• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

joaoqalves

Bom CMS para jornal online

17 mensagens neste tópico

Boa noite pessoal, venho-vos pedir ajuda pelo seguinte motivo: necessito de criar uma plataforma para um jornal online e sei que a melhor forma é usar um CMS. Ora bem, ando sem tempo para implementar muita coisa, pelo que fui ao opensourcecms.com e deparei-me com o "Plume CMS", que até nem me parece mau, mas só a parte de traduzir para português dá uma trabalheira.

Ora bem, queria-vos pedir a vossa opinião para criar o dito cujo jornal. Aspectos a ter em conta:

-> Free

-> Extensível

-> Bem documentado

-> Fácil de alterar

-> Sistema de notícias e de edições (isto não é essencial, mas é muito importante)

Bem, já agora, apresentem-me argumentos válidos. Pelo que vi, o pedrotuga tem tido alguns problemas com a adaptação do joomla!, mas quero "ouvir" mais opiniões :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho-me dado bem com o WordPress. É o único argumento que tenho... ::(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho-me dado bem com o WordPress. É o único argumento que tenho... ::(

A minha ideia era um jornal online e não um blog...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O WordPress pode ser usado para quase tudo, o facto de ter sido desenhado como sistema de blogs não o impede de ser usado como um bom CMS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sou muito adepto de usar o wordpress para outras funções.

Fica sempre com um feeling um pouco de blog.

Se formos por aí eu quase que te aconselhava um sistema de fóruns como base. Permite-te melhor gestão de secções e de colaboradores e mais organização na hierarquia de assuntos. Mas isso sou eu.

Um sistema que já vi eficazmente implementado num site de um jornal é o php-nuke. Mas hoje em dia não faço ideia como estão as coisas com os nukes, pelo que tenho ouvido parece que a segurança daquilo é fraquinha e os sites que o usam acabam todos hackados.

Para alem dos nukes, tirando o joomla que eu abomino, não estou a ver que outros CMS são mais direcionados para sites de 'informação' ( leia-se imprensa ) .

Mas concerteza que existem e muitos, eu não sei é quais são :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sou muito adepto de usar o wordpress para outras funções.

Fica sempre com um feeling um pouco de blog.

Discordo de ti. Tenho um site feito com WordPress e apenas através da utilização de um theme, e alguns toques aqui e ali (nada de trabalhoso) não se assemelha nada a um blog.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Discordo de ti. Tenho um site feito com WordPress e apenas através da utilização de um theme, e alguns toques aqui e ali (nada de trabalhoso) não se assemelha nada a um blog.

Link?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Passe a publicidade: http://tubogiro.net/

Assemelha-se a um blog :(

e o wordpress não tem uma capacidade: edições

do género

1º Edição

Noticia x

Noticia y

Noticia z

2ª Edição

Noticia de hoje

Noticia de ontem

sempre assim, como um verdadeiro jornal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estarás a pedir de mais? Tipo, nunca usei um CMS tipo Joomla e por ai, mas o Joomla (por exemplo), faz isso que queres das edições?

Se calhar mais valia programares o que queres, usando algum script como base ou não...

Só uma ideia...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

do género

1º Edição

Noticia x

Noticia y

Noticia z

2ª Edição

Noticia de hoje

Noticia de ontem

Usas as categorias para fazer as edições, ou então uma tag específica para cada edição. :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não acho... mas pronto. Opiniões.

do género

1º Edição

Noticia x

Noticia y

Noticia z

2ª Edição

Noticia de hoje

Noticia de ontem

Viste o menu do lado esquerdo? As categorias?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

wordpress, o melhor para um jornal online, tem capacidade para redactores, avaliação para alem de que na parte administrativa tem resumos de ultimas actividades etc...

para mim em termos de cms os melhor para um jornal on-line

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá pessoal!

Vou sugerir um CMS que aqui no Brasil está sendo muito utilizado para apresentação de notícias, que é o VIVVO!

Estou atualmente analisando e estudando um CMS conforme o colega necessita por ser também a minha necessidade.

Chegamos a desenvolver um sistema simples mas objetivo para suprir as necessidades de alguns clientes, o que pode ser visualizado através do link www.diariodecaratinga.com.br entre outros que estão em fase de implantação.

A respeito do WordPress e Joomla, ambos estão em processo de conhecimentos para conquistar ganhos necessários de informações sobre suas capacidades e individualidades prórprias, visando buscarmos qualificações fundamentais para podermos ter bases sólidas em que área profissional são mais aceitas e fáceis de trabalhar.

Abraços a todos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
(...) necessito de criar uma plataforma para um jornal online e sei que a melhor forma é usar um CMS.

Criar uma plataforma para um jornal online não é o mesmo que adaptar um CMS de forma a parecer-se com um jornal online.

Por exemplo, o desenho e implementação da BD é de vital importância (eu diria mesmo: é a peça principal da máquina) num projecto com estas características. Até, quanto mais não seja, por uma questão de longevidade da aplicação e independência relativamente à forma como é implementada.

Respondendo à questão: a melhor forma é não usar um CMS, isto é, não usar uma ferramenta generalista. No entanto, essa pode ser a forma possível tendo em conta factores como custos de desenvolvimento, prazos, equipa para manutenção, dimensão do projecto, expectativa de utilizadores, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem é com cada uma...

Qualquer plataforma pode ser dada o aspecto que se quiser, a linguagem é quase sempre a mesma (php), e a partir dai o limite é sempre do programador e nunca da linguagem ou da plataforma utilizada...

Posso vos mostrar quatro sites diferentes com a mesma template e nem dão que são plataformas diferentes, sejam elas, wordpress, joomla, smf ou phpbb...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora