• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

HecKel

SMF 2.0 Beta 3 Lançado ao publico!

14 mensagens neste tópico

Finalmente temos esta excelente noticia, SMF 2.0 Beta 3 foi lançado ao público! Vou instalar de seguida no meu servidor de testes mas será só aí que esta versão será instalada, como poderão ler de seguida, esta versão ainda tem alguns bugs e não é recomendável instalá-la em fóruns publicos, como tal preferimos aguardar um pouco mais e ter a confiança de instalar um produto final na nossa comunidade.

A espera que se segue tem algumas vantagens, nomeadamente o desenvolvimento de MODs que são utilizadores na nossa comunidade e não vêm no CORE do SMF (caso do GeSHi) e que são quase como requisito para podermos instalar o SMF 2.0 no nosso fórum, como tal, vamos aguardar para podermos apresentar algo realmente estável à nossa comunidade ;)

Ver mais!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo porque mudaram para a versão 2, quando continua a programação na mesma linha do 1.4..

Diga-se .. o SMF é um dos piores projectos de programação que já vi. Tive mil dores de cabeça com SMF com um cliente e não sei como usam aqui.

É mal estruturado, usa e abusa .. e abusa .. e abusa de variáveis globais e é extremamente confuso de resolver problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A programação mudou mas mudou mesmo muito, o utilizador normal não nota muito mas a nível de administração acredita que é um software totalmente diferente :P

Pessoalmente só tenho a dizer bem do SMF, é um sistema que recomendo e já uso há uns 2 anos e meio :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou da opinião do MX+. Eu sou um gajo que gosta que tudo seja bonito, desde os interfaces com o utilizador até ao código. Gosto muito de olhar para um código e pensar "este código está mesmo lindo", leia-se, bem programado e estruturado. E o SMF, pelos menos nas versões 1.x que é o que conheço, é o pior exemplo de SEMPRE . Visto noutra perspectiva, é o melhor exemplo possível de como NÃO programar em PHP. Não o recomendo a ninguém nem me parece que alguma vez o farei...

HecKel, o SMF pode ser muito bom por fora, pode ser fácil para o utilizador e fácil para o administrador, mas por dentro é a pior coisinha de sempre. Não entendo como é que não vês isso... Quanto ao SMF 2, ainda não o vi, nem faço intenções de o fazer. o MX+ diz que a programação não mudou e continua na mesma linha do 1.x, tu dizes que mudou, quem está certo? Estarão os dois? Se é que me faço entender... Não adianta a nível de administrador ser um software completamente diferente e muito bom se a programação continua a mesma salgalhada, isso para mim é mau sinal, por mais bonito e funcional que seja a a área de administração.

Mas para tirar as dúvida, podes colocar ai um pedaço de código de um bom exemplo de programação que exista nesta nova versão? Ou será que não existe... :P E tu MX+, podes fazer o inverso? Se é que algum de vocês tem isto instalado nalgum sitio para testar, porque eu não tenho e nem tenciono fazer, o código desta coisa que vocês chamam de "bulletin board", da-me vómitos :X

Só para terminar, preferia usar uma versão antiga do Invision (1.3.x) ou do phpBB (2.x) do que o SMF. Mas agora com o phpBB 3, acho que não há desculpa para se usar o SMF, pode não ser tão bom como Invision ou vBulletin, mas sempre é melhor que esta coisa que se usa aqui no P@P. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não vou andar a defender o SMF pois nem tenho nada a lucrar com isso :P Nem sequer faço parte da equipa, sou apenas um cliente satisfeito :P

No entanto, de facto custa um bocado a compreender o código do SMF mas o que é certo é que neste momento até acho fácil de trabalhar com ele, talvez porque me habituei, não sei. Não é isso que o vai fazer melhor programado, apenas compreendi como está programado.

O SMF2.0 de facto é bastante diferente do 1.1.4, ainda não tive tempo de analisar o código mas é algo que andam a falar faz tempo, tenho acompanhado de perto os lançamentos e sei que têm tentado mudar a estrutura do código, quanto ao facto de saberes qual diz a verdade, posso dizer-te com toda a garantia que neste momento nenhum de nós os 2 consegue afirmar que é um software diferente (no que respeita a programação) pois foi lançado ao público ontem, não dá para analisar código em uma noite quanto mais no espaço de horas.

A nível visual e de funcionalidades, sim, está algo totalmente diferente. BASTANTES novas ferramentas, um painel de admin distinto do da moderação e bem mais funcional que o da versão 1.1.4 e algumas alterações ligeiras a nível do utilizador comum (investiram mais em funcionalidades administrativas) o que me leva a crer que existem alterações profundas no código.

Quanto a possiveis alternativas para o P@P, julgo que já te tinha dito isso, o P@P em nada ganha com o mudar de software cada vez que aparece uma alternativa melhor (isto na opinião de cada um), mas desculpa-me que te diga mas as alternativas que propões são bem piores do que o SMF.

O Invision para software pago é algo bastante mau, já o usei em tempos e fujo dele como o diabo foge da cruz, da mesma forma que tu do SMF, ou seja, opiniões.

Quanto ao PHPbb, neste momento nem sequer pretendo equacionar testar quanto mais usar, o motivo é simples, um software que demorou ANOS a lançar uma nova versão não inspira grande confiança. O P@P já o usou e acabou por mudar para o SMF pois as suas funcionalidades não nos satisfaziam minimamente, agora até pode estar bastante bom mas quem me garante que não vou esperar ANOS por uma outra versão? Isto para não dizer que é o maior alvo de ataques por parte de putos.

As criticas gerais em relação ao SMF até são bastante boas mesmo, muitos já o comparam com o vBulletin (apesar de eu achar que também é exagero).

Podem argumentar que o meu ponto de vista se baseia mais na utilização do que no código em si, é um facto, e é bastante suspeito eu fazer isto numa comunidade de programadores mas não deixa de ser uma comunidade. O que importa mais neste momento é a segurança e as funcionalidades, quanto ao código é algo que será alterado ocasionalmente e pouco irá afectar os utilizadores.

Em jeitos de conclusão, só voltei a responder porque meteram a escolha do P@P na conversa e achei que deveria justificar quais os motivos de nos mantermos pelo SMF.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que eu não propôs o P@P alterar nada nem nem meti o P@P ao barulho, não confundas as coisas. Eu apenas quis dizer que se alguém me perguntasse que script que recomendava, eu recomendo qualquer alternativa freeware por cima do SMF, em pensar duas vezes. Foi só isso que eu disse, nunca sugeri passar o P@P para a versão 1 do invision ou 2 do phpBB.

Essa do Invision para software pago ser mau é que já não concordo. o Invision e o vBulletin só são os 2 melhores scripts para fóruns que existem na actualidade. E se formos a olhar para o código, o Invision bate o vBulletin a milhas. Quer dizer, já não vejo o código do vBulletin há uns tempos, mas o código do Invision parece um poema.

Eu já usei todos os fóruns mais conhecidos desde Invision, vBulletin, SMF, XMB e phpBB e nada bate o Invision, se bem que Invision vs vBulletin é um bocado discutível, mas o resto não. A admin do Invision pode parecer um bocado confuso no inicio mas isso é para quem não está habituado porque aquilo é bastante simples e muito poderoso.

E eu podia alargar mais este post a outros pontos que falaste, relativamente ao phpBB, mas não me apetece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que eu não propôs o P@P alterar nada nem nem meti o P@P ao barulho, não confundas as coisas. Eu apenas quis dizer que se alguém me perguntasse que script que recomendava, eu recomendo qualquer alternativa freeware por cima do SMF, em pensar duas vezes. Foi só isso que eu disse, nunca sugeri passar o P@P para a versão 1 do invision ou 2 do phpBB.

Ele estava-se a referir de uma discussão que houve há uns bons tempos em que tu participaste, antes da tua ausência de posts aqui no P@P.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque raio haveria de se mencionar isso aqui? É uma discussão passada que já lá vai e não há razão nenhuma para ser chamada de volta, até porque eu nem se quer meti ao barulho o facto de o P@P estar a usar SMF em vez de outro script. Apenas usei o exemplo do P@P o estar a usar para criticar o SMF, dizendo que era pior que outros, nada mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque raio haveria de se mencionar isso aqui? É uma discussão passada que já lá vai e não há razão nenhuma para ser chamada de volta, até porque eu nem se quer meti ao barulho o facto de o P@P estar a usar SMF em vez de outro script. Apenas usei o exemplo do P@P o estar a usar para criticar o SMF, dizendo que era pior que outros, nada mais.

Simplesmente falaste em IPB, vB, e ele fui buscar aí os exemplos, não é chamar uma discussão de volta :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

djthyrax, tens de perder a mania de interpretar as palavras dos outros à tua maneira e ainda as ires justificar, isso só cria mais confusões.

@Nazgulled, fui eu que interpretei mal o teu post, desculpa. O meu comentário baseou-se apenas nesta parte e pelos vistos interpretei mal.

Só para terminar, preferia usar uma versão antiga do Invision (1.3.x) ou do phpBB (2.x) do que o SMF. Mas agora com o phpBB 3, acho que não há desculpa para se usar o SMF, pode não ser tão bom como Invision ou vBulletin, mas sempre é melhor que esta coisa que se usa aqui no P@P. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... nunca pensei vir a fazer isto até porque já critiquei o código do smf várias vezes, mas neste caso vou ter que o defender.

Tambem não é tão mau como o pintam.

Podia ser bem melhor é um facto, não me levem a mal os amantes do perl, maso código do SMF é chapadinho que é escrito por developers de perl. Até se torna engraçado como o estilo de código toma contornos tão ao estilo de perl.

O smf é escrito assim com o que está mais à mão, ainda que com algum cuidado.

Está demasiada lógica de baixo nível nos ficheiros da pasta "sources", devia ser um pouco mais dividida. No geral as opções de visualização são usadas assim um pouco à bruta conforme é preciso aqui e ali no código em vez de agrupar esse código propriamente no seu lugar.

Estou a falar de coisas tipo parsing, render de listas de tópicos ou mensagens, etc.

Mas a grande falha na minha opnião é mesmo não fazer qualquer distinção entre template e tema, aliás, não tem um sistema 100% funcional de templates pois mete para lá muita lógica que não tem nada a ver com o design.

Mas temos que ter uma coisa em atenção... é o forum open source com mais funcionalidades... o phpbb demorou anos a lançar a sua versão 3, a quantidade e falhas de segurança é vergonhosa, e ficou ali no meio... nem era full-featured nem era rápido. Por isso é que o SMF cresceu tanto. Fez aquilo que se propôs, oferecer muitas funcionalidades e não ter problemas sérios de segurança.

Agora, superior a estes dois é na minha opinião o punbb... o código é indiscutivelmente superior ao do SMF pelo menos. E agora saíu a versão 1.3 com suporte para extensões via hooks... vai partir a louça toda! É o primeiro que permite ser actualizado sem tocar nas extensões. Foi tambem o primeiro a ter um output XHTML válido anos antes de qualquer um outro. É o primeiro que não usa tabelas para mostrar threads.

E é de longe o mais rápido de todos, claro que isso se consegue com recurso a alguma simplicidade.

Mas... grande noticia! É caso para dizer: finalmente!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@HecKel

Pois, bem me pareceu que foi isso que aconteceu, estás desculpado :P E acho que tens razão relativamente ao djthyrax  :P

@pedrotuga

Mas o punBB está numa liga diferente de SMF, Invision, vBulletin e por ai...

Quanto ao phpBB ter demorado muito tempo, tipo, já pensaram que eles não fazem aquilo porque lhes pagam e que têm outras coisas para fazer nas suas vidas? Acho que deviam ter isso em mais consideração em vez de o criticar só porque demorou X a ser lançado. Por essa ordem de ideias, o software que eu vou lançar daqui a uns meses vai ser muito mau, porque demorei anos a actualiza-lo, mas isso é errado, simplesmente não tenho tempo para tudo. E a equipa do phpBB pode ter passado por situações semelhantes. Critiquem à vontade, não sou defensor do phpBB, mas acho que não tem lógica criticar só porque demoraram bué de tempo a lançar o software quando aquilo é à borlix, se não fosse, o caso mudava de figura, assim não.

E na minha opinião, o SMF é o pior exemplo de código em PHP que eu já vi até hoje. Falando assim de aplicações conhecidas e de grande porte claro. Até podem ter melhorado muito nesta versão e espero que um dia chegue ao calibre de um Invision/vBulletin e que continue à borla, porque neste momento as alternativas à borla são igualmente muito más.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está demasiada lógica de baixo nível nos ficheiros da pasta "sources", devia ser um pouco mais dividida. No geral as opções de visualização são usadas assim um pouco à bruta conforme é preciso aqui e ali no código em vez de agrupar esse código propriamente no seu lugar.

Estou a falar de coisas tipo parsing, render de listas de tópicos ou mensagens, etc.

Mas a grande falha na minha opnião é mesmo não fazer qualquer distinção entre template e tema, aliás, não tem um sistema 100% funcional de templates pois mete para lá muita lógica que não tem nada a ver com o design.

Basicamente tá aqui tudo resumido.  :biggrin:

Sobre os problemas de segurança do phpBB3 não concordo. Acho que é dos mais seguros neste momento. Há muitos meses que não vejo o invision e o vBulletin, mas concordo com Nazgulled. Invision é poema mesmo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora