• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

K

Gentoo Linux

9 mensagens neste tópico

Viva

Ultimamente e por causa do meu novo emprego, tenho usado apenas Linux no meu portatil e deixei o Windows completamente de lado. Acontece que as distribuicoes que usei ate agora (Ubuntu e Fedora) nao me agradam tanto em termos de performance como de um monte de coisas que tem a mais e outras que tem a menos (ie: compiladores).

Vai dai que estou com a ideia de mudar para Gentoo Linux mas acontece que nao sou tao avancado nem versatil para conseguir fazer isto. Fui mal habituado durante toda a minha vida a instalar sistemas operativos sem grande esforco.

Ja tenho um cd gravado com o Gentoo Linux (creio que a versao minima) e queria saber como e' que posso instalar o Gentoo sem fazer muitas asneiras. Creio que o minimo seria mesmo compilar o Kernel, instalar o X, instalar driver da placa grafica (opcional) e configurar a placa Wi-Fi.

Se ja' existir um tutorial de Gentoo Linux e' optimo.

PS: Ja andei a ver o manual no site da distribuicao mas nao consigo arranjar uma ponta por onde lhe pegar. Queria algo mais sucinto.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião o manual de gentoo que está no site é muito claro e ajuda imenso a instalar o sistema.

Mas porque não experimentas o Arch linux? Se queres um sistema com performance e mais fácil de instalar é uma excelente hipótese. Para não falar no facto de que no gentoo tens de compilar tudo, e se fores instalar por exemplo o openoffice, vais perder umas boas horas a compila-lo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia e' mesmo essa ;-)

Quero tudo compilado por mim, nem que tenha de por a compilar na sexta-feira 'a noite para estar pronto na segunda-feira de manha. Quero mesmo aprender mais.

Vou pegar no manual e gastar umas quantas folhas e tinteiro aqui no trabalho.

Eu estava tambem 'a procura de um manual um pouco mais... resumido.

84 paginas e' dose.  :bored:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa lá mas o handbook é tudo que precisas para instalar o Gentoo Linux... Tem lá tudo, passo a passo, que é necessário para instalares o Gentoo Linux do principio ao fim.

Se não tens paciência para ler documentação, recomendo-te que comeces a procurar por uma outra distro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rudeness...

Eu nao disse que nao tinha paciencia para ler a documentacao. So queria algo mais compacto.

Obrigado pela tua (nao) contribuicao.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com Arch também podes fazer uma instalação a compilar pretty much everything. Fazes uma instalação mínima e depois podes ou sacar tudo já pré-compilado com o pacman, ou simplesmente ir sacando as cenas 1 a 1 e compilar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
PS: Ja andei a ver o manual no site da distribuicao mas nao consigo arranjar uma ponta por onde lhe pegar. Queria algo mais sucinto.

Eu diria que isto é sinónimo de não ter paciência para ler a documentação... E sinceramente estás a exagerar porque aquilo lê-se bem então é assim tanto quanto pensas. Eu gostei da experiência...

E sabes que mais? Se estás mal, muda-te... Estás num fórum de discussão, vieste cá criar um tópico, eu respondi-te e dei a minha opinião. Não gostas, azar o teu... E se pensas que a documentação da instalação é a única que precisas para usar Gentoo, estás bem enganado.

Já disse e repito, se queres coisas mais sucintas porque "não tens ponta por onde lhes pegar", bem que podes pensar em usar outra distro porque esta não é para ti.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora