isto.

Mais, a Apple pode usar uma tecnologia (linguagem de programação, framework, etc.) que não ofereça as possibilidades de integração necessárias. Por exemplo, se eu desenvolver uma aplicação em QT para mac, de certeza que não vai encaixar bem no SO. Mesmo as aplicações em Java, certamente que são mais difíceis de integrar correctamente no SO.

Ou se a Apple usar a mesma base de código para o iTunes no windows e no MacOSX, e a sua integração no windows implicasse alterações nessa base de código, eles podem achar que não justifica o trabalho.

Quer-me parecer que a m$ não fez o mesmo com o Office pois se o fizesse iria perder cota de mercado (e já agora, a versão anterior não estava assim tão bem integrada quanto isso).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso para mim não passa de uma desculpa para defenderes a Apple.

De todos aqueles que usam Windows como SO principal e que usam aplicações da Apple no Windows (das que existem) cerca de 0.01% é que deve preferi que essas mesmas aplicações tenham o aspecto do OS X em vez de ter um aspecto que integre no Windows. As aplicações da Apple com o aspecto que têm, simplesmente ficam horríveis no Windows. Não encaixam nada com o aspecto do XP nem do Vista e provocam muita inconsistência.

Não o fez? Já viste bem o screenshot que coloquei? Modificaram o aspecto da Ribbon para se integrar melhor no OS X, que queres mais? Os próprios ícones são mais parecidos com os do OS X que os do Windows. A diferença aqui é que a Microsoft preocupou-se em que o Office tivesse bom aspecto e integrasse com OS X e a Apple não se preocupa minimamente com o contrário.

E não fales no passado, o passado não interessa para nada, o que interessa é o agora e o futuro, o passado já la vai... Não ganhas nada em olhar para o passado se as coisas no futuro continuarem iguais, no caso da Microsoft, não continuaram pelos vistos... :)

E não venhas falar de Java que isso é que não tem nada a ver. Fazer uma linguagem de programação que corra em vários SO's diferentes não deve ser fácil. Mas ultimamente ate têm feito progressos no que toca ao aspecto de aplicações gráficas. De certeza que aplicações Java a correr no OS X, Windows ou Linux que não tenham o aspecto nativo, não é de propósito, é que não deve ser nada fácil de implementar. Principalmente com as constantes actualizações aos sistemas operativos a esse nível.

E mais, não venhas com essa do "quem não gosta, não usa", porque as aplicações da Apple para Windows sempre foram criticas pela maioria. Podem ser muito boas no Mac, mas no Windows as coisas mudam de figura. Mas já foram muito reconhecidas como "portes" muito mal feitos, portanto não percebo a tua de estares a defende-los quando de certeza que sabes que as aplicações da Apple no Windows têm muito a melhorar e não me refiro só ao aspecto. Se eles estão a fazer aplicações para o Windows é porque querem que as pessoas as usem, e quem sabe, converte-las para Mac por gostarem muito das suas aplicações, mas neste sentido estão a falhar em fazê-lo. E para terminar, se tudo fosse assim tão simples, coitadinho do iPod. Queria ver como é que ia ser se não houvesse alternativas ao iTunes para o Windows (e formas de aceder através de Linux) para gerir o iPod. Muita gente odeia o iTunes, principalmente aqueles que tem iPod e usam Windows, a grande maioria não suporta o iTunes, felizmente já começam a existir alternativas bem viáveis, mas pela ua ordem de ideias e se não houvesse alternativas, quem não gosta do iTunes, não usa. Bem, algo me diz que o iPod neste momento não tinha a fama que tem... Deve-se muito à Apple na mesma, sim, mas a  maioria dos utilizadores deve usar o Windows ou Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E mais, não venhas com essa do "quem não gosta, não usa", porque as aplicações da Apple para Windows sempre foram criticas pela maioria. Podem ser muito boas no Mac, mas no Windows as coisas mudam de figura. Mas já foram muito reconhecidas como "portes" muito mal feitos, portanto não percebo a tua de estares a defende-los quando de certeza que sabes que as aplicações da Apple no Windows têm muito a melhorar e não me refiro só ao aspecto. Se eles estão a fazer aplicações para o Windows é porque querem que as pessoas as usem, e quem sabe, converte-las para Mac por gostarem muito das suas aplicações, mas neste sentido estão a falhar em fazê-lo. E para terminar, se tudo fosse assim tão simples, coitadinho do iPod. Queria ver como é que ia ser se não houvesse alternativas ao iTunes para o Windows (e formas de aceder através de Linux) para gerir o iPod. Muita gente odeia o iTunes, principalmente aqueles que tem iPod e usam Windows, a grande maioria não suporta o iTunes, felizmente já começam a existir alternativas bem viáveis, mas pela ua ordem de ideias e se não houvesse alternativas, quem não gosta do iTunes, não usa. Bem, algo me diz que o iPod neste momento não tinha a fama que tem... Deve-se muito à Apple na mesma, sim, mas a  maioria dos utilizadores deve usar o Windows ou Linux.

Eu também acho o windows um SO muito mal feito, é por isso que a m$ o vai mudar?

É incrível que o argumento que uses para refutar a minha ideia do "quem não gosta, não usa" é o facto da maioria criticar as versões para windows. Mas o que é que isso tem a ver? A Apple tem que andar atrás das maiorias? Já agora, muitos utilizadores de MacOSX também eram capazes de gostar mais do aspecto do windows, a Apple também tem que mudar o MacOSX?

Há pessoas que ligam à maiorias, e outras que mantêm a sua filosofia em vez de cederem às maiorias. Também fazes aquilo que a maioria pensa que deves fazer?

Como é que sabes quais os objectivos da Apple ao fazer aplicações para windows? Não poderá ser o objectivo dar algo  diferente aos utilizadores? É que a dar mais do mesmo, se calhar é mais difícil convencer as pessoas a mudar.

E não estou preocupado com o sucesso do iPod (até porque nunca o achei nada de especial).

Eu quando faço uma aplicação, faço-a como quiser e como me apetecer, e como tal, a Apple tem a mesma liberdade. Um programador tem a liberdade de fazer as coisas como quiser e bem lhe apetecer.

Não sei se a Apple faz as aplicações como faz por incompetência ou por opção, se é por opção, têm essa liberdade, se é por incompetência, é algo que têm que melhorar.

E para terminar, quando usava windows, até gostava do iTunes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Enfim, usas argumentos que não tem cabimento nenhum, argumentos de gajo vidrado na Apple e que eles tem toda a razão do mundo. Não vou alimentar mais esta discussão, fico-me por aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ehehee... isto ultimamente tem sido engraçado ver as discussões apple vs MS, mac vs PC, esta última então é mesmo estupida pois os macs já são pcs, mas enfim...

Rui carlos, acho que o ponto central desta discussão é mais a conduta e a filosofia de uma empresa do que a sua estratégia de marketing.

Eu desde há uns anos para cá tenho uma opinião semelhante à do nazgulled. Há demasiada hipocrisia em torno da apple, acaba por ser igual à microsoft em demasadas coisas mas anda sempre a pregar que é um mar de rosas e que está longe de todos os problemas.

O exemplo do look das aplicações acho-o válido, porque para software desenvolvido para a plataforma deles, pregam às maravilhas da integração, etc. mas não dão um sinal para o exterior fazendo o mesmo. É uma atitude demasiado egoista que só é possivel ter dada a posição em que estão.

Instalem um sistema operativo aberto, há uns poucos, assim ficamos todos amigos :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais irritante que a hipocrisia da Apple, é mesmo a atitude dos "mac fags", sendo mais irritante que os "anti-ms fanboys" e "ms fanboys". Sentem-se especiais porque usam um Mac, seja ele a maior m**da da actualidade (MacBook Air, que na minha opinião é pretty much useless com aquela quantidade de portas USB e sem porta Ethernet). No entanto, o MacBook Air está à frente do seu tempo, e no futuro, vai ser tudo daquele tamaho e portas Ethernet e USB vão ser história. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ehehee... isto ultimamente tem sido engraçado ver as discussões apple vs MS, mac vs PC, esta última então é mesmo estupida pois os macs já são pcs, mas enfim...

Rui carlos, acho que o ponto central desta discussão é mais a conduta e a filosofia de uma empresa do que a sua estratégia de marketing.

Eu desde há uns anos para cá tenho uma opinião semelhante à do nazgulled. Há demasiada hipocrisia em torno da apple, acaba por ser igual à microsoft em demasadas coisas mas anda sempre a pregar que é um mar de rosas e que está longe de todos os problemas.

O exemplo do look das aplicações acho-o válido, porque para software desenvolvido para a plataforma deles, pregam às maravilhas da integração, etc. mas não dão um sinal para o exterior fazendo o mesmo. É uma atitude demasiado egoista que só é possivel ter dada a posição em que estão.

Instalem um sistema operativo aberto, há uns poucos, assim ficamos todos amigos :)

A Firefox, ThunderBird, GIMP, OpenOffice (isto para me restringir a aplicações conhecidas), são bons exemplos de má integração no MacOSX. O Firefox também me parece que tem problemas de integração no Linux. Aproveitem para começar a fazer manifestações contra eles...

O NetBeans e Eclipse vão pelo mesmo caminho, o atalhos típicos do mac não funcionam. Mas só a Apple é que tem que fazer aplicações à medida do windows.

Montes de aplicações para mac, guardam as configurações numa pasta oculta na home. No MacOSX, o lugar desse tipo de coisas é na pasta Library.

É claro que eu preferia que as aplicações estivessem melhor integradas, mas não estão, e ninguém me obriga a usá-las. Posso criticar esses aspectos, mas não me ponho a dizer que quem os desenvolve tem que os fazer de outra forma.

Assim como eu tenho liberdade para escolher as aplicações que uso, os programadores têm a liberdade para terem as aplicações como bem lhes apetecer.

Acabei agora também de verificar, que o Office para mac (2004) guarda ficheiros na pasta Documents. Assim à primeira vista, isso vais contras as regras do MacOSX, pois o lugar deste tipo de coisas é na pasta Library.

Mais irritante que a hipocrisia da Apple, é mesmo a atitude dos "mac fags", sendo mais irritante que os "anti-ms fanboys" e "ms fanboys". Sentem-se especiais porque usam um Mac, seja ele a maior m**da da actualidade (MacBook Air, que na minha opinião é pretty much useless com aquela quantidade de portas USB e sem porta Ethernet). No entanto, o MacBook Air está à frente do seu tempo, e no futuro, vai ser tudo daquele tamaho e portas Ethernet e USB vão ser história. :)

E pior ainda é a atitude dos invejosos anti-Apple, sendo mais irritantes do que "mac fags", "anti-ms fanboys", e mais as categorias todas que quiseres inventar... Acho que é capaz de ser melhor não descer o nível da discussão, não?

Vai ler o meus comentário sobre o MacBook Air aqui no fórum (ou também o podes fazer no meu blog), vê o comentário que já fiz neste tópico sobre o iPod, e se procurares mais um pouco, também deves encontrar críticas minhas ao MacBook (aliás ainda ontem referi que havia vários portáteis que preferia em relação aos macs), entre outros. Há produtos da Apple que acho que não são nada de mais para a utilização que eu faria deles (e isto é um pormenor que quase toda a gente esquece, e pelo facto de um produto da Apple não ser adequado ao seu uso, dizem que já não presta - por exemplo, todos criticam a falta de USBs no MBA, e eu raramente uso 1 porta no meu portátil...), e há aqueles que encaixam quase na perfeição nas minhas necessidades (como acontece com o MacOSX, e como aconteceu com o PowerBook G4 12"), os quais defendo, sem nunca deixar de criticar algumas falhas que têm.

Mas também há uma tendência para dizer que os produtos da Apple nunca têm nada de inovador, e quando não concordo com isso, sou o primeiro a criticar (vê o exemplo do iPhone, que apesar de ter dito desde o início que não comprava um, acho que tinha coisas boas, e a própria Nokia já disse que o IPhone era um produto inovador). Parece que têm a tendência em confundir a minha crítica às críticas, como apoio incondicional aos produtos da Apple.

Neste tópico comecei por criticar o facto de quando eu instalei o iTunes, ter que instalar também o QT. Para mim, isso é incorrecto. Agora quanto à discussão em causa, para mim é incorrecta, pois eu faço as aplicações como bem intendo, e respeitando os standards que me apetecer. A isto, eu chamo LIBERDADE de escolha. Mas para vocês, tudo que vai contra as vossas ideias, é ser *-fanboy, ou anti-*.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É impressão minha Rui Carlos, ou pensaste que eu te chamei mac fag? o_O

Em relação em guardar dados em ~/.qqcoisa, é uma questão de hábito, e, lamento desapontar-te, o wataplayah também o faz. Mas diz aí uma forma de eu conseguir ver que o SO é Mac OS através do interpretador de Python (ou qualquer outra linguagem). :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É impressão minha Rui Carlos, ou pensaste que eu te chamei mac fag? o_O

Em relação em guardar dados em ~/.qqcoisa, é uma questão de hábito, e, lamento desapontar-te, o wataplayah também o faz. Mas diz aí uma forma de eu conseguir ver que o SO é Mac OS através do interpretador de Python (ou qualquer outra linguagem). :)

É irrelevante se chamaste ou não, e nem faço ideia do que significa "fag". Apenas desci ao mesmo nível de discussão!

Para saber se estás a mac, podes usar o comando uname -a. Mas certamente que o Python tem formas melhores de o fazer, e uma busca no google deve responder à tua questão (por exemplo, talvez isto sirva http://mail.python.org/pipermail/python-list/2006-December/418548.html ).

Não sou eu que estou desapontado com nada (eu também uso a home para esse tipo de coisas), quem deve estar desapontado devem ser os defensores acérrimos (e já agora utópicos) do cumprimento dos standards de cada SO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos, eu não estava a seguir a vossa discussão com aqueles argumentos, apenas disse que, para além da hipocrisia da Apple de "vez em quando", também me irritava X e Y.

Em relação ao os.name, o Triton disse-me que no MacBook dele (x86), devolvia posix, tal como em qualquer distribuição Linux. Mas se alguém puder dizer o resultado num Mac de:

import os
print os.name

Ficava muito agradecido.

EDIT: Exactly as I thought: http://mail.python.org/pipermail/python-list/2006-December/418549.html Talvez o sys.platform dê... http://mail.python.org/pipermail/python-list/2006-December/418576.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A Firefox, ThunderBird, GIMP, OpenOffice (isto para me restringir a aplicações conhecidas), são bons exemplos de má integração no MacOSX. O Firefox também me parece que tem problemas de integração no Linux. Aproveitem para começar a fazer manifestações contra eles...

Não está em causa o facto da aplicação usar esta ou aquela aplicação ter pastas diferente do "normal", trata-se do visual:

Firefox, Open Office e GIMP em OS X

49029119zf4.png

36527036rj2.jpg

osxapertureju5.jpg

Não estão perfeitos, mas não tentam impor o que os seus programadores consideram que fica mais bonito.

Itunes no windows:

mp31et9ft6.jpg

Mesmo que o a apple considere que o seu "visual" é melhor que o do windows, esse visual fica mal integrado no windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mesmo considerando apenas o aspecto, o OpenOffice e o GIMP ainda têm diferenças significativas em relação às aplicações "normais" do MacOSX (a que salta logo à vista é a barra de menus). E compara o OpenOffice com o Office e já dá para ver a diferença na integração visual.

Parece-me que o iTunes encaixa tão bem no windows como o OpenOffice e Gimp no MacOSX (assim como o OpenOffice e o GIMP mantêm o aspecto que têm em Linux, o iTunes mantêm o aspecto que tem no MacOSX, é exactamente a mesma situação).

E já agora, em Linux, também há a preocupação de adaptar as aplicações em QT para GNOME e vice-versa? É que eu também não gosto das aplicações em QT no GNOME (por exemplo, o KDETV e o KVIRC), mas se não estiver satisfeito não uso, e nunca vou exigir que adaptem o software.

Ainda não percebi como é que alguém acha que os programadores não têm liberdade para decidir o que querem fazer com o seu software (isto para mim é um princípio mais básico do que a existência de software livre) e surpreender os utilizadores com designs diferente, mas é curioso que tenham pegado no software da Apple quando haverá certamente centenas de casos em que isto acontece (mas certamente que sou eu que sou fanboy da Apple).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora