• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

anolsi

Quando começaram a programar?

80 mensagens neste tópico

Coloco este post, para que todos do P@P partilhem quando (a quanto tempo ou em que idade) é que começaram a programar, em que linguagem e, se quiserem, dizer porquê.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

13 anos, Visual Basic, porque encarei como um desafio e tinha curiosidade em saber como eram "feitos" os programas que usava ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Comecei por volta dos 13 para os 14 anos (à cerca de 2 a 3 anos atrás) e iniciei-me em VB 6.0. Como o meu pai antes de falecer tinha como hobby programar, eu tenho muitos livros sobre programação e comecei com o VB porque era uma linguagem de fácil aprendizagem e em que via acontecer...  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do que definas por programar.

Com cerca de 4 ou 5 anos (ou seja, cerca de 12 anos atràs) eu punha-me a modificar os números em programas que vinham como exemplo no Qbasic (isto em MS-DOS), do género, tinha lá um exemplo de um programa para imprimir no ecrã os os números que de 0 a 10 (ou era 100), e eu punha aquilo a contar para aí até 100000 e deixava o computador a executar aquilo durante um quarto de hora. ;)

Também havia lá um código que se não me engano mudava as cores do ecrã, de 2 em 2 segundos acho eu.

Eu punha aquilo a mudar para aí de 1 em 1 segundos, ou de 0.1 em 0.1 segundos (nem sei como não dei cabo dos olhos...)

Ah, e sabia fazer um comando de print para a linha de comandos que o meu pai ensinou-me (e que já me esqueci...).

Isto conta como programar?

EDIT: Esqueci-me do porquê. Porque achava piada (e ainda hoje acho ;))

EDIT2: E não é que ainda existe?

1197955334sweetjesus.png

(Será que consigo ainda encontrar o jogo gorilaz ou lá como se chamava?)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ehehehe... o meu primeiro contaco com programação foi na universidade, no primeiro ano. Depois, como tirei eng electrotecnica, não tive tanta programação como por exemplo os estudantes de eng informática. Quando tinha praí 22 anos no entanto, comecei a interessar-me mais e mais por computadores.

O meu gosto por música levou-me a descobrir novas formas de encontrar musica na internet, a partir de certa altura comecei a escrever uns scripts para encontrar música, escolhi PHP e isso foi decisivo pois é a linguagem que vai mais directo ao assunto das que conheço.

Script atrás de script fui ficando viciado em programação e aprendendo outras tecnologias.

No meu caso comecei tarde, mas as aulas que tive de programação na universidade aqui e ali foram uma grande mas valia.

Tecnicamente comecei tarde, mas desde puto que o meu passatempo favorito era abrir rádios, telefones, videos e ficar horas a olhar para aquilo a tentar descobrir como é que aquilo funcionava, claro que só descobri quando cheguei a universidade :S eheheh ... anyway... o que quero dizer é que, enquanto forma de estar já sou programador desde criança, tecnicamente só comecei por volta dos 22 anos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu comecei com cerca dos 10, 11 anos com QBasic. Na altura tive o meu primeiro PC (um 386) e depois de estar muito tempo com os mesmos jogos, fartei-me e comecei a explorar o QBasic que vinha já instalado com o MS-DOS. Comecei por ver outros programas e depois comecei a desenvolver os meus.

Lembro-me ainda que quando entrei no liceu tinha o meu jogo de batalha naval, com inteligência artificial e tudo. Chamava eu inteligência artificial aquilo na altura. Tão inocente que era, porque de inteligência tinha praticamente nada. Aquilo basicamente era tiros rolados à sorte e só quando acertava é que começava a procurar nos adjacentes. Mas era muito mau, quando o jogo chegava perto do fim, o PC demorava uma eternidade porque o tiro à sorte calhava numa zona onde já tinha disparado e então tentava de novo. Muito mau....

"It is practically impossible to teach good programming to students that have had a prior exposure to BASIC: as potential programmers they are mentally mutilated beyond hope of regeneration."

No meu caso, gosto de pensar o contrário ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"It is practically impossible to teach good programming to students that have had a prior exposure to BASIC: as potential programmers they are mentally mutilated beyond hope of regeneration."

No meu caso, gosto de pensar o contrário ;)

Acho que isso se aplica mais a VB do que a formas anteriores do BASIC, como o QBasic ou o GWBasic. Naquela altura não era só drag and drop e está quase tudo feito ::P

Acho que já respondi a isto noutra thread, embora a pergunta não fosse bem a mesma... Mas como não a encontro, comecei mais ou menos como o rolando, mas com uns 7 ou 8 anos, com QBasic.

<- ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que isso se aplica mais a VB do que a formas anteriores do BASIC, como o QBasic ou o GWBasic. Naquela altura não era só drag and drop e está quase tudo feito :;)

Nops, isto foi em 1975. Ainda não havia VB ;)

Ele referia-se mais ao facto de BASIC não ser uma linguagem lá muito estruturada. Sendo normalidade o uso excessivo de GOTO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Comecei lá para 2004 com Gas Skrit, uma linguagem de script ( estilo c++ ) para fazer mods de Dungeon Siege.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começei com 13 anos. Foi mais ao menos quando saiu o artigo de como começar a programar VB na revista programar. Por acaso tinha o programa necessario em casa e assi mque vi aquilo começei logo a programar.

E pronto foi assim. ;)

Cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ele referia-se mais ao facto de BASIC não ser uma linguagem lá muito estruturada. Sendo normalidade o uso excessivo de GOTO.

Então imagina o que ele diria se visse o VB... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1975? Então já és ancião ;)

1201060309GBWROldestManHx.jpg

<- :P

OLHA ELE!!! :) (ainda vou sakar esse jogo para me viciar um pouco)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu foi ....  desde setembro que entrei para o estágio e me disseram "bem, vai a www.python.org e aprende". :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1975? Então já és ancião :P

LOL, não fui eu que disse isso. Foi o Sr. Dijkstra.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu comecei a programar a sério no meu 1º ano da faculdade, em C.

Mas na verdade já tinha dado um cheirinho de pascal (tipo programar de somas 2 números e média) no meu 11 ano à disciplina de ITI. :P Hoje em dia não me lembro nada de Pascal. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também comecei a programar no primeiro ano de faculdade, nunca tinha estado em contacto directo com programação mas a partir dai foi sempre a dar :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu comecei  programar aos 13 anos sem querer e sem saber o que estava a fazer  :D :D :D :D :P :P :):P :P

Eu punha-me a copiar e a "pastar" código e aquela m**** dava sempre alguma coisa de jeito  :lamo:

E foi assim que comecei.... coisa mais triste mas..... LOL!

:idiot2:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o dijsktra do algoritmo de dijkstra?

mmm interessante.

Eu até certo ponto concordo com ele... pascal, basic e afins parecem ser uma óptima escolha para software de péssima qualidade, pelo menos são dos mais populares nesse campo.

Anyway rolando, não estás a exagerar um pouco? tipo... com quatro anos não me parece que sabias sequer ler, mas ta-se.

"Tira lá meio metro ao peixe que eu apago a luz ao candeeiro"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

oh pedrotuga eu até acredito que sim!

fez como eu! copiava codigo e, sem querer, lá saia alguma coisa de jeito  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Anyway rolando, não estás a exagerar um pouco? tipo... com quatro anos não me parece que sabias sequer ler, mas ta-se.

"Tira lá meio metro ao peixe que eu apago a luz ao candeeiro"

Eu não disse que sabia o que fazia.

Sabia os números, e se visse por exemplo um programa que imprimia os números de 1 a 100, e visse um 100 no código. não é propriamente física nuclear saber o que esse valor fazia, e então eu colocava mais uns zeros às esquerda.

Além do mais, quando entrei para a escola (6 anos), divertia-me a fazer o Windows 3.1 (ou 3.11) a iniciar automaticamente no arranque (porque naquela altura o que tinha piada era o Windows 95 e o meu pc não aguentava com ele), editando o autoexec.bat (ou era .com? Não me lembro muito bem, apesar de estar na ideia que é .bat) e adicionando no fundo do ficheiro C:\WINDOWS\WIN.COM, e nesta altura já brincava com os exemplos do qbasic.

Agora se eu percebia o que estava a fazer (no sentido de saber ciclos, condições, funções, etc), é claro que não, apenas estava para lá para me entreter um bocado. Por isso é que perguntei ao anolsi o que é que ele entendia por programar.

(A mesma coisa com os comandos de DOS. Não sabia que "cd" significava "Change Directory", ou que "mk" significava "Make Directory" (acho que o DOS usava o "mk" e não o "mkdir". Apenas fixava a posição das teclas que tinha de carregar para fazer isso (e havia sempre o "format c:" :P)). E com isto fiquei a conhecer também o layout americano do teclado, o que ainda hoje me dá jeito às vezes (o meu computador da escola está com esse layout não sei por alma de quem).

Mas pelo menos sabia contar em Inglês até 10 com 4 anos acho eu :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estás a presumir demasiado. Não seria o primeiro nem o último...

Eu comecei penso que com 12 anos num CPC-464 lool fiz um ou dois joguitos para aquilo em... tarararan BASIC (e tipo ya, eu sei que não tenho idade para ter tido um CPC-464, mas passou por herança e eu tinha aquele PC com leitor de cassetes e ecrã verde fluorescente sem fazer nada... Acabei por pegar no calhamaço que vinha com ele e fazer umas coisinhas :P)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não presumi rigorosamente nada, só perguntei porque achei estranho o facto de um miudo saber em que ficheiro está determinado parâmetro, abrir o ficheiro e editar o seu conteudo sem sequer saber ler. Tipo, como é que ele sabe onde é o save?

E devo dizer que continuo a achar estranho.

Mas não seria de todo o primeiro

http://www.youtube.com/watch?v=nifW7wOu7to

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A parte que estavas a presumir era de que ele não sabia ler aos 4 anos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipo, como é que ele sabe onde é o save?

Não sabia, eu não disse que gravava os trabalhos :P

E acho que não sabia ler, mas sabia distinguir letras de números e eram os números que eu modificava.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora