• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

marceluh

Google lança serviço de mapas de Marte

9 mensagens neste tópico

O Google lançou, neste final de semana, uma versão do seu serviço de mapas para o planeta Marte. Por meio do endereço mars.google.com, o usuário pode navegar pela paisagem marciana a partir de imagens fornecidas por satélites e espaçonaves da Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

Por padrão, aparece um mapa colorido que mostra a altitude de vários locais do planeta, com imagens fornecidas pelo Mars Orbiter Laser Altimeter (MOLA). Os outros dois tipos são por "visibilidade" (Mars Orbiter Camera) e Infravermelho (Thermal Emission Imaging System).

De acordo com o site ZDNet, em breve, o serviço estará disponível em software similar ao Google Earth.

fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI916502-EI4802,00.html

Onde é que isto vai parar... lool :hmm:

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

no outro dia li no sapo, que a china ia fazer o mapa 3d da lua...ja nao digo nada.... :dontgetit:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

eu acho que isto irá parar qd formos habitar a lua ;) lolol

Atentamente,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estes gajus da Google ando a Bombar !msm !! Ja ouvi dizer ke iam criar  Tipo um Windows  ke iam criar mais umas senas... se fot tudo verdade  vai ser legal !!

mas tipo ums mapas de Marte ninguem la foi como eles tem assim tanta serteza dessas altitudes por satelites !? so pode ser mas msm assim nimguem me convence que é verdade !! mas tb se os chineses vão criar a lua em 3d ai nao tenhu duvidas os chineses fazem tudo e mais algo !!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estes gajus da Google ando a Bombar !msm !! Ja ouvi dizer ke iam criar  Tipo um Windows  ke iam criar mais umas senas... se fot tudo verdade  vai ser legal !!

mas tipo ums mapas de Marte ninguem la foi como eles tem assim tanta serteza dessas altitudes por satelites !? so pode ser mas msm assim nimguem me convence que é verdade !! mas tb se os chineses vão criar a lua em 3d ai nao tenhu duvidas os chineses fazem tudo e mais algo !!

Tanto a NASA como a ESA exige muito rigor nas suas investigações. As trajectórias são cuidadosamente medidas com erros inferiores a 10^(-7)* e com vários altimetros a laser é possível com grande precisão a topografia dum planeta. Os dados são enviados com uma boa relação de sinal/ruído devido a baixa velocidade de transmissão e com um bom algoritmo é possível garantir a recepção de todos os dados em condições.

*Um dos trabalhos finais do curso é o estudo destes erros na trajectória, provavelmente devido a fluxos de calor no satélite!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Convinha Falarmos todos a mesma lingua aki no Forum !! lool,  tou na brinca brinkaero  gostei da tua explicação mas ao mesmo tempo nao percebi muito bem !! mas deu mais ao menos !! loool mas ja que isso é possivel acredito ke o google possa lançar assim um programa !! mas agora uma coisa akele Programa do GoogleEarth akilo não liga directamente ao Satelite primeiro vai ao Transmissor do Google neste caso e depois vai ao satelite !? não percebo nada ou apenas será um monte de Imagens ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Convinha Falarmos todos a mesma lingua aki no Forum !! lool,  tou na brinca brinkaero  gostei da tua explicação mas ao mesmo tempo nao percebi muito bem !! mas deu mais ao menos !! loool mas ja que isso é possivel acredito ke o google possa lançar assim um programa !! mas agora uma coisa akele Programa do GoogleEarth akilo não liga directamente ao Satelite primeiro vai ao Transmissor do Google neste caso e depois vai ao satelite !? não percebo nada ou apenas será um monte de Imagens ?

sorry :-[

Aquilo que queiras que eu explico... eu explico...

Bem, essas imagens são fornecidas pela NASA e Arizona State University, depois de ser detalhamente analisadas. Depois dão acesso das imagens ao Google para o seu possível novo software.

Eu estive a procura da origem das fotos e a origem é de um satélite Odyssey:

http://mars.jpl.nasa.gov/odyssey/mission/

Mas conhecendo os americanos, as fotos se forem actualizadas, elas aparecem depois de serem analizadas, ou seja, eles dão o bolo, mas não todo e já com uns dias (para não dizer mais) em cima.

EDIT:

Parece que as imagens são de 2002, lool http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA03800, por isso confirma a filosofia americana. Também com um novo satélite por perto http://www.nasa.gov/mission_pages/MRO/news/mro-20060310.html, não se importam de mostrar as velhas imagens para o público.

E sobre o googleEarth, não sei, não encontrei nenhuma informação. Mas, por exemplo, a imagem de Lisboa tem anos e ainda não foi actualizada (pelo menos na minha versão free). E mesmo o restante software, parece ser a mesma coisa, só possuindo mais informações extras...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

humm vi logo ke não era Imagens de Satelite na Hora mas de qualquer maneira ta um bom Programa ja o Usei e gostei !! obrigadol

brinkaero

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora