• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Banda larga predomina nas classes altas e escasseia entre os mais desfavorecidos

1 mensagem neste tópico

Ao longo dos últimos cinco anos o número de lares com acesso à banda larga em Portugal continental aumentou 11 vezes. Os dados são da Marktest e constam do Bareme Internet. A empresa de estudos de mercado contabiliza 1.456 mil lares portugueses (no continente) com acesso à banda larga, número que representa a esmagadora maioria dos acessos à Internet existentes no país (93,2 por cento), feitos a partir do lar.

Os mesmos dados, relativos ao final do ano passado, indicam que a banda larga já chega a quase metade dos lares portugueses (41,5 por cento), contra uma penetração de 3,6 por cento em 2002. Entre classes, os dados denotam diferenças significativas na penetração da banda larga, com quatro quintos dos lares de classe alta a terem acesso à tecnologia, face a pouco mais de um décimo dos lares de classe baixa.

Por zonas do país é em Lisboa e Porto que a incidência de banda larga é mais vincada. Já no que se refere às idades médias do agregado familiar, a Marktest aponta o intervalo entre os 31 e os 45 anos como aquele onde existe maior predominância de ligações à banda larga.

Como também indicam os dados regularmente lançados pela Anacom, a tecnologia DSL representa a maioria dos acessos, com um total de 903 mil utilizadores, face aos 455 mil lares que preferem o cabo e aos 141 mil que acedem à banda larga via rede móvel.

Os dados da Anacom relativos a 2007 davam conta da existência de 3,07 milhões de acessos em banda larga, 1,44 milhões relativos a ligações móveis e 1,63 milhões de ligações relativas a tecnologias de acesso fixas. Estes dados são totais e representam todo o país, incluindo ilhas e ligações empresariais.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora