• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Betovsky

Summer of Code

26 mensagens neste tópico

Bem, já saíram os projectos deste ano do Summer of Code. Para quem não souber Summer of Code é um evento realizado pela Google anualmente, sendo este o seu 3º ano. A Google visa com esta iniciativa aumentar o desenvolvimento de Open Source, incentivar os estudantes a entrarem neste mundo e ao mesmo tempo dando uma maior experiência do "mundo real".

Como o nome indica o evento é realizado durante o Verão, tendo uma duração (a programar) de cerca 2 meses. Claro que discussões sobre os projectos começam antes.

Acho que é um evento muito porreiro mas tem uma grande contrapartida para nós. Já que o período de programação começa em final de Maio, ou seja, pouco depois os estudantes estão em época de exame. Mas para quem tiver interessado...

Podem ver a lista de projectos disponíveis aqui. Como podem constatar são inúmeros e há para todos os gostos :confused:

As inscrições começam no dia 24 e acabam no fim do mês. Portanto quem estiver interessado que vá já procurando pelos projecto(s) que lhe interessam.

PS: Se servir de incentivo, não que programar não seja suficiente. Podem chegar a receber 4500$, isto repartido durante a fase de desenvolvimento, ou seja, se levarem o projecto até ao fim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece altamente :D

Este ano vai ser mesmo sempre a abusar.

Cumps :confused:

Convém dizer que isto é só para quem tem 18 ou mais anos de idade.

1. Are there any age restrictions on participating?

Yes. You must be 18 years of age or older by April 14, 2008 to be eligible to participate in Google Summer of Code in 2008.

Uma vez que estás inscrito nas ONI, andas no secundário, logo podes ainda não ter 18 anos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma vez que estás inscrito nas ONI, andas no secundário, logo podes ainda não ter 18 anos.

Eu ando no secundário, e posso participar nas ONI, e a 14 de Abril tenho 18 anos (se lá chegar :confused:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ando no secundário, e posso participar nas ONI, e a 14 de Abril tenho 18 anos (se lá chegar :confused:)

Daí o "podes ainda não ter 18 anos". (desculpem lá o offtopic)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Daí o "podes ainda não ter 18 anos". (desculpem lá o offtopic)

Touché.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Convém dizer que isto é só para quem tem 18 ou mais anos de idade.

Bem visto, mas e que eu primeiro so dei assim uma vista de olhos no site e depois fiz o post mas ainda nao tinha lido quase nada. E nao ainda nao tenho 18 :D. mas por acaso faço amanha 16 anos :).

Mesmo assim nao deixa de ser uma boa iniciativa.

Cumps :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguém já participou nas anteriores edições?

Estive a ler a FAQ... No entanto, não fiquei totalmente esclarecido e gostava de ouvir o relato de alguém que já tivesse participado.

Gostava por exemplo de saber quantas horas diárias mais ou menos é necessário dispensar, já que no site acabam por ser muito vagos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Infelizmente eu só tive conhecimento disto no meu último ano. Portanto nunca participei.

Mas em termos de tempo necessário isso varia de projecto para projecto. Por exemplo o projecto "Implement the Perl 6 compiler and runtime in Perl 6" de The Perl Foundation. É claro que isto são só ideias e cabe ao aluno sugerir o projecto. Mas tipo, os gajos estão completamente chonés, é um projecto interessante e é bastante aliciante. Mas quem vai ser o aluno que vai perder o verão todo a fazer o compilador para perl6 em perl6? É óbvio quem sugerir tal projecto, vai ter que partir muita pedra. Mas cabe a cada um decidir o que quer.

Em contrapartida, a ideia sugerida de escrever mais testes para Perl6 "Flesh out the Perl 6 Test Suite" também de The Perl Foundation é muito mais leve. Penso que seja uma coisa acessível de fazer durante os 2 meses.

Como disse, o tempo necessário varia de projecto para projecto. Há projectos que só tens de saber uma coisa ou outra. Noutros projectos tens que investigar várias tecnologias. Etc e tal e por aí fora....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas já estás a ver algum projecto daí em concreto ou qualquer um dos que estão listados te interessam?

O que eu citei aí em cima foi um que me interessou :) Se virem mais algum na área da biologia/química, apitem :)

EDIT: Tive a cuscar... e fiquei desiludido :confused: Duvido que vá a alguma coisa... Não há nada que me agrade / que peça aquilo que sei :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se já percebi claramente como funciona. Do percebi ao ler o FAQ, portante, existem associações que se associam (passe a repetição) ao evento e depois existem mentores de determinado projecto. Mas há uma dúvida com que fiquei, por exemplo, quem se propõe a participar tem que dar alguma espécie de ideia para determinado projecto? Ou simplesmente diz que quer partiocipar em determinado projecto e depois pode ou não ser aceite?

Aquela questão das horas por dia...  Sim, já sei que depende de projecto para projecto. :confused: Mas pelo que li fiquei com a sensação que era quase como um emprego durante o verão (ou parte dele) em que dispendem aí umas 8 horas diárias ou coisa parecida... Será assim mesmo? Ou estou completamente enganado? :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se já percebi claramente como funciona. Do percebi ao ler o FAQ, portante, existem associações que se associam (passe a repetição) ao evento e depois existem mentores de determinado projecto. Mas há uma dúvida com que fiquei, por exemplo, quem se propõe a participar tem que dar alguma espécie de ideia para determinado projecto? Ou simplesmente diz que quer partiocipar em determinado projecto e depois pode ou não ser aceite?

É a última parte que disseste. :)

Aquela questão das horas por dia...  Sim, já sei que depende de projecto para projecto. :confused: Mas pelo que li fiquei com a sensação que era quase como um emprego durante o verão (ou parte dele) em que dispendem aí umas 8 horas diárias ou coisa parecida... Será assim mesmo? Ou estou completamente enganado? :D

Algumas sim, outras não. No GHOP havia tarefas que eu demoraria semanas a fazer e outras que as fazia em 2-3 horas.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As associações concorrem para entrar no evento, isso já foi nos meses anteriores.

Agora os estudantes concorrem a projectos. As associações dão ideias, basicamente serve para indicarem o que preferem. Os estudantes podem propor qualquer projecto. Claro que se proporem algo baseado numa ideia dada pela associação irá haver maior probabilidade de serem aceites. Depois da associação é atribuído um mentor e se tudo correr bem o estudante e o mentor vão entrando em contacto para trabalhar o projecto.

Como disse antes. Isso depende de projecto para projecto e de pessoa para pessoa. Pode haver tarefas que uma pessoa demora 1 hora enquanto uma outra pessoa demore 5 ou 6. O importante é ao fim do prazo o projecto estar finalizado, se se pode considerar tal estado nestes projectos, já que muitas vezes depois ainda são continuados. Mas sim, é para trabalhar. Não terás um horário fixo como numa empresa mas estás a ser pago portanto convém ir com a mentalidade de que é para mostrar trabalho.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://wiki.php.net/gsoc/2008

isto é que era, mas não encontro um que não seja fácil nem díficil :D

são todos hard level

Então... tens aí alguns que até parecem ser acessíveis. Como o de substituir Bison por Lemon.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então... tens aí alguns que até parecem ser acessíveis. Como o de substituir Bison por Lemon.

desconheço ambos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora