• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jintonico

[Resolvido] Fontes com problema em FF

11 mensagens neste tópico

Boas:

Tou com este problema:

errofftn2.png

Ou seja, na esquerda o texto fica desfocado no firefox, mas no IE (direita) fica bom...  :wallbash:

Sei que existe um bug no FF q quando é usado "em" no tamanho das letras e qdo os estilos são herdados ele n faz bem a conversão e pixiliza os caracteres.

Já eliminei todos os "em's" e continua na mesma...

Alguma ideia de como resolver isto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tens aí um link para a página em lado nenhum?

Quase que punha as minhas mãos no fogo em como o IE é que não está a fazer o rending como tu lhe mandas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tás a usar o IE6 ou IE7? é que o IE7 e o Safari fazem uma suavização da letra para melhor leitura, podes estar a estranhar por causa disso, mas de qualquer maneira posta aí o cod.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tás a usar o IE6 ou IE7? é que o IE7 e o Safari fazem uma suavização da letra para melhor leitura, podes estar a estranhar por causa disso, mas de qualquer maneira posta aí o cod.

Que por acaso se apelida de Cleartype. Podes aplicar isso ao windows por default (como eu) , fazendo no teu desktop: botao direito, properties, tab Appeareance, effects, e fazes check na segunda checkbox e na segunda combo escolhes: ClearType e aplicas :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que por acaso se apelida de Cleartype. Podes aplicar isso ao windows por default (como eu) , fazendo no teu desktop: botao direito, properties, tab Appeareance, effects, e fazes check na segunda checkbox e na segunda combo escolhes: ClearType e aplicas :P

O ClearType é apenas da Microsoft, e não quer dizer que seja usado no IE: o próprio IE pode ter o seu próprio motor, tal como o Safari.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, parem de divagar, por causa de remendos destes é que há tantos problemas de compatibilidade.

Uma página web deve ser escrita em conformidade com os standards e a boa leitura deve ser conseguida usando tipos de letra adequados para o efeito e usados da forma correcta. Não é com soluções isoladas para remediar o mal já feito.

Usa exclusivamente tipos de letra true type, não queiras outro lixo. Usa-as num tamanho que não crie aliasing.

O tipo de letra verdana foi criado para ser usado em paginas web na maiora dos casos é a melhor opção.

Testa a página em mais do que um browser.

Segura-te que o teu html é válido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas:

Respondento a todas a perguntas:

Não tens aí um link para a página em lado nenhum?

Quase que punha as minhas mãos no fogo em como o IE é que não está a fazer o rending como tu lhe mandas.

A página ainda está em construção, infelizmente n te consigo mostra-la por enquanto... por estranho que pareça tb tou a começar a pensar do mesmo modo...

Tou a usar o IE7 e o FF 2.0.0.12

Que por acaso se apelida de Cleartype. Podes aplicar isso ao windows por default (como eu) , fazendo no teu desktop: botao direito, properties, tab Appeareance, effects, e fazes check na segunda checkbox e na segunda combo escolhes: ClearType e aplicas :thumbsup:

Deste modo as páginas ficam iguais, mas não é uma solução aceitavel, pois só iriam ficar iguais nos computadores q tivessem esta opção activada...

Esqueci-me de dizer isto na altura em que fiz o post: estou a usar o Calibri (TrueType), que está na pasta de font's do windows, tou a ver que o problema passa por ai... será possivel fazer o texto render correctamente? (ou obrigar todos os pc's do mundo a usar a solução proposta pelo joaoqalves :biggrin:) ou ainda qual será o melhor modo de fazer isto?

O CSS que altera o texto reza assim:

p.textoTituloLaranjaEscuro {
font-size:11pt;
font-family:Calibri;
font-weight:bold;
color:#C00000;
}

p.textoCorpoCalibri {
font-size: 10pt;
color: #7F7F7F;
font-family: Calibri;
line-height: 120%;
}

table.contentpaneopen {
    width: 100%;
padding: 0px;
border-collapse: collapse;
border-spacing: 0px;
margin: 0px;
vertical-align: top;

height: 100px;
}

table.contentpaneopen td {
   padding-right: 5px;
}

table.contentpaneopen td.componentheading {
padding-left: 4px;
}

table.contentpane {
  width: 100%;
border-collapse: collapse;
border-spacing: 0px;
}

table.contentpane td {
}

table.contentpane td.componentheading {
padding-left: 4px;
}

table.contentpaneopen fieldset {
border: 0px;
border-bottom: 1px solid #eee;
}

<table align="center" border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" width="1024px" id="corpo">  
  <tr>
  	<td width="110">     </td>
    <td width="35"> 
    </td>
    <td colspan="6" width="629"><table class="blog" cellpadding="0" cellspacing="0"><tr><td valign="top"><div>	
	<table class="contentpaneopen">
		<tr>
			<td valign="top" colspan="2">
				<p class="textoTituloLaranjaEscuro">expo RH 7ª feira</p>
				<p class="textoCorpoCalibri" align="justify">A 7ª edição do Expo RH - Salão de Profissionais dos Recursos Humanos realizar-se-á no Centro de Congressos do Estoril, entre os dias 27 e 28 de Fevereiro, onde são esperados mais de 1500 visitantes, este evento será patrocinado pela Meta4.<br /><br />A Expo RH é o encontro anual de referência do sector dos Recursos Hunanos em Portugal e proporciona aos responsáveis dos recursos Humanos e formação das empresas um espaço privilegiado para aprofundarem os seus conhecimentos, desenvolverem negócios, informarem-se e formarem-se.<br /><br />Este congresso aborda os Recursos Humanos como factor Competitivo – Oportunidades de Negócio e Estudos de Casos, tendo como temas: <br /> - Recrutamento e Selecção<br /> - Formação<br /> - Gestão de Competências<br /> - Retenção de Talentos<br /> - Gestão de Saídas<br /> - Gestao de Carreiras<br /> - Gestão de Equipas<br /> - Política de Remunerações<br /> - Novas Tecnologias<br /> - Direito do Trabalho<br /> - Inteligência Emocional<br /> - Higiene e Segurança no Trabalho<br /> - Gestão da Mudança<br /> - Planos de Pensões<br /> - BSC na Gestão de RH<br /> - Avaliação de Desempenho<br /> - Ferramentas de Gestão</p><p class="corpoTextoCinzento" align="justify"> </p><p class="corpoTextoCinzento" align="justify"> </p><p class="corpoTextoCinzento" align="justify"> </p>			
			</td>
		</tr>
	</table>

<span class="article_seperator"> </span>

</div></td></tr></table></td>
    <td colspan="1" width="155" valign="bottom" class="fundoAzul">    </td>
    <td colspan="1" width="95"> 
    </td>

</tr>
</table>

Já agora, se quiserem dar uma vista de olhos a título de curiosidade:

http://www.anomalousanomaly.com/2008/03/06/acid-3/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O melhor é mesmo mudares para um tipo de letra mais divulgado.

Se usares uma destas, estás seguro que o texto aparecerá correctamente pois elas fazem parte do starndard CSS, como tal qualquer implementação do CSS as deve ter.

http://www.w3.org/TR/REC-CSS2/fonts.html#generic-font-families

Mas para alem destas há outras que não fazem parte do standard mas que na pratica toda a gente as tem. Uma forma de analisares isso é olhares para o CSS das paginas que vais visitando. Ficas com uma ideia dos tipos de letra mais usados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oki, obrigado pelas ajudas :)... pensei q fosse um problema do meu CSS ou incompatibilidades entre browsers  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oki, obrigado pelas ajudas :P... pensei q fosse um problema do meu CSS ou incompatibilidades entre browsers  ;)

Não deverias usar Calibri. É bonita, mas só é distribuída com o Office 2007 (e não sei se com o Windows Vista) e, por exemplo, haveria muito pessoal que não conseguiria visualizar correctamente a tua página. Sendo que aconselho vivamente o uso de Verdana para webdesign. Quanto à suavização do tipo de letra, penso que o FF3 já resolve isso, e só não suaviza no FF2 para Windows (penso eu de que, porque em *nix não tenho tido problemas :)).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora