• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

msr

C, C++, Matlab?

3 mensagens neste tópico

Boas,

Estudo em Eng. Electrotecnica e ate agora o que dei foi linguagem C.

Ja tive curiosidade de tentar aprender C++ visto que, alem de ser uma linguagem bastante usada, será tambem identico a C, substituindo os apontadores por classes.

Agora, com outras cadeiras (Métodos Numéricos, entre outras) começo a ouvir falar de MATLAB.

Este ano a Metodos Numericos terei que fazer um trabalho/projecto final, que tera qq coisa a ver com a materia dada. Eles dizem que a linguagem a usar fica ao nosso critério, sendo que nenhuma linguagem ira ser ensinada nas aulas.

Assim, aqui vai a minha pergunta:

Qual destas linguagens, C, C++ ou Matlab será mais adequada a um trabalho sobre matemática (métodos numericos)?

O que será melhor? Aprofundar os meus conhecimentos em C (novas bibliotecas), aproveitar e partir para o C++ ou dedicar-me antes ao Matlab (que alem de mais cedo ou mais tarde vir a ser preciso, é o programa/linguagem que esta mais directamente relacionado com a matematica em si, penso eu)?

Nao sei se esta sera a secção mais apropriada para colocar estas duvidas. Mas se puderem ajudar, eu agradecia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do que tenhas para fazer, mas quase de certeza que MatLab será mais intuitivo de utilizar para fins matemáticos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tambem voto no matlab.

O matlab é um dos fieis amigos de quase todo o tipo de engenheiros.

Permite-te traçar gráficos, importar e exportar valores, fazer guis, calculo matrical, distributividade, etc. tudo de forma muito simplificada. De resto um dos objectivos daquilo é ser simples. Se quiseres or exemplo traçar um gráfico em C, só essa simples tarefa requer mais estudo e trabalho da tua parte do que provavelmente o teu trabalho todo em matlab.

O C tem uma curva de aprendizagem muito mais lenta e está direcionado para outro tipo de tarefas. Para trabalhos académicos não é muito indicado na maior parte dos casos.

começa por escrever 'help' na linha de comandos do matlab.

A partir daí podes começar a experimentar e ler mais e mais documentação, o matlab está bem documentado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora