• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Alcap

[Portateis Acer]Led do mail a piscar ao receber novo mail | LinTeam

1 mensagem neste tópico

Boas,

Este tutorial foi feito a pensar naqueles portugueses que usam linux, portateis acer, clientes de email e que querem ter a paneleirice comoda da luz do botao de mail piscar de cada vez que recebem um mail. Ou seja, 0.000000000000000000000000000000000001% da populaçao mundial.

Mesmo assim, ca vai:

Primeiro temos que sacar os drivers para as chamadas hotkeys do portatil. Eu usei o acerhk, nao sei se ha mais. Vejam se o vosso portatil é suportado, mas a lista é mais ou menos extensa. Infelizmente o autor do driver ja nao suporta o mesmo, pelo que para aqueles que tem portateis Acer mais recentes este tutorial ja nao deve funcionar.

Depois de instalado o driver, é preciso adiciona-lo. Como root corram

mobprobe acerhk

Depois é preciso faze-lo iniciar na altura do boot. Em debian (e presumo que nos outros debian based tb seja assim) adicionamos o nome do driver (acerhk) ao /etc/modules, noutras distros a historia ja é outra, e cada um sabe de si :P (aqueles que quiserem podem dizer no post como adicionar os modulos de kernel automaticamente para outras distros que eu meto no post inicial).

Com o driver pronto a funcionar vamos criar um script para mexer nas luzes sem estar sempre a escrever para a /proc/driver/acerhk/.

O script foi feito (presumo eu) pelo autor desta pagina.

Copiem o texto do script e, em seguida, como root, escrevam

nano /usr/local/bin/led

e colem o texto do script. Depois façam

chmod +x /usr/local/bin/led

.

Testem o script escrevendo

led mail on

. Se a luz começar a piscar, acho que nao é preciso um genio para saber que esta a funcionar. O comando led mail off desliga a luz.

Outros comandos que podem correr sao:

$ led mail on
$ led mail off
$ led wifi on
$ led wifi off
$ led bluetooth on
$ led bluetooth off

Atençao que aqueles comandos relativos ao wifi e ao bluetooth ligam/desligam tambem os respectivos aparelhos. Invocar o comando led sem mais parametros da uma breve descriçao do mesmo.

Para alem de por o botao do mail a piscar, este driver tambem poe as outras hotkeys, como o play/pause, etc, a funcionar.

Ora bem, agora que ja temos tudo a funcionar vamos so ajustar o sistema. Começamos por usar um mail notifier. Estou a usar o korn e nao estive a pesquisar muito acerca dos outros notifiers, mas presumo que a maioria consiga fazer o mesmo que o korn (correr um comando quando chega email). No korn, depois de configurar a conta, em events, na secçao "on new mail", no campo "run command" metemos led mail on. Faz-se um teste, mandando um email para a caixa acabada de configurar no korn. Se tudo funcionou como devia, o counter do korn vai apresentar o numero 1 e a led do mail começa a piscar. "Silenciem-na" correndo o comando led mail off, e passemos à segunda parte do tutorial (que so serve para aqueles que usam kde, em gnome ja nao me lembro como se faz e tambem nao o tenho instalado).

Abram o Control Center, e em Regional e Acessibilidade escolham  Acções de Entrada.

Agora deixo ao vosso criterio: podem escolher criar uma nova acçao num dos grupos ja criados ou criar um grupo novo e meter la a nova acçao.

Criem a nova acçao, e no tipo de acçao escolham Atalho de teclado -> Comando/URL(simples). Escolham a tab atalhos de teclado indiquem o botao de mail como atalho. Depois na configuraçao do comando escrevam

led mail off && icedove

. Troquem icedove pelo comando usado para iniciar o vosso cliente de email, como é obvio. Nao me perguntem porque, se escrevem icedove && led mail off nao funciona ;)

Em principio deve estar tudo a funcionar a 100%.

É o meu primeiro tutorial, espero que seja util a alguem, embora duvide :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora