• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JLDR

SYS4SOCCER - O STFUT comercial

53 mensagens neste tópico

stfut_banner_2.jpg

Link: http://stfut.jribeiro.net/forum

Titulo do Projecto: STFUT - Software para treinadores de futebol

Última Versão: STFUT GLOBAL v.1.0.4a

Líder do Projecto: JLDR

Não há mais ninguém directamente envolvido no projecto.

Descrição do Projecto:

Antes de descrever seja o que for, devo alertar para o seguinte:

1º Não tenho qualquer tipo de formação académica na área de informática.

2º Sou professor do Ensino Básico - 2º ciclo - de Educação Visual e Tecnológica. Nada que tenha a ver com utilização frequente de computadores e muito menos com programação.

Perdoem-me, portanto, alguma incorrecção técnica que possa eventualmente aparecer.

O STFUT é um projecto que, indirectamente, venho a desenvolver há muitos meses, mas que reúne o trabalho de cerca de 6 anos.

Durante 12 anos fui colaborador em rádios locais na área do desporto, nomeadamente como relator de futebol e animador de estúdio. Desde os 17 anos que nutro um particular afecto pelas linguagens de programação (é mesmo afecto  :-[), mas infelizmente, por não ter tido formação na área, contactei inicialmente com Basic e actualmente estou a trabalhar maioritariamente com Visual Basic Net, embora tenha conhecimentos suficientes de PHP, MySQL, etc.

O objectivo do projecto é a criação de software para treinadores de futebol. Software que permita a um técnico de futebol fazer a gestão do seu plantel em todos os aspectos possíveis: gestão da carreira desportiva dos atletas, lesões, gestão da actividade desportiva, controle de comportamentos desportivos, estatísticas...

O projecto conta já com a primeira versão da aplicação central disponibilizada sob uam licença FREEWARE e um site de apoio: http://stfut.jribeiro.net. Dependendo do apoio que vier a ter, conto ter um domínio específico para o projecto.

Para o desenvolvimento desta iniciativa contei (e continuo a contar) com a ajuda de algumas pessoas ligadas à área desportiva específica do futebol. Tenho colegas com formação na área que me vão descrevendo o que gostavam de ver contemplado nos programas.

Neste momento está apenas disponível a versão inicial do STFUT GLOBAL, na qual já se encontram praticamente definidos todos os dados possíveis de ser registados nas bases de dados. A partir deste ponto é apenas tratamento estatístico.

O objectivo passa ainda pela criação de outros pequenos aplicativos, nomeadamente para a apresentação de tácticas, partilha de exercícios de treino, etc.

Não vou alongar muito mais a apresentação, pois o site de suporte do projecto contém informação necessária sobre tudo.

Fico à espera dos vossos pareceres.

João Ribeiro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só tenho três palavras: Esforço, Dedicação e Glória :P Está simplesmente fenomenal para quem não "tem nada" a ver com esta área :P Muito bem mesmo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei da ideia disto!

Só um reparo no teu site:

Nos links Produtos, download e donativos o título da página aparece como "Untitled Document". Muda lá isso que parece mal... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei bastante da ideia...

Tive a ver o programa e acho que está bastante bem conseguido, relativamente simples, bem organizado, gostei.

Parabéns, belo projecto! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só tenho três palavras: Esforço, Dedicação e Glória :D Está simplesmente fenomenal para quem não "tem nada" a ver com esta área :) Muito bem mesmo

:)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece relativamente extenso o programa, o que revela bastante trabalho.

Boa sorte.

Só fazia um pequeno alerta.

Em 'linguagem sms/irc/etc' STFU significa "shut the fuck up", dada a popularidade do termo não seria má ideia reconsiderar o nome do software para evitar possiveis chacotas e afins.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece relativamente extenso o programa, o que revela bastante trabalho.

Boa sorte.

Só fazia um pequeno alerta.

Em 'linguagem sms/irc/etc' STFU significa "shut the fuck up", dada a popularidade do termo não seria má ideia reconsiderar o nome do software para evitar possiveis chacotas e afins.

Foi exactamente isso que pensei quando li...

Boa iniciativa!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois. O projecto tem como nome genérico STFUT e, francamente, era o que mais faltava ter que alterar a designação de um projecto sério por causa de uma reles expressão qualquer. :)

Entretanto adicionei mais um pequeno aplicativo que já havia produzido anteriormente para a gestão de campeonatos de futebol.

Nesse aplicativo é possível definir os dados iniciais de um campeonato de futebol, estruturar e primeira jornada e automaticamente todo o calendário é produzido. O utilizador apenas tem que ir actualizando os resultados dos jogos em cada jornada e o programa encarrega-se de calcular a classificação e todos os dados estatísticos das equipas.

De realçar que tive o cuidado de introduzir no código um motor de cálculo das classificações que dá conta da hierarquia de factores de desempate na tabela classificativa adoptados pela Federação Portuguesa de Futebol. O utilizador pode, contudo, definir uma hierarquia de factores diferentes.

A propósito desta questão da hierarquia de factores, acabei por levantar uma questão junto da federação porque os meus dados no desempate de algumas equipas, não batiam certo com os deles. Esta situação acontecia em situações muito específicas, logo no início do campeonato (1ª e 2ª jornada) quando havia várias equipas exactamente com os mesmo dados numéricos (resultados, marcados, sofridos, etc.).

Coloquei a questão à Federação Portuguesa de Futebol, mas nunca obtive resposta. Claro, um palerma como eu não tem direito a resposta. Mas alguns dos 'beta testers" do programa, que adoram futebol, vasculharam tudo e não encontraram razões que apontassem para a classificação correcta: a minha ou a deles. LOL

E destas coisas vou eu vivendo neste meu hobbie. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fantástico  :cheesygrin: . É a palavra que tenho para descrever o que vi! Instalei e explorei durante alguns minutos!

Acredito que seja incrivelmente prático para os profissionais de futebol! Gostei bastante da ideia. Os meus sinceros parabéns!

Continuação de bom desenvolvimento e qualquer apoio que seja necessário ( e exequível, claro  :) ) estamos cá para ajudar. Sei que não falo só em meu nome mas também no nome de toda a comunidade P@P!

Mais uma vez, muitos parabéns! Força nisso!

1abraço!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os meus parabéns, está excelente, com certeza que vai ser bastante útil aos profissionais do futebol, não duvides!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito muito mas muito interessante..

Aqui aguardam-se novidades!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

João Ribeiro como treinador de futsal há cerca de 15 anos e como ex-jornalista desportivo quer dar-te os parabéns pelo excelente projecto. Está 5 estrelas...

Miguel Tente

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

João gostava de lhe colocar uma questão técnica. Estou a construir o meu novo site em Joomla e tenho uma secção destinada a exercícios de futsal. Quando vi o seu programa gostei muito da parte referente à ficha técnica dos exercícios e pensei seria bastante interessante ter algo de semelhante nessa secção, no entanto não consigo criar nenhum link, ou achar uma extensão para os exercícios que fui criando de forma a visualizar a referida ficha. Será que seria possível fazer isso?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

João gostava de lhe colocar uma questão técnica. Estou a construir o meu novo site em Joomla e tenho uma secção destinada a exercícios de futsal. Quando vi o seu programa gostei muito da parte referente à ficha técnica dos exercícios e pensei seria bastante interessante ter algo de semelhante nessa secção, no entanto não consigo criar nenhum link, ou achar uma extensão para os exercícios que fui criando de forma a visualizar a referida ficha. Será que seria possível fazer isso?

Obrigado

Cumprimentos, Tente.

O ideal era essas questões serem colocadas no fórum criado para o efeito no site do projecto. Neste momento, apesar de ter a noção por portas travessas que a aplicação já foi testada e está, inclusivamente, a ser já usada por algumas pessoas, a verdade é que não tenho tido o feedback indispensável para dar força ao projecto e, consequentemente, melhorar a aplicação. Apenas tive uma ou duas reacções muito interessantes e que já permitiram resolver alguns pequenos defeitos.

Por essas e outras razões, aconselho a quem tiver questões a colocar ou sugestões a fazer, que o façam no fórum do site.

Obrigado pelas opiniões.

PS: É evidente que este tópico no portugal-a-programar é um contributo muito valioso para a divulgação do projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu treino uma equipa amadora e este programa ajudou-me muito:)

Os meus sinceros PARABÈNS

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está excelente é só pena não dar para Linux  :P , mas não se pode ter tudo não é verdade!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimentaste emular com o Wine?

Sim, o problema não é deste programa o problema é dele utilizar o .NET Framework esse é que nunca consegui instalar no wine.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cumprimentos a todos, mais uma vez.

Peço desculpa não ser um frequentador muito regular deste excelente fórum, mas pelo menos vou dando notícias  :down:

Apenas para dizer que irá ser disponibilizada dentro de poucos dias uma actualização ao software já apresentado. Trata-se de uma actualização para corrigir os inevitáveis bugs, mas sobretudo para disponibilizar o sistema de impressão de documentos e uma série de outras funcionalidades, nomeadamente o controle do comportamento desportivo dos jogadores, entre outras.

Obrigado pelo apoio e, já agora, se estiverem interessados em acompanhar o projecto e dar algum incentivo moral, apareçam no fórum do mesmo (ver tópico inicial).

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, o problema não é deste programa o problema é dele utilizar o .NET Framework esse é que nunca consegui instalar no wine.

Já esperimentas-te com o mono?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, amigos. Venho aqui apenas fazer o ponto de situação actual do projecto que vai 'de vento em popa'.

Esta semana acabei por disponibilizar finalmente a primeira versão do programa (após ter deixado rodar a versão BETA durante cerca de 3 meses).

Durante os testes da versão beta foi detectado um problema com a gestão da base de dados: Eu estava a usar ainda o ADODB via COM para a gestão das BDs, e acontecia por vezes o erro:

System.Runtime.InteropServices.COMException (0x80004005): A operação tem que utilizar uma consulta actualizável.

Decidi então migrar definitivamente toda a aplicação para a netframework 3.5 (porque ainda estava dirigida à 2.0) e alterar todo o sistema de gestão das BDs para ADO.NET. Fiz ainda muitas correcções e adicionei outras funcionalidades e, posso dizê-lo agora, o programa está bem limado e pronto a ser usado.

Entretanto aconteceu algo que eu há muito esperava: a comunidade em torno do projecto cresceu e muito. Para isso contribuiu o facto de eu ter 'fechado' o site do projecto e estar agora tudo concentrado apenas num fórum. Anteriormente o fórum era de acesso livre para visitantes. Cortei essa possibilidade e, actualmente, apenas quem estiver registado pode aceder ao fórum.

A notícia da existência do projecto também foi correndo de boca em boca e a ideia foi ganhando adeptos.

Conclusão:

Há 1 mês atrás, quando anunciei o lançamento para breve da tão esperada actualização do programa, o fórum tinha cerca de 30 membros registados. No momento que vos escrevo, tenho 125 membros registados e a crescer a uma média de 4 a 5 novos registos por dia.

O programa continua a ser gratuito e está a ser usado maioritariamente por treinadores das camadas jovens e com excelentes feedbacks.

Continuo atento a eventuais erros que são corrigidos num curto espaço de tempo, e na calha já estão outros aplicativos periféricos para apoio ao trabalho técnico do treinador, nomeadamente um programa para apresentação de táticas.

Renovo o convite a quem se quiser inscrever no fórum

http://stfut.jribeiro.net

Estamos de portas abertas. :P

PS: E até já me deram alguns donativos e tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ola como posso fazer o donwload do programa?

abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.