• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mpc650

CeBIT: Microsoft revela "Origami"

3 mensagens neste tópico

Boas,

Depois de meses de especulação, a empresa de Bill Gates aproveitou a CeBIT para desvendar os pormenores do tão esperado "Origami".

Não é nenhum rival do iPod, nem uma ameaça directa à PSP, da Sony, o "Origami" da Microsoft é afinal um computador ultra-compacto com Windows XP, touchscreen e wireless.

Possui tudo o que um portátil tem, excepto o teclado que não vem com o equipamento, mas que pode ser acoplado via USB. Daqui a uns meses, estarão à venda no mercado dois modelos deste dispositivo, que mede cerca 2.5 cm de largura e pesa menos de um quilo.

Embora o sistema operativo seja o mesmo dos tradicionais "laptops", o "Origami" integra um novo software, "Windows Touch Pack", para as funções tácteis. No futuro, os responsáveis da Microsoft asseguram que o dispositivo será actualizado com o Windows Vista, sistema operativo da Microsoft a ser lançado no segundo semestre deste ano. Bill Mitchell, responsável da empresa, acredita que este equipamento "abre novas possibilidades de uso para o PC".

O equipamento foi oficialmente apresentado como "ultramobile PC", apesar de ser conhecido como "Origami". A Microsoft não fabricou o hardware, mas assegura que desempenhou um papel importante desde o início. "Não fabricamos apenas o software. Construímos o design de forma a começar uma nova categoria de equipamentos", referiu a mesma fonte da empresa.

Entre os parceiros da Microsoft, na construção do "Origami", contam-se a Intel, que produziu os micro processadores Celereon M para o equipamento; a Samsung, a Asus e a fabricante chinesa Founder.

Aliás, o protótipo apresentado na CeBIT é um Samsung Q1, que vai estar no mercado a partir de Abril e deverá custar entre 600 e mil dólares.

O ecrã é um dos trunfos do dispositivo, sendo que os elogios vão desde o facto de ser "amplo", até às cores e à facilidade com que permite visualizar as imagens. Como exemplo, os responsáveis da Microsoft mostraram como será ver um vídeo de música e um filme no modelo.

Este equipamento possui entrada para cartões "SecureDigital Card" e "CompactFlash memory card", pode ligar-se a câmaras digitais e a headphones.

A bateria tem uma autonomia entre 2 horas e meia a três horas e o equipamento possui uma memória de 60 GB.

A Microsoft apresenta o dispositivo não como um rival do iPod ou da PSP, mas antes como algo concebido para quem quer ter um PC, que possa levar-se para qualquer lado, mas que não pese tanto como um computador portátil.

A opinião dos analistas é, na generalidade, positiva. Todos os especialistas, consultados pela Associated Press, consideram que este equipamento tem potencial e pode ser uma boa solução para quem quer ver vídeos ou filmes, usufruindo da portabilidade.

Um dos defeitos apontados pelos críticos prende-se com o tamanho do dispositivo, que não é facilmente "transportável" no "bolso", mas o facto de ter um sistema operativo faz com que seja mais produtivo do que uma mera consola de jogos e, por certo, atrairá mais consumidores dada a sua versatilidade multimédia.

Eles bem tentam mas acho que não conseguem destronar os iPod.  :nono:

Atentamente,

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Destronar os iPods está totalmente fora de questão. Nenhum analista pensa em tal hipótese (alguns são pagos pela Microsoft para prestarem algumas declarações notoriamente biased....).

Acham possível haver algum aparelho nos próximos 3 anos que conquiste mercado de forma tão rápida e tão eficaz quando o iPod? Eu não.... :smoke:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois ;) Mas nunca substimem a máquinazinha de markting da apple :D

A M$ nem precisa de fazer publicidade... eles dominam :cheesygrin: Quando alguem pensa em computador pensa em office e windows :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora