• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Vnepomuceno

[Resolvido] Vodafone Connect Box [Huawei e220] - Ubuntu

26 mensagens neste tópico

Boas, após ter pesquisado muito pelo google à procura de uma maneira de instalar a internet vodafone connect box no meu ubuntu, encontrei este tutorial que pareceu-me resultar: http://www.brunocarlos.com/2007/07/2...ne-ubuntu-704/

Ao instalá-lo não me ocorreu nenhum problema. Finalizada a instalação, reiniciei o sistema, e ao executar na consola o comando de ligação à internet:

sudo wvdial --config /etc/wvdial-huawei.conf

Aparece-me a seguinte mensagem de erro:

blablabla
blablabla
...
WvDial<*1>: Disconnecting at Thu Mar  6 17:42:37 2008  
WvDial<*1>: The PPP daemon has died: A modem hung up the phone (exit code = 16)  
WvDial<*1>: man pppd explains pppd error codes in more detail.  
WvDial<Notice>: Try again and look into /var/log/messages and the wvdial and pppd man page  for more information.  
WvDial<Notice>: Auto Reconnect will be attempted in 5 seconds
...

Fazendo um ciclo de "reconexões"... Alguém sabe como se resolve este problema? É que já tentei perguntar em vários fóruns e blogs, mas ninguém me respondeu...

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já tive esse problema, apaga o ficheiro que tens aí (que deve ser igual ao que te vou dar), e tenta com este tutorial: http://guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Huawei_E220_USB

Se não der, existe uma GUI, https://forge.vodafonebetavine.net/frs/download.php/76/vodafone-mobile-connect-card-driver-for-linux_1.99.17_i386.deb

instalas e usas na consola "sudo vodafone-mobile-connect-card-driver-for-linux" e deve dar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual o ficheiro que é suposto apagar? O /etc/wvdial.conf ou o /etc/wvdial-huawei.conf?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual o ficheiro que é suposto apagar? O /etc/wvdial.conf ou o /etc/wvdial-huawei.conf?

Uma pasta que extraiste do ficheiro .tar que o teu tutorial disse pa sacar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já instalei outra vez, mas agora com esse tutorial e ficheiro, e apesar de não me ter indicado nenhum erro ao instalar, mesmo depois de reiniciar, me dá o mesmo erro...

Será algum problema com o meu /etc/wvdial.conf?

[Dialer Defaults]
Phone = *99***1#
Username = vodafone
Password = vodafone
Dial Command = ATDT

Eu em relação ao pin também já fiz aquela marosca de meter no telemóvel e meter a definição de não pedir mais o pin...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apaga esse ficheiro do /etc/wxdial.conf e tenta de novo.

BTW, usaste a GUI que meti aí?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não pude usar a GUI que aí meteste, porque não tenho mais nenhuma maneira de ligar o laptop à internet (nem a internet da faculdade é reconhecida) e o sistema precisa de actualizar vários packages para poder instalá-lo.

Apago o /etc/wvdial.conf e instalo outra vez?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não pude usar a GUI que aí meteste, porque não tenho mais nenhuma maneira de ligar o laptop à internet (nem a internet da faculdade é reconhecida) e o sistema precisa de actualizar vários packages para poder instalá-lo.

Apago o /etc/wvdial.conf e instalo outra vez?

Ah, ok. Sim, apaga o ficheiro e instala de novo. E já agora, mete screens aqui se voltar a dar erro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não... mesmo assim volta a dar erro:

capturaecraka9.th.png

Alguém que tenha a vodafone connect box (huawei e220) correctamente instalada e a funcionar me pode disponibilizar o conteúdo do seu /etc/wvdial.conf e /etc/wvdial-huawei.conf? É que pode haver incompatibilidades relativamente a essas duas configurações...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, eu deu-me esse erro quando instalei a GUI. Tipo, usava este método, depois o rolando2424 falou-me na GUI e tentei usar, mas não gostei e depois isto aparecia quando tentava usar o método normal. Vim a descobrir que era porque na GUI não tinha acabado a configuração e que me desconfigurou no PC. Anyway, esperas que amanhã chegue a casa e meta cá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, depois fico à espera... É que tive a olhar para os dois ficheiros /etc/wvdial.conf e /etc/wvdial-huawei.conf e notei que em certos parâmetros que supostamente são iguais tinham valores diferentes, apenas não sei o que meter num ou noutro, daí pedir-te as tuas configurações...

Sendo assim tens a vodafone connect box correctamente instalada em Ubuntu?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sendo assim tens a vodafone connect box correctamente instalada em Ubuntu?

Acho que sim, e o rolando2424 acho que também... Manda-lhe PM para ele ver o tópico.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que sim, e o rolando2424 acho que também... Manda-lhe PM para ele ver o tópico.

Instalada tenho apesar de já não usar a net da Vodafone, mas vou lá daqui a 1 hora ou coisa assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, é que cheira-me que o problema só pode ser disso...

Fico à espera então ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, é que cheira-me que o problema só pode ser disso...

Fico à espera então ;)

Tou só à espera da finalização de uma "compra" e já lá vou.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já apaguei os ficheiros /etc/wvdial.conf e /etc/wvdial-huawei.conf, reinstalei o huawei.tar.gz que me indicaram, e corrigi os valores dos ficheiros de configuração de que o Tharis me enviou com as configurações que ele tem a funcionar, mas ao executar o sudo wvdial --config /etc/wvdial-huawei.conf dá-me exactamente esse mesmo erro. Ao executar outro comando que também serve para ligar da mesma forma, que é o pppd call huawei-e220, dá-me este seguinte erro:

capturaecrauq6.th.png

Estará o meu problema relacionado com a velocidade? Deverei alterá-la para que valor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, eu tenho a vodafone connect box instalada em Ubuntu, usando o GUI que o Tharis falou.

É um pouco chato de facto ter que retirar as dependências uma a uma, mas se tu tentares instalares uma vez, ele diz-te logo tudo o que falta, tiras um screenshot a esses packages e já sabes o que retirar.

Outra coisa, quando usares o GUI, ele pode dar um erro qualquer estúpido no arranque. Se correres o programa como root ("sudo vodafone-mobile-connect-card-driver-for-linux" numa consola), ele já deverá de dar sem problemas.

O que também pode ser um problema para ti, é que se fechares a consola, o programa também fecha (para mim não é problema, porque tenho sempre uma aberta ;)).

Usas então o comando "sudo vodafone-mobile-connect-card-driver-for-linux &" e já deverá de dar.

Outra coisa, por vezes o modem a mim vai abaixo (poucas vezes, mas às vezes vai), mas não sei se é problema do modem, do driver para linux, ou de outra coisa qualquer.

Tharis, o teu modem ia abaixo às vezes quando o usavas em linux.

PS: Vnepomuceno, para a próxima coloca um link para o tópico na pm :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já resolveste o problema?

Eu não tenho vodafone, mas sim kanguru, mas tanto quanto sei o método que uso é geral.

Isto foi o que descobri á coisa de um ano após juntar muitos posts inuteis

http://cky.no.sapo.pt/modem.html

Espero que funcione contigo, é o método que uso quando formato o pc e fico sem os pacotes para o gui da vodafone

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente eu já tenho o sistema de ficheiros tão cheio de configurações que por mais que mude, nunca nada muda naquele erro. Acho que vou formatar a partição do Ubuntu e vou tentar instalar isto do zero.

Que tutorial me recomendam então que instale? O GUI não dá porque aparentemente me dá um erro com a instalação "manual" das dependências através do download dos packages através de outro SO...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vnepomuceno

O meu método tem-me funcionado sempre.

Não preciso de Pacotes externos, apenas tens que sacar o executável dado.

E não perdes nada a tentar, digo eu ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sacar o executável dado? O único ficheiro que é referido para sacar é o HuaweiE220.out... É desse que estás a falar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só mais uma coisa para tirar mesmo mesmo todas as dúvidas ;):) :

O que quer ele dizer com isto:

"ATENÇÃO

eu tinha-me eskecido de mencionar k e necessário tornar o script modem.sh num executavél."

?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa, sinceramente isto já começa a ficar mórbido...

Formatei toda a partição do Ubuntu e voltei a re-instalá-lo (Ubuntu 7.10).

Instalei passo a passo pelo tutorial que o Black Tiger III indicou, tudo sem problemas... reinicio o computador e dá-me o mesmo erro de sempre:

"WvDial<*1>: Disconnecting at Thu Mar  6 17:42:37 2008 

WvDial<*1>: The PPP daemon has died: A modem hung up the phone (exit code = 16) 

WvDial<*1>: man pppd explains pppd error codes in more detail. 

WvDial<Notice>: Try again and look into /var/log/messages and the wvdial and pppd man page  for more information. 

WvDial<Notice>: Auto Reconnect will be attempted in 5 seconds"

Já estou a começar a ficar desesperado... Preciso mesmo do Ubuntu e da Internet e já nem sei o que mais fazer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, acho que isso tá aí qualquer coisa mal feita. A mim aparecia-me isso, mas depois fiz alguma cena e deu... Epá, o tut que eu pus funciona na boa em todo o lado! O pior é a GUI do rolando2424 B) !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora