• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

baleado

Robocode - Concurso Inter - Universidades/Politecnicos

5 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Já vi que gostam do simulador Robocode. Bem eu à pouco tempo fiz parte da organização do concurso Robocode-EST 2008 realizado na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, como edição piloto tinhamos como objectivo ver qual a adesão ao concurso e qual a reacção da comunidade escolar ao evento. Independentemente da qualidade dos robots, o evento acabou por ser um sucesso, na medida em que todos os participantes e não participantes se divertiram bastante com o concurso.

No fim do concurso a organização ficou bastante motivada a organizar outro concurso de âmbito nacional, no entanto alguns problemas surgiram nesta edição piloto, nomeadamente o facto de haver códigos que claramente foram copiados de uma forma integral da Internet (no qual acabaram de vencer uma das competições). Por isso gostava de vos perguntar:

Se existe alguma maneira de garantir a autenticidade dos robots?

E já agora:

O que acham da iniciativa da organização de um concurso do Robocode a nível de toda a comunidade de estudantes superiores, participavam?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva,

bem-vindo e parabens pela iniciativa que é de louvar.

Esta é um pergunta bastante complexa e subjectiva. As respostas a esta pergunta reflectem mais uma opinião do que propriamente uma exposição de factos.

Pessoalmente penso que com restrições do tipo "não vale copiar" não vais lá.

O que eu aconselho nestes casos é sempre optar por uma via que de o máximo de liberdade aos participantes de forma a que estes chegem à conclusão que copiar é uma desvantagem e não uma vantagem. O problema no vosso caso foi o facto de os robots que ganharam terem sido copiados da internet. Pois, nesse caso digo-te, os outros participantes não souberam aproveitar isso. Por exemplo, se eu submetesse um robot ia testa-lo contra os robots mais fortes que andam aí pela internet e melhora-lo até os vencer. Ora se os outros concorrentes pegassem simplesmente num robot dos que eu já tinha usado para os meus testes, à partida eu estava em vantagem e ia derrotá-los. A grande vantagem é mesmo ter ideias novas para as quais os outros robots ainda não estão preparados.

Se querem ter um controlo mais minucioso aconselho a imporem restrições tecnicas tipo:

um máximo de linhas de código ( instruções ) para alvejamento e/ou movimento.

Ou limitar os tipos de alvejamento e movimento. Por exemplo, proibir um tipo de disparo ou movimento.

Garantir a autenticidade é uma expressão que não tem muito significado, imagina, lês um dos tutoriais que aqui estão no p@p, o objectivo é mesmo que uses o conhecimento que aqui adquiriste ao le-los, e não proibir o seu uso por não ser autentico. Isso não faz grande sentido.

O que acham da iniciativa da organização de um concurso do Robocode a nível de toda a comunidade de estudantes superiores, participavam?

Se fosse só para estudantes.... pessoalmente não participava porque não sou estudante  B)

Caso contrario... claro que participava! Venha ele! Até era porreiro ter uma equipa aqui do p@p.

Mas para dizer a verdade, a forma mais eficaz de ter o pessoal motivado é mesmo um concurso entre universidades/institutos. Só no caso de haver muitos não estudantes interessados é que acho que deviam considerar abrir a competição, mas sempre salvaguardando um torneio entre universitarios exclusivamente.

Estejam à vontade para usar este fórum, em particular esta secção, para discussão sobre o concurso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A pergunta, como o pedrotuga disse, é complicada de responder. Eu sou mais da opinião que a cópia de código se enquadra bem no plágio e por isso a desqualificação é a consequência.

Não aceito o plágio, acho uma falta de respeito pelo esforço dos outros participantes que com os conhecimentos que tinham deram tudo por tudo, e porque um colega foi procurar o melhor algoritmo para determinada situação e o implementou em 10 minutos obteve melhor pontuação.

Aqui entramos mais na opinião e na questão filosófica que propriamente na técnica.

Por isso não há muito a fazer, talvez sensibilizar os participantes que procurarem as suas próprias soluções se torna mais divertido que copiar programas já feitos, colocar algumas regras para os que copiem e não identifiquem a origem do código, colocar escalões para os diferentes implementações, desta forma os elementos mais fracos não terão de ser "martelados" constantemente pelos mais fortes e fazer um pouco com o pedrotuga também disse, restringir o tipo de acções que se podem usar.

Quanto a participar, talvez até participasse, o problema é sempre o tempo. Fazer um programa exisge sempre algum tempo que nem sempre disponho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu concordo que se tirem ideias de outras implementações, mas que pelo menos façam algumas alterações mostrando alguma criatividade no seu robot tornando-o unico. Mas o problema é sempre o mesmo, não se consegue garantir que um robot foi ou não copiado de uma forma integral da internet, até porque o seu dono pode querer proteger o código fonte do seu robot.

Em relação ás diferentes categorias a única que me ocorre é aquela que diferencia os robots pelo tamanho do seu código:

NanoBots: < 250

MicroBots: < 750

MiniBots: < 1500

MegaBots: >= 1500

É o único parametro quantificavel que consigo identificar, quando me entregam os seus robots num .jar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma opção, por outro lado podes pedir que os robôs sejam entregues com código garantido que apenas os júris tenham acesso ao mesmo e que os ditos júris não participem na competição, foi algo que fiz aqui no P@P, e da minha parte, apenas eu tive acesso ao código e assim que confirmei que nada de suspeito existia, apaguei os códigos todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora