• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

[GNU/Linux]EyeOS: leva os teus dados para onde quiseres

1 mensagem neste tópico

Numa época em que o conceito de software sofre alterações, surge o EyeOs, um sistema operativo onde se acede através do browser e onde é o browser o interveniente máximo.

eyeos.jpgProgramado em PHP com as bibliotecas do sistema AJAX (Asynchronous JavaScript and XML), o EyeOS é um sistema operativo que se acede através do browser e onde todas as aplicações se abrem através desse mesmo browser. O browser é o interpretador do código contido neste sistema operativo, totalmente programado com base no sistema revolucionário AJAX.

O sistema AJAX é uma técnica de desenvolvimento de aplicações web interactivas. O objectivo principal do sistema é fazer com que a experiência do utilizador ao navegar nessa aplicação seja mais produtiva e mais interessante. Para isso, o browser do utilizador troca dados com o servidor, sem que tenha de recarregar a página inteira sempre que o faz. Assim sendo, esta técnica aumenta a interactividade da relação aplicação-utilizador, a velocidade de navegação e usabilidade. Não estão esclarecidos ainda? De seguida certamente compreenderão. O EyeOS é um dos exemplos mais fantásticos que se pode arranjar.

Como já foi referido, o EyeOS é um sistema operativo web-based. Como o eyeOS podemos aceder aos nossos dados e aplicações em todo o lado, já que dispomos de um escritório virtual e não temos de instalar nada no computador. Dispomos de muitas aplicações no eyeOS, entre as quais se encontram o eyeBoard (onde podemos escrever as nossas notas e discutir assuntos), o eyeCalc (onde podemos fazer os nossos cálculos), o eyeCalendar (onde temos oportunidade de visualizar um calendário), o eyeHome (onde temos acesso aos ficheiros de sistema), o eyeMessages (onde podemos visualizar as nossas mensagens de e-mail), o eyeNav (onde vemos as notícias do dia), o eyeOptions (onde configuramos as opções para o eyeOS), o eyePhones (onde escrevemos os números de telefone dos nossos contactos), o eyeEdit (onde escrevemos os nossos textos e editamos os nossos documentos), o eyeInfo (onde vemos os programadores da aplicação) e o eyeApps (onde administramos as aplicações conforme quisermos).

Estas são as aplicações disponíveis por defeito, no entanto podemos sempre instalar novas aplicações através do eyeApps ou acedendo a http://www.eyeapps.org/ .

Todos os utilizadores podem experimentar um demo da aplicação acedendo a http://www.eyeos.net/eyeOS/ . Podem também instalar o eyeOS no vosso computador. Basta aceder a http://www.eyeos.org/Downloads .

O eyeOS é uma das primeiras aplicações web-based que vão ditando a evolução do conceito de aplicação. Vai já na versão 0.8.11 e todos podem visualizar o seu código-fonte de modo a aprender com a aplicação ou até a alterá-la ao gosto do programador.

Assim sendo, o eyeOS é uma aplicação inovadora, rica e em constante desenvolvimento, pelo facto de ser open-source.

Este artigo já foi lançado no Infortech United Magazine. Assim sendo, não será lançado na revista PROGRAMAR, pois gostamos de ser os pioneiros do conteúdo e nunca imitadores.

Seja como for, fica aqui para dar a conhecer aos utilizadores este excelente projecto. :confused:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites