• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

electron++

Política de faltas escolares

68 mensagens neste tópico

ESTE TÓPICO NASCEU DE UMA DIVISÃO, CERTOS COMENTÁRIOS PODEM FAZER MENOS SENTIDO.

Os exercicios são faceis e agradaveis para novatos!

So que agora com a nova politica de faltas vai ser lixado...

Agora um gajo se tiver faltas justificadas pode ir a exame de recuperação  B)

E ja bem basta eu ir as ONI 2008! Ja vou ter faltas que espero que a escola no seu bom senso não as contabilize!

Esta Ministra so nós lixa a vida bem lixada!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que exagero, está-se a falar de dois dias em que vais a actividades relacionadas com a escola. Se arranjares um professor responsável estou certo que não tens com que te preocupar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha que  :nono:

Quando participamos em actividades quer sejam fora ou dentro da escola temos sempre falta!

So que depois são justificadas!

E eu espero que a escola compreenda a situação e não me marque falta na situação das ONI 2008!

Eu até gostava de ir mas não posso pedir a escola duas vezes! até me ficava mal e como a CPAS é primeiro do que as ONI ainda corria o risco de me marcarem faltas!

Se fosse como no ano passado maravilha! E a todos os concursos agora assim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o problema de ter faltas justificadas? 2, ainda por cima justificadas pela escola.

Nenhuma direcção com o mínimo de juízo te mandava fazer exame por isso. Podes perguntar na escola se tiveres dúvidas..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o problema de ter faltas justificadas? 2, ainda por cima justificadas pela escola.

Nenhuma direcção com o mínimo de juízo te mandava fazer exame por isso. Podes perguntar na escola se tiveres dúvidas..

A direcção da escola não pode nada :P No máximo, se ele exceder o limite de faltas, podem fazer uma prova de recuperação (seja trabalho, teste, questões orais...) mais fáceis, de modo a que o aluno não seja penalizado por participar nessas ditas actividades B).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas agora há limite de faltas justificadas? E está assim tão próximo das 2?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, é o seguinte:

Antes de mais, embora o Novo Estatuto do Aluno já esteja em vigor há algum tempo, ele só pode ser aplicado depois de ser revisto e aprovado o Regulamento Interno de cada escola onde estarão essas alterações.

Depois, esse tipo de faltas resultantes de actividades que constam no plano de actividades da escola, não são contabilizadas para efeitos em que, a partir de um certo limite de faltas o aluno será sujeito a uma prova de recuperação, se assim fosse seria completamente ridículo.  

Não caberia na cabeça de ninguém que se pudesse pôr em causa a capacidade de um aluno, devido ao número de faltas que dá devido a participações em actividades escolares ainda que extra-curriculares. ;)

Se bem que haja alguns professores que gostam de penalizar os alunos pelas faltas, mesmo quando se falta para representar a escola. Falo por experiência própria, já que o ano passado, no final do ano, tive 30 e poucas faltas todas justificados por actividades extra-curriculares. De qualquer maneira, eles acabam sempre por ter que aceitar... Lol Isto já foi um pouco de offtopic. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes fosse verdade!

Eu falei com os meus professores e ele dizem que não importa se são justificadas por actividades extra-curriculares ou não...

Sei que é ridículo mas foi o que os professores disseram!

Este novo sistema vai entrar em vigor apartir do 3º periodo mas as faltas injustificadas do 2º periodo não contam!

Penso que as faltas injustificadas vão para zero! Para participar nos dois concursos chega perfeitamente mas o problema é se um gajo tem o azar de chegar 5 minutos atrasado leva logo falta e não pode assistir ao resto da aula! E na minha turma acabou-se a tolerancia de 5 minutos da parte da manha...

Enfim! ta complicado mas vou ver se arranjo maneira de ir ao dois concursos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou boquiaberto...

Seguramente, isso foi um método adoptado na tua escola, porque sei de uma escola em qu8e acontecerá tal como eu disse.

Eu não sei o que vais fazer, mas eu não me ficava. Tenho pena que não tenha acontecido isso enquanto eu andava no secundário, porque se assim fosse na minha escola a discussão ia dar pano para mangas...

Artigo 13º (direitos dos aluno) do Novo Estatuto do Aluno:

O aluno tem direito a:

alínea o) Organizar e participar em iniciativas que promovam

a formação e ocupação de tempos livres;

alínea q) Participar nas demais actividades da escola, nos termos

da lei e do respectivo regulamento interno;

Eu não percebo como podem ser compatíveis estes direitos com o facto de um aluno poder vir a ser prejudicado por usufruir dos mesmos. Algo está mal.

Outra coisa, essa de um aluno não poder assistir à aula quando chega atrasado é ainda mais ridículo, se é que isso é possível. Embora não conheça a realidade da tua escola, e esteja a presumir que isso possa ser definido no Regulamento Interno da mesma, não me cabe na cabeça que isso seja aplicável. É mesmo assim que isso acontece na tua escola? Alguma razão em especial já agora?

Edit: Se estivermos a entrar muito em offtopic, alguém que me chame à atenção. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os professores dizem que estão a seguir os planos que recebem do Ministerio da Educação!

O que podemos fazer?

Uma greve para ninguém fazer nada?

Eu espero que por bom senso, a minha escola não me marque faltas!

Se alguem der um tiro na ministra tem todo o meu apoio!

Em relação ao chegar atrasado e não poder entrar, ja existe á bastante tempo mas o professores fazem vista grossa a isso!

É o país onde vivemos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva o ensino militar... Portugal está a ver se passa de mal a pior...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os professores dizem que estão a seguir os planos que recebem do Ministerio da Educação!

O que podemos fazer?

Uma greve para ninguém fazer nada?

Eu espero que por bom senso, a minha escola não me marque faltas!

Se alguem der um tiro na ministra tem todo o meu apoio!

Em relação ao chegar atrasado e não poder entrar, ja existe á bastante tempo mas o professores fazem vista grossa a isso!

É o país onde vivemos!

Sinceramente, se eu conheço escolas onde não é assim, não me parece que estejam a seguir os planos, ou então estão a levar a indicações ao extremo, para poderem ter mais um motivo de luta. Peço desculpa, mas perante tal coisa, é o que eu vejo.

O que podem fazer? Muita coisa... Não existe uma associação de alunos? Uma associação de pais? É preciso é querer fazer alguma coisa.

Quanto ao chegar atrasado, existe há bastante tempo na tua escola? Se existe deveria ser mudado.

A resignação também não ajuda em nada... 

Já agora, o número de faltas que podes dar é o triplo da carga semanal em determinada disciplina. Ou seja, se tens 6 tempos lectivos de Português por semana, o limite de faltas são 18 tempos lectivos, presumindo que estás no ensino secundário.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É assim, em relação ao regime de faltas, isso foi adiada a implementação obrigatória até ao próximo ano lectivo, mas isso não é discussão para este tópico... Não tem nada a ver com algoritmia e estão a sujar um sticky que é suposto ser o mais limpo possível.

Obrigado Warrior, vou ver os exercícios. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não escreves um requerimento à Direcção? Tem outra força ;) Assinado por um ou 2 professores...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não escreves um requerimento à Direcção? Tem outra força ;) Assinado por um ou 2 professores...

Adianta-te um grosso.. é como pedires ao primeiro ministro para alterar uma lei só "porque te dá jeito" :P...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Adianta-te um grosso.. é como pedires ao primeiro ministro para alterar uma lei só "porque te dá jeito" ;)...

Estava à procura dum exemplo de jeito, mas tu meteste um perfeito!

Isto de pedir ou não pedir não vai dar em nada. Isto agora é exame para tudo e para nada. É avaliação para tudo e para nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem por isso, trata-se de questionar um processo estúpido. Eu já consegui umas melhorias na faculdade à conta de um requerimento ao Reitor... Não se trata mesmo de "mudar a lei", mas sim de dizer "hey, eu estou aqui, sou bom aluno, quero participar numas olimpíadas mas não me deixam porque senão chumbo o ano.."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, o número de faltas que podes dar é o triplo da carga semanal em determinada disciplina. Ou seja, se tens 6 tempos lectivos de Português por semana, o limite de faltas são 18 tempos lectivos, presumindo que estás no ensino secundário.

Pois mas agora as faltas pasaram para metade!

So posso dar 6!

E se faltar aos primeiros 45 não posso ir aos segundos 45 minutos!

Bué de f*****, né?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois mas agora as faltas pasaram para metade!

So posso dar 6!

E se faltar aos primeiros 45 não posso ir aos segundos 45 minutos!

Bué de f*****, né?

As faltas passaram para metade, tal como as aulas. Cada bloco de 90 só conta 1 aula.

O problema é que já são só 3 dias para justificar e não 1 semana.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas isso é o número de faltas injustificadas. Pelo menos as 18 a que o _deXter se referia eram!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas isso é o número de faltas injustificadas. Pelo menos as 18 a que o _deXter se referia eram!

A partir do 3º período ter uma falta injustificada ou justificada passa a ser indiferente (acho que é assim), pelo que se excederes o limite de faltas, estás sujeito a uma "prova de recuperação", a ser determinada pelo professor da disciplina ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

6 faltas justificadas + 1 injustificada e tamos feitos ao bife!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso parece-me disparatado e desinformação. Nenhum governo aprovaria uma lei a dizer que no 3º período as faltas são todas injustificadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo os meus profs esta nova lei foi copiada do sistema de ensino da Filândia!

Mas ele fizeram mal a "tradução"  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso parece-me disparatado e desinformação. Nenhum governo aprovaria uma lei a dizer que no 3º período as faltas são todas injustificadas.

Os exames não se realizarão este ano ainda. Este ano só se implementa:

- Qualquer aula (45, 90 ou 135 minutos) conta 1 lição;

- Qualquer falta a uma aula conta apenas 1 falta;

- O aluno tem 3 dias úteis para justificar a falta;

para o próximo ano já é implementado:

- Exame para quem exceder o triplo de lições que tem por semana;

- Nas faltas para exame contam as justificadas e injustificadas (acho que esta já está a ser implementada, ou já foi, só que como os exames só a partir do próximo ano, não serve de nada)

(Corrijam-me se estiver errado)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora