• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Joomla - o meu deus...

43 mensagens neste tópico

Mmmm... parece que encontrei mais um exemplo de mau software :confused:

Ando a fazer um site baseado em joomla... oh meu deus... que desgraça.

O joomla diz na página de entrada do seu site:

*  Flexible

* Simple

* Elegant

* Customizable

* Powerful

Pois... bem... bullshit!

Sim, são valentes tretas, até porque essas características estão ali por obra e graça do espirito santo, não está explicado em lado nenhum porque é que é simples, flexivel, elegante....

as três primeiras são simplesmente mentira. Não é simples, é das coisas mais complicadas que existem. Tão simples quanto isso, se não acreditem em mi estudem o código do joomla e comparem-no por exemplo com o do cmsmadesimple. De entre todo o software escrito em php que eu tenho conhecimento do código este é de longe o mais complicado.

Flexivel.... flexivel é precisamente o que o joomla não é, está agarrado à sua estrutura a toda a força. Muitas ( demasiadas mesmo ) caracteristicas de um site baseado em joomla, estão no core do joomla. A base de dados possui uma estrutura que não permite qualquer flexibilidade na organização de conteudos.

Basta ver os sites baseados em joomla, são todos iguais uns aos outros, até dá dó.

Penso que dizem que é flexivel pelo facto do sistema de templates suportar definição de elementos personalizados à vontade do freguês... grande coisa. Isso até resultou numa estúpida e desnecessária incompatibilidade entre templates e componentes do joomla.

Elegante...  :cheesygrin: R-O-T-F-L!! Só falta dizerem que é lindo. Elegante? ? ? Este bloat ridículo de cangalhada é elegante? código esparguete à bruta por todo o lado e super complicado de ler, 12 megas uma instalação base... isso é elegante?  :cheesygrin: :cheesygrin:

ok... personalizável e poderoso, isso aceito que seja, mas à custa de muita dor de cabeça e quantidades enormes de tempo dispendidas, para não repetir os problemas de complexidade que já referi.

Mas há mais:

Está pessimamente documentado. A documentação incide no máximo dos máximos sobre 20 ou 30 por cento  do código e e da forma de funcionamento do joomla, isto dando o benificio da dúvida.

Quase toda a documentação que existe é direcionada a tótós que querem instalar o joomla e ter um site igual a centenas de milhares de outros. Não há quase nenhuma documentação para developers.

Pegaram no phpdocumetos e geraram os esqueleto de classes.... uau! Se ao menos tivessem notas a dizer para que servem e como usar...

Não percebo porquê, mas têm dois wikis de documentação, os dois estão incompletos. Um só tem meia duzia de páginas e o outro tem um zilião de páginas mas só praí 5% é que tem algum conteudo, as outras todas dizem "adicionar conteudo aqui".

O esquema de classes é de um complexidade ridicula, há classes para tudo e mais alguma coisa, mais de metade delas servem para fazer coisas que o php por si só faz sem problema, ou seja, só obrigam o programador a ter que ler mais documentação, que por azar não existe.

A organização do código em termos de separar as diversas lógicas não está má, mas é esperado bem melhor de um software desta popularidade.

Moral da história... tanto hype, e a grande base de utilizadores do joomla são miudos que querem por um site todo XPTO online. Como solução empresarial é péssimo.

E pronto, foi a minha resmunguice sobre o joomla, podem rebater se quiserem, estou disposto a tentar mudar de opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, eu já tinha tido contacto com o joomla e é simplesmente mau de mais para ser verdade... Os sites baeados no joomla são muito iguais, não existe muita flexibilidade... o que existem são alguns themes diferentes... de resto acho um software mediano e desnecessário. Prefiro fazer de raiz :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também eu criei um site com Joomla e para o pôr minimamente como queria tive muitas dores de cabeça. Só não recomecei com outro CMS porque já tinha algumas coisas feitas, e não conhecendo os CMS que por aí andam, tive medo que fosse outra dor de cabeça.

Já agora, que outros CMS conhecem que sejam mais fáceis de utilizar que Joomla?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cmsmadesimple! O melhor que conheço. Simples, sem hypes mas flexivel e bem documentado.

http://www.cmsmadesimple.org/

Mesmo os velhinhos nukes são mais intuitivos que o joomla, mas parece que têm serios problemas de segurança.

O drupal e o modx parece estarem a receber muito boas criticas por parte da comunidade de programadores. O joomla tende a ser aclamado como o santo milagreiro mas essas criticas invariavelmente provêm de leigos que se maravilham com a simplicidade-estupidificante da instalação.

Acho que é por isso que é tão popular em portugal.

Mas há dezenas, ou mesmo centenas, deles.

http://www.opensourcecms.com/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, que outros CMS conhecem que sejam mais fáceis de utilizar que Joomla?

cmsmadesimple e wordpress, que não sendo um CMS consegue fazer muito do que quero.

Quanto ao Drupal, só não gosto da memória que come, com PHP limitado a 8MB tem algumas falhas, com limite de 16MB não tem falhado muito, mas 16MB parece-me muito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço desculpa mas não concordo contigo pedrotuga. Talvez seja por não teres muita experiência com o Joomla que digas essas coisas, porque realmente algumas delas estão fora de contexto :confused:

Eu uso Joomla a nível empresarial, nunca tive problemas, nunca tive dificuldades em adaptar, nunca tive reclamações.

Numa coisa concordo contigo (pelo menos), no site oficial do projecto é pouca a informação fornecida. Na verdade isto já foi melhorado para a versão 1.5.

Quanto a mexer no código do CMS (o núcleo mesmo), raramente mexi nele, nunca precisei. O Joomla é feito para ser expandido, não para ser completamente alterado.

Tens a possibilidade de adicionar (entre muitas outras coisas) componentes, que são uma das extensões que mais interessam. E o que também interessa em relação a isto é que podes ter para cada template que queiras um ficheiro que faz "override" ao HTML do componente em questão, ou seja, não alteras o componente em si mas  consegues que ele seja apresentado de maneira diferente para um template teu. Se mudares de template, volta ao que tinhas.

Podes editar directamente o componente, mas não é a maneira mais correcta de fazer as coisas :D

Quanto a ser complicado.... é uma questão de habituação. Pode assustar ao início, mas é porque tem muitas funcionalidades. É a mesma coisa que estares habituado a trabalhar no paint e experimentares o Photoshop :)

Flexibilidade... é uma questão complicada. É que pode ser flexível dependendo do que precisas, como referi a maior parte da flexibilidade vem mesmo dos componentes que podes desenvolver e instalar.

Pedro qualquer esclarecimento diz, estou aqui para responder a qualquer dúvida que tenham. :P

Cumps :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora assim é que eu gosto de discutir, com argumentos práticos!

:cheesygrin:

Vou aproveitar a tua boa vontade, sendo assim. A minha primeira dúvida está neste tópico:

http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=171323

PS: Não admitir que possa estar eventualmente enganado tiraria valor aos meus argumentos. Admito que possa estar enganado, mas até aqui, o tempo que dispendi a analisar o joomla já me chegou para ser muito mais produtivo usando outras ferramentas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive a fazer profile do Drupal e é incrivelmente pesado a nível de memória. Acho que os programadores começam a acrescentar demasiadas coisas e esquecer a otimização dos CMS/Frameworks etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

R0t3nSkull, bastava olhar para o source:

<meta name="Generator" content="Joomla! - Copyright (C) 2005 - 2006 Open Source Matters. All rights reserved." />

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok... esta porra não pára de me desiludir o que é mau, porque agora até já me entendo com isto.

Ariops, alguem,

Não há nenhuma forma facil de fazer menus drop down no joomla 1.5?

Não há nenhum módulo que seja uma simples lista de artigos numa categoria, sem mais 'frescuras'?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe... se não quiseres fazer tu existem módulos já feitos, é uma questão de procurares...

Se não houver para 1.5 nativo sacas um para 1.0 e ligas o modo de compatibilidade, não há problema.

Cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe... se não quiseres fazer tu existem módulos já feitos, é uma questão de procurares...

Se não houver para 1.5 nativo sacas um para 1.0 e ligas o modo de compatibilidade, não há problema.

Cumps ;)

Epa... se não for pedir muito. Podias linkar-me tu um módulo que faça uma dessas coisas?

Posso fazer eu, mas atrasa-me a entrega disto... preferia já feito como é obvio :)

É que já estou farto de procurar e nicles batatóides, encontro muito pessoal a pedir estas features, mas soluções é que nem por isso.

Já agora... como é que funciona o modo de compatibilidade?

Se for complicado explicar afixa aí um link para a documentação... se houver :s

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epah... sou inimigo do joomla desde pequeno... lol

Alguem já viu quantas conneccoes o joomla faz a base de ddados so para abrir uma página? vejam e depois digam-me se é digno de ser visto XD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uiii, é com cada uma...

Não digo que o joomla seja uma preciosidade, porque não o é, mas estas longe de saber um bocadinho de joomla! E ridículo é comparar o cmsmadesimple com o joomla! Já que estamos numa de comparação olha vão ver o motor do clio e o do 320d e vejam o que é simplicidade!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pronto, ok, querem complexidade de nuclio, segurança, e fexibilidade e performance, usem BRICOLAGE. Bate qualquer um (mas eu sinceramente, desisti de ler a documentação LOL porque será? XD)

(um bom exemplo para veres tirácio, tu que andas nessa linguagem :) )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uiii, é com cada uma...

Não digo que o joomla seja uma preciosidade, porque não o é, mas estas longe de saber um bocadinho de joomla! E ridículo é comparar o cmsmadesimple com o joomla! Já que estamos numa de comparação olha vão ver o motor do clio e o do 320d e vejam o que é simplicidade!

Isso seria supostamente um comentário válido se fosse fundamentado. Importas-te de dizer porque é que não é comparável? É que o joomla apesar da popularidade e do bloat é claramente inferior. Mas presumo que dizes isso sem ter olhado para o código fonte de qualquer um deles. Não encontro outra razão para não teres dado argumentos em concreto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O código do joomla é quase impossivel de compreender....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O código do joomla é quase impossivel de compreender....

Isso já é exagerar :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a mim.. a grande dificuldade que tenho a trabalhar com joomla..é mesmo o facto de ser tabless... ou lá como eles lhe chamam.... tive um site todo montado em joomla... e com os templates sem serem alterados... quando corria em IE... na boa... corria em firefox... as tabelas saiam todas do sítio.... ajeitava aquilo mexendo no css... a seguir era ao contrário.... nunca me consegui entender bem com aquilo.

De qualquer modo, à semelhança de quase todos os CMS que conheço, tem uma forma própria de código.. é obvio...tem a ver com quem o construiu...... ou pelo menos deu os primeiros passos... e depois ...aquilo tem um core.... poderosíssimo... que é preciso decascar...

Quem quiser investir montes de tempo, acredito que consiga dominar bem aquilo...

Acabei por usar um outro..que não tenho visto muito a comentar por aqui, que é o Typo3...  www.typo3.org;

Montes de trabalho para configurar.... mas a partir daí...sempre a bombar....

Tem grande vantagem de ter uma comunidade bastante vasta com addins, plugins, extensões.... (pena ser quase td alemão).

...mas para mim, a grande vantagem é mesmo... um tipo poder criar um template... e a seguir mapear o site com tag's (normalmente  DIV's) que vão indicar ao motor, onde o conteúdo tem que entrar....

Mas... pelo menos não olhamos para aquilo e pensamos... mais um site em joomla...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Comparando o que disseste com o Joomla...

A comunidade do Joomla! é das mais activas que por aí andam também, é possível ver isso pela actividade do fórum e pelo número de extensões (http://extensions.joomla.org), fora as templates e extensões que o pessoal não lista aí nessa página.

Em Joomla! também tens a possibilidade de criar tags/keywords ou descriptions (informações meta) para cada conteúdo em separado, que são adicionados aos keywords e tags do site no global (definidas nas configurações gerais).

Eu digo sinceramente, acho que não passei assim tanto tempo a descobrir o Joomla!: Vai-se descobrindo.

Há coisas que é bom saber porque aceleram o desenvolvimento, mas normalmente essas coisas descobrem-se depois de se ter programado determinada coisa à pata. - Mas isto não acontece só em Joomla! como é óbvio, são "manhas", e como todo o código "não feito à pata" uma pessoa não adivinha.

Isto tudo pode ser superado se lerem a documentação (no 1.5 já se encontra muito mais completa), eu cá só a uso como referência, prefiro descobrir por mim próprio à primeira. Claro que de vez em quando vou lá dar uma volta a ver se existe algo de novo que possa utilizar para dar um melhor serviço aos meus clientes, mas é quando tenho tempo. Não me é essencial.

Como já disse, qualquer dúvida que tenham em Joomla! digam... não é tão complicado como parece :P

PS: Quando às tabelas... tu tens pelo menos umas 4 maneiras de fazer o output de módulos no Joomla!: sem html (estrutural), em xhtml, com tabelas, em formato rounded-corners... fora os que eu não me lembro agora.

Cumps :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas tens que concordar... que em 90% dos sites que entras feitos em joomla...tu olhas para aquilo...e mesmo sem veres os endereços das hiperligações ja sabes que é em joomla....

De qualquer modo.... não ponho em causa as vantagens de um sistema joomla... poes um site no ar em 5 minutos...... no que eu refiro...nem de perto nem de longe... quanto à comunidade... plugins, extensões.... e por aí fora... a comunidade joomla... é provavelmente a maior do meio....

Limitei-me a partilhar a minha opinião... não sou um anti-joomla... tive-o a correr 2 anos...ainda do tempo do mambo......

Parece-me contudo (para o o tipo que até tem umas ideias de programação... ) que descascar um core Joomla... para por este elemento ali... ou acolá... é mais difícil (também, se calhar como andava as avessas com o design daquilo, nunca me interessei muito por analisar bem o codigo)..já o typo 3... estive uma semana em volta daquilo...mas pelo menos percebi...mais ou menos como aquilo se podia alterar.

... mas mais..uma vez... é a minha opinião!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora