• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

D_Fonseca

Qual o melhor sistema operativo???

32 mensagens neste tópico

Boas,

Podiam informar-me e dizer qual o melhor sistema operativo para montar um servidor web e um servidor de ficheiros...

Aguardo resposta...Cumpz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é sempre subjectivo... mas eu ia para qualquer distro de GNU/Linux estável. Falo de Debian Stable, CentOS, por exemplo.

Depois tens sempre o FreeBSD, que pelo que tenho lido é ainda mais estável que os anteriores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho visto é pessoal a usar Debian... Não terás problemas com estabilidade

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

FreeBSD é sólido como ferro, mas Debian Stable ou CentOS chega.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só quero acrescentar que slackware é tão estável como o freebsd ou qualquer outro bsd.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De forma geral GNU/Linux é uma exelente solução para o teu problema. Quando a qual distribuição do GNU/Linux, sugiro Debian Stable (Etch).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
qual o melhor sistema operativo para montar um servidor web e um servidor de ficheiros...

Depende do que vais 'servir': se vais servir aplicações web desenvolvidas sobre .NET e partilhar ficheiros em ambiente Microsoft, talvez a melhor solução não seja um sistema operativo *NIX.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o mono também podes servir aplicações em .net em GNU/Linux...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tal como o slack disse, a minha resposta é tambem:

depende.

Para mim, na maioria dos casos, uma distribuição qualquer baseada em unix com SSH instalado é tudo o que preciso.

um linux qualquer, bsd, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para servidor web um sistema baseado em linux é mais do que suficiente, agora algo mais "pesado" a minha escolha ia para um Windows Server 2003.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL

GNU/Linux é a plataforma dos maiores, mais populares e mais pesados sites na Internet, não há razão para esses serem motivos para não se utilizar GNU/Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Afinal qual é o motive de se usar Windows num servidor? Gastar mais dinheiro? O autor apenas quer um servidor de ficheiros...

[tirando um jogo que uma vez vi que apenas podia correr o seu server em windows e já não me lembro do nome]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Afinal qual é o motive de se usar Windows num servidor? Gastar mais dinheiro? O autor apenas quer um servidor de ficheiros...

[tirando um jogo que uma vez vi que apenas podia correr o seu server em windows e já não me lembro do nome]

Por isso mesmo é que um servidor Linux serve á vontade. Já agora gostava de experimentar um servidor Linux para ver as diferenças entre o 2003 e um Linux. Qual é um peso pesados em Linux?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Qual é um peso pesados em Linux?

Não conheces o GNU/Linux e tens a lata de fazer recomendações técnicas sobre ele?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Num servidor não faz grande diferença a distribuição que usas porque todas usam o mesmo software, as diferenças entre distribuições linux estão essencialmente nos programas que estas trazerm para usar como desktop.

O gentoo no entanto tem a vantagm de ser compilado localmente. É notoriamente mais rápido. Se for para esgotar a capacidade do servidor, o uso do gentoo permite tirar mais partido da máquina em questão.

"Serve à vontade" é um pouco ingrato, é bem superior ao windows em termos de funcioalidades segurança, bugs e estabilidade. Isto são factos consensuais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conheces o GNU/Linux e tens a lata de fazer recomendações técnicas sobre ele?

Por isso mesmo que pedi um peso pesados, porque aqueles com que lidei suponho eu que não o eram. Dai os recomendar como bons para um serviço que não é muito pesado para um servidor.Conheces as distros todas que existem do Linux? É que eu não, por isso é que pedi opiniões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Num servidor não faz grande diferença a distribuição que usas porque todas usam o mesmo software, as diferenças entre distribuições linux estão essencialmente nos programas que estas trazerm para usar como desktop.

O gentoo no entanto tem a vantagm de ser compilado localmente. É notoriamente mais rápido. Se for para esgotar a capacidade do servidor, o uso do gentoo permite tirar mais partido da máquina em questão.

"Serve à vontade" é um pouco ingrato, é bem superior ao windows em termos de funcioalidades segurança, bugs e estabilidade. Isto são factos consensuais.

Ora era exactamente isso que queria saber. Se existe algum que no meio de tantos se distingue.

Quanto a termos de estabilidade não discuto, porque não há duvidas. Mas o WS2003 é bastante completo em termos de funcionalidades para gerir um servidor, o que acontece é que essas ferramentas estão um pouco escondidas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é um peso pesados em Linux?

Algo bastante utilizado e que podes experimentar legalmente? Tens, por exemplo, CentOS.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Algo bastante utilizado e que podes experimentar legalmente? Tens, por exemplo, CentOS.

Simples e directo. Obrigado djthyrax

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
as diferenças entre distribuições linux estão essencialmente nos programas que estas trazerm para usar como desktop.

Nem por isso! O que faz realmente a diferença são outras coisas, como aplicações de sistema, estratégias de desenvolvimento e release, filosofia de licenciamento de direito de autor, as optimizações para diferentes tarefas, etc...

O gentoo no entanto tem a vantagm de ser compilado localmente. É notoriamente mais rápido.

Que é também uma desvantagem, pois por exemplo demoras muito mais tempo a ter um sistema pronto. E não é notóriamente mais rápido. Só se alterares as flags com que vai ser compilado é que pode ser mais rápido, no entanto isso pode ser mal feito e não só não aumentar a performance, como também prejudicar gravemente coisas como a estabilidade e a integração.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou experimentar o CentOS e compara-lo com o WS2003. Só para ver as diferenças de ferramentas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
filosofia de licenciamento de direito de autor,

Querias dizer 'direitos de cópia' (copyright) ;-)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que é também uma desvantagem, pois por exemplo demoras muito mais tempo a ter um sistema pronto. E não é notóriamente mais rápido. Só se alterares as flags com que vai ser compilado é que pode ser mais rápido, no entanto isso pode ser mal feito e não só não aumentar a performance, como também prejudicar gravemente coisas como a estabilidade e a integração.

Mesmo sem alterares as flags, parece-me que o compilador já é suficientemente inteligente par fazer algumas optimizações, por isso, dizer-se que " se alterares as flags com que vai ser compilado é que pode ser mais rápido", parece-me exagerado.

Quanto ao ser mal feito, em qualquer sistema, em qualquer ponto da administração de um sistema, podes cometer erros, e deixar as coisas a funcionar mal. Obviamente que convém que o administrador saiba o que está a fazer, e se não conhecer muito bem o Gentoo, se calhar não o deve escolher (eu não o escolheria para um servidor). Mas isto parece-me válido para qualquer distro (embora em algumas possa não seja tão crítico).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Querias dizer 'direitos de cópia' (copyright) ;-)

Não! Não queria!

Em Portugal o que existe é o direito de autor, regulado pelo Código de Direito de Autor e Direitos Conexos. Copyright é uma expressão inglesa, que se refere ao dirieito anglo-saxonico e não ao nosso.

Quando quiséres corrigir alguém corrige para algo que esteja correcto e não para algo que esteja incorrecto.

Mesmo sem alterares as flags, parece-me que o compilador já é suficientemente inteligente par fazer algumas optimizações,

Mas não é algo que se note na maior parte das tarefas, até porque os pacotes pré-compilados não são pré-compilados para processadores assim tão diferentes e tão ineficientes.

Quanto ao ser mal feito, em qualquer sistema, em qualquer ponto da administração de um sistema, podes cometer erros, e deixar as coisas a funcionar mal. Obviamente que convém que o administrador saiba o que está a fazer

A maior parte das pessoas não tem conhecimentos suficientes para fazer alterações em segurança nas flags de compilação, é algo demasiado técnico.

Mas isto parece-me válido para qualquer distro (embora em algumas possa não seja tão crítico).

Não é algo que se coloque para a maior parte das distribuições para a maior parte dos casos. Porque a maior parte das distribuições não incentiva a compilação do software (algumas nem trazem compiladores nas instalações por omissão), nem a maior parte das pessoas compila software no seu dia-a-dia, nem mesmo muitos administradores de sistemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora