• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Existe plugin para o Eclipse que crie classes visualmente?

14 mensagens neste tópico

Boas,

O meu prof recomenda o uso do BlueJ por duas razões, uma porque é mais leve mas isso a mim é indiferente, até porque uso o Visual Studio aos anos e já estou habituado (e nem acho muito pesado) e também porque tenho 2Gb de RAM. A outra razão é porque dá para criar classes/objectos de uma forma visual. Ele basicamente disse-me que "(...)têm a desvantagem de não permitirem criar objectos iterativamente(...)" falando de outros IDEs como o Eclipse, por exemplo.

A minha questão é: há algum plugin para o Eclipse que adicione esta funcionalidade do BlueJ (ou semelhante)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá tens UML é quase o mesmo que o bluej usa e assim aprendes uma coisa a serio e que tem utilidade e nível profissional.

Não sei se o bluej também usa o uml para criar classes mas em todos o caso preferia com UML ou mesmo á mão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que o prof falou é que a gente pode criar uma classe visualmente usando menus ou assim, e depois crias propriedades, metodos, tudo visualmente e acho que a ideia é puderes invocar esses metodos e tal sem teres de compilar o código para testar. Something like that...

Existe algum plugin para isso?

Eu vi um chamado bluEclipse mas a última versão acho que foi lançada em 2004 e ainda está em beta... :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

magician a ideia do BlueJ não é gerar código através de diagramas de UML. BlueJ é mais para poder-se interagir com objectos/classes facilitando a educação na aprendizagem de OOP.

Nazgulled, tens também Eclipse-Based Object Bench (E-BOB). Mas pelos comentários ainda está um pouco atrasado em relação ao BlueJ.

Mas prontos, BlueJ nessa área é muito bom. Até o Visual Studio (Object Test Bench, se não me engano) está atrasado em relação ao BlueJ, e estámos a falar de uma aplicação profissional.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, então o melhor é continuar o que estou a fazer... Tenho no sistema principal o Eclipse para trabalhar e isso e o BlueJ em máquina virtual (não quero na máquina principal algo que vou usar pouco) para quando for realmente necessário nas aulas.

Eu queria mesmo era ter essas funcionalidades do BlueJ no Eclipse, mas se não dá... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem que ser no eclipse?

Eu percebo pouco disso, mas penso que qualquer programa decente de modelação te deve dar para criar uma estrutura de classes em java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem de ser no Eclipse porque é o Eclipse que estou a usar como IDE e a ideia é fazer tudo dentro do mesmo programa. Para ter que usar outro, uso o BlueJ.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

omondo ou euml são plugins para o eclipse que criam automaticamente o uml a partir do código que tens.... não sei se isto te ajuda..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sei bem o que é UML nem como se chama aquilo que o BlueJ faz, mas pelo que já disseram neste tópico não me parece que isso me sirva... Se eu percebi o que é UML, a ideia não é apenas criar diagramas com o código que tenho, mas sim, puder criar objectos (instância-los), invocar funções (entre outras coisas) com ou sem argumentos de forma que não precise de compilar o código. É isto que o BlueJ faz e é esta uma das razões pelo qual os profs o usam nas aulas para ensinar POO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bluej faz isso ??? hummmm é no mínimo estranho mas não discuto dado que nunca usei.

UML permite a representação universal de classes, e mais tarde gerar código neste caso Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se eu percebi o que é UML, a ideia não é apenas criar diagramas com o código que tenho, mas sim, puder criar objectos (instância-los), invocar funções (entre outras coisas) com ou sem argumentos de forma que não precise de compilar o código. É isto que o BlueJ faz e é esta uma das razões pelo qual os profs o usam nas aulas para ensinar POO.

Tens de compilar sempre o código para testar os métodos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O BlueJ é tipo "interpretador", permite ao utilizador pegar em classes e brincar com elas interactivamente. Como o Nazgulled disse, não tem nada haver com UML.

Imaginem que criam uma classe Triangulo, e definem vários métodos (perímetro, área, etc). Decidem testar a ver se está a funcionar bem. O normal seria fazerem uma classe de teste e criar várias instâncias de Triangulo e chamar os vários métodos e fazer output dos vários casos.

Em BlueJ não é necessário nada disso. Basta ir à janela principal, em que mostra um diagrama (UML like) das várias classes do nosso código. Pegamos na classe Triangulo e começamos a interagir com ela, por exemplo criar um Triangulo com lado de 3 unidades. Pegamos nessa instância e chamámos o método perimetro e ficamos a saber o resultado, etc. Claro que é um pouco mais avançado que isto, permitindo interagir vários objectos e tal. Tudo isto dando uso praticamente ao rato. É por este motivo que BlueJ + Java é muito usado na educação, permite ao aprendiz interagir "ao vivo" com o seu trabalho.

Mas Nazgulled chegas-te a experimentar o plugin que disse? Eu sei que disse que era pior que o BlueJ, mas pode ser o suficientemente bom para não ser necessário ter os 2.

PS: Eu disse que Bluej era tipo "interpretador", mas na realidade é um compilador. Estou apenas a referir à sua capacidade de interacção com o código existente. O que é normal numa shell de um interpretador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Baderous

My mistake... Java não é o meu forte e eu tentei explicar o que queria dizer da melhor forma que sabia mas o Betovsky acabou de o fazer de melhor forma e acho que já conseguem perceber o que BlueJ faz e o tipo de plugin que procuro.

@Betovsky

Ainda não tive tempo. A ver se o faço este fim de semana...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Betovsky

Tentei instalar o E-BOB e consegui instalar sem erros (supostamente), mas algo não está a funcionar... Segundo a ajuda que foi instalada nas devias pastas dentro da pasta "plugins" na pasta do Eclipse, eu deveria abrir uma nova "View" chamada "Object Bench", ma não existe lá nada. Não faço ideia porquê...

No site tem uns pre-requisitos que diz o seguinte:

1. Java Development Toolkit (JDT) If you're already using Java within Eclipse, then you already have this. (Most people do.) Otherwise you can get it from either the Eclipse downloads site or the Eclipse Update Manager.

2. Java EMF Model (JEM) This component (also found in the Visual Editor) handles the execution of operations on a remote JVM. More information can be found on the Links page.

3. Eclipse Modeling Framework (EMF) Though we don't use the EMF directly, it is required indirectly by JEM. Download it here.

Eu tenho o 2 e o 3 instalados (se não o E-BOB nem instalava) mas quanto ao primeiro não tenho a certeza, mas penso que sim, como posso verificar? De qualquer maneira que saquei o pacote "Eclipse IDE for Java Developers" desta página: http://www.eclipse.org/downloads/

Tu, ou alguém, me pode ajudar a por o plugin a funcionar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora