• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Tecnológicas reforçam programa de estágios para alunos de escolas profissionais

1 mensagem neste tópico

Centenas de jovens vão poder ter acesso a estágios profissionais em mais de três dezenas de empresas tecnológicas mediante um protocolo hoje assinado entre as entidades e o Ministério da Educação que quer assim reforçar as saídas profissionais destes alunos.

O programa de Bolsa de estágios tinha já sido lançado em Outubro, envolvendo na altura a Apple, HP, Microsoft, Novabase, Oni Telecom, Sonaecom e Sun Microsystems. A estas empresas juntam-se agora mais de trinta outras tecnológicas que vão também disponibilizar estágios, entre as quais se contam a Accenture, Brisa, Caixa Mágica, Cisco, Compta, Consiste, Critical Software, CTT, ESRI Portugal, Fujitsu Siemens, IBM, Impresa, InClass, Indra, Intel, Oracle, ParaRede, Portugal Telecom, Reditus, Sociedade Inter-bancária de Serviços, Siemens, Unisys e Ydreams.

Cada empresa compromete-se a garantir estágios a alunos dos cursos profissionais Técnico de Desenho Digital 3D, Técnico de Electrónica, Automação e Computadores, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Informática de Gestão e Técnico de Multimédia. Os números de estágios disponibilizados não são porém claros, sendo referido apenas que serão "centenas de estágios" que decorrem em Portugal ou no estrangeiro.

O compromisso de cada empresa, independentemente da sua dimensão, é garantir estágioa 10 alunos, escolhidos entre os melhores das áreas referenciadas, o que multiplicado por 30 empresas permite a criação de 300 estágios profissionais. Não é também claro se estes estágios se realizam ainda este ano.

Recorde-se que em Outubro, quando a iniciativa foi apresentada, a Ministra Maria de Lurdes Rodrigues salientou a importância destes programas para reduzir o abandono escolar e aumentar a taxa de sucesso dos alunos nos cursos do ensino profissional. Na altura as empresas envolvidas comprometeram-se a lançar um pacote de 10 estágios no início de 2008 para os melhores alunos.

Como complemento desta iniciativa o Ministério lançou ainda hoje uma plataforma electrónica através da qual se processa a oferta e procura de estágios.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora