• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

[GNU/Linux]YubNub: a linha de comandos na web

1 mensagem neste tópico

Numa época em que o conceito de aplicação sofre modificações significativas, devido á programação de novas bibliotecas como consequência da evolução das linguagens de programação, nasce o YubNub, a linha de comandos na web.

A palavra YubNub significa “hooray” em Ewok (língua dos Ewoks, inventada por George Lucas na série cinematográfica Star Wars). O seu programador, Jon Aquino, chama ao YubNub a linha de comandos da web. O portal YubNub está ligado a centenas de motores de pesquisa internacionais.

O YubNub pode obter informação através de diversos motores de pesquisa, entre os quais se encontram o Wikipedia, Google Maps, Technorati, páginas de tradução para o idioma Inglês, páginas que realizam cálculos, entre outros de grande renome.

A página principal do portal YubNub é muito parecida com a do Google, já que contem uma única caixa de texto no centro da página. Mas ao contrário dos motores de pesquisa convencionais, as pesquisas no YubNub têm de ser precedidas de um prefixo que indica onde iremos pesquisar, dependendo do que pretendemos pesquisar. Se quisermos pesquisar no Google, vamos introduzir g <introduza aqui a sua pesquisa> ; se pretendermos fazer uma pesquisa sobre um conceito, utilizaremos a Wikipedia e introduziremos wp <introduza aqui o conceito que pretende pesquisar>; se estivermos à procura de um livro ou de um cd para compra, podemos utilizar o Amazon e então escreveremos am <introduza aqui o item a pesquisar> .

Mas a lista de comandos não fica por aqui: o YubNub conta com mais de 500 comandos. Ao introduzirmos ‘ls’ na caixa de texto, teremos acesso à gigantesca lista de comandos disponíveis. Mas o melhor é dar uma vista de olhos no YubNub Golden Eggs (http://yubnub.org/kernel/golden_eggs?args=) para termos acesso a uma lista de comandos bastante interessante, onde visualizaremos os comandos pré-definidos do YubNub. Existe também uma lista dos comandos mais usados, que pode ser visualizada aqui: http://yubnub.org/kernel/most_used_commands .

yubnub.jpg

Para alem de todas estas listas, existe também a possibilidade de criar os nossos próprios comandos. Basta aceder à opção “Create a New Command” disponível no fundo da página. Sendo open-source, o YubNub dá-nos então a possibilidade de personalizar os nossos próprios comandos.

O YubNub foi criado num concurso de programação que ocorreu no início de 2005 e ficou classificado em segundo lugar. O portal é programado em Ruby on Rails e podem aceder ao código-fonte através do link: http://svn.yubnub.org/svn/yubnub/. O código-fonte está protegido sob a licença do MIT (Massachussets Institute of Technology).

O YubNub apresenta a ainda a possibilidade de o integrar no nosso desktop e em algumas das nossas aplicações, como é o caso do Mozilla Firefox (http://yubnub.blogspot.com/2005/10/installing-yubnub-in-firefox-detailed.html), da própria linha de comandos do Linux (http://xent.com/~bsittler/yubnub) e do Google (http://www.ardissone.org/archives/2005/06/23/yubnub-greasemonkey/). Para mais informações, recomenda-se uma visita à pagina de instalação do YubNub: http://yubnub.org/documentation/describe_installation .

Apesar dos comandos do YubNub não serem muitos fáceis de decorar devido à sua quantidade, depois de sabermos alguns iremos poupar muito trabalho e atingiremos os nossos objectivos de pesquisa com alguns clicks.

Este artigo foi lançado na Infortech United Magazine na ultima edição. Como tal, não estará presenta na próxima edição da revista PROGRAMAR.

Assim sendo, fica aqui para todos os curiosos e estudiosos de aplicações (sei que há por aí muitos.... :confused:)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites