• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Puky

Planificar uma rede em visio

29 mensagens neste tópico

Boas

Pessoal é  o seguinte gostaria de uma ajuda de voçes para um trabalho que tenho que fazer que é o seguinte:

tenho que fazer uma layout no visio de uma empresa com as seguintes caracteristicas:

Direcção 10 pcs

Comercial 1/6 portateis

Produção 5(linha de produção)

Controlo de qualidade 4pcs

Contabilidade 3pcs +1 servidor

recursos humanos 1pc

Distribuição 3portateis

Informatica 5(2 pcs + 3 servidores)

Isto são os departamentos e os seguintes pcs e servidores e com isto terei que criar uma layout mas tou com problemas para começar tal projecto

COnseguemme AJUDAR

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dá para usar o que bem entendermos wireless router switch o k nos entendermos mas os pcs são esses e e servidores são 4

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu deduzi que os servidores ficassem dentro dos departamentos,estou certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1 servidor supostamente é no departamento da contabilidade os otros 3 é no da informa´tica

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que é que achas da planificação que fiz? Eu fiz aquilo a pensar em VLAN que depois seriam configuradas conforme a necessidade além de que como pôs um router é possivel a comunicação entre VLAN. Meti diversos switchs porque como não referis-te limites, mas aquilo pode ser mais condensado. Talvez substituir um switch por um hub.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas onde está a planificAção?

No segundo post. Aquela imagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já vi a planificação e até gostei da tua ideia agora é só mudar uma coisa ou outra e prontos

mas no geral era aquilo que tu fizeste que eu precisava e que até ficou bom.

Acho que agora é trocar switch pelo hub ou assim e ver melhor as ligações mas a planificação não irá mudar muito aquilo que fizeste será mais a ordem que mudarei.

Obrigadão

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Meti diversos switchs porque como não referis-te limites, mas aquilo pode ser mais condensado. Talvez substituir um switch por um hub.

Qual é a vantagem de substituir um switch por um hub?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é a vantagem de substituir um switch por um hub?

Vantagem não tens nenhuma, excepto no preço. Sugeri a substituição do switch por um hub no caso da Distribuição (3portateis). Porque em virtude de serem só 3 portáteis um hub não vai interferir muito na rede.

Puky além do esquema, não precisarás explicar quais são as VLAN e processo de segurança?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vantagem não tens nenhuma, excepto no preço. Sugeri a substituição do switch por um hub no caso da Distribuição (3portateis). Porque em virtude de serem só 3 portáteis um hub não vai interferir muito na rede.

Vantagem no preço? Os switchs estão ao preço da chuva... ainda se vendem hubs?! Atenção que em algumas lojas por pura ignorância chamam de hubs a switches...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quando Cyrus3v falou em substitiur eu perçebi que era substituir devido aos preços que pdoerão ser afectados ou não por isso não é preciso com as vantagens ou n peixoto.

Cyrus3v eu preciso meter o mapa de ips mas isso eu sei,  agora o vlan e processo de segurança não sou obrigado mas se meter ainda fica melhor por isso se quizeres também poderás-me ajduar nisso porque assim a planificação ainda ficará mais completa e tudo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mpeixoto é o que o Puky disse, apesar dos switchs estarem baratos, se por ventura não existir muito dinheiro á situações que se substituires por um hub não vai afectar muito a rede.

Puky, claro que posso fazer isso, dá para treinar. Mas primeiro faz o mapa dos IP e dá-me.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cria era o visio e não consigo encontrar

E tem mesmo que ser em Visio?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim já pedi a um colega meu o visio.

e com o que tu mandaste o que eu tinha feito e outros apontamentos irei fazer um

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim já pedi a um colega meu o visio.

e com o que tu mandaste o que eu tinha feito e outros apontamentos irei fazer um

Depois mostra-me o mapa dos ip's. Sabes configurar subnets?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o mapa de ips meti logo com a layout.

se sei configurar subnets meter os numeros na aprte d ainternet?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não se sabes usar o VLSM - Variable Length Subnet Masks. Em que usas diversas subnets com diversos tamanhos, aproveitando assim ao máximo o nº de IP's disponiveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não sei usar não porque é a primeira vez que vejo tal nome pelo menos não me tou a recordar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar tens que escolher qual a classe de endereços. A B ou C. Classe C deve dar conta do assunto, depois tens que te lembrar que as VLSM não são suportadas pelo RIPv1 e IGRP.

E também me lembrei que para as poderes usar em vez de as ligações estarem no Switch 3550 A teria que se ligar ao router para criares redes distintas. O que na verdade poderás usar é as VLAN de maneira a que o pessoal fique dividido e os recursos como por exemplo os servidores só fique disponível a algumas VLAN's.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas eu só preciso da layaout e de o mapa de ips e acho que é as caracteristicas dos departamentos se não me engano

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas eu só preciso da layaout e de o mapa de ips e acho que é as caracteristicas dos departamentos se não me engano

Então não compliquemos o que é simples. Precisas de mais alguma coisa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e eu não quero complicar tipo já fiz a layaout e meti logo os ips lá e acho que está tudo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora