• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Portugueses aderem em força à banda larga móvel

2 mensagens neste tópico

Ao longo do ano passado o número de ligações acessos à banda larga via rede móvel, aumentou 88 por cento. Só no último trimestre de 2007 o número de portugueses que aderiu a esta tecnologia de acesos cresceu 22 por cento, para um total de 1,44 milhões de ligações.

Como revelam os números hoje divulgados pelo regulador das comunicações, a evolução da chamada banda larga móvel tem sido rápida e já permitiu a aproximação do número de acessos 3G ao número de acessos por ligações mais tradicionais como o cabo e o ADSL, que juntos somavam no final do ano 1,63 milhões de ligações.

Os números apurados pela Anacom também revelam um crescimento no número de clientes activos nos serviços de banda larga móvel. Desde o início do ano este crescimento foi de 137 por cento. Já no último trimestre do ano foi de 38 por cento, para um total de 659,8 mil utilizadores a usarem de facto os serviços. Números a que não será alheio o lançamento do e-Escolas e e-Iniciativas que facilitou as condições de compra de portáteis com ligação à Internet em banda larga por professores, alunos e frequentadores do programa Novas Oportunidades.

Nos acessos fixos à Internet, onde também devem ser contados os cerca de 10 mil clientes dial up, o crescimento do número de ligações fixou-se nos 9,2 por cento face ao trimestre anterior e nos 3,3 por cento face ao trimestre anterior, evolução sentido sobretudo na banda larga, que representa 94 por cento dos acessos fixos. Dentro da banda larga fixa o ADSL mantém-se líder, com 61,9 por cento das ligações existentes.

A PT continua a perder terreno para os operadores alternativos embora de forma ligeira. Entre trimestres a perda de clientes foi residual, mesmo com metade dos novos clientes de banda larga a escolherem operadores alternativos. Já face ao mesmo trimestre do ano passado a perda de quota foi de 2,3 por cento.

No final do ano existiam em Portugal 3,07 milhões de utilizadores de banda larga. No universo da banda larga fixa a penetração passou a fixar-se nos 15,4 por cento e na banda larga móvel nos 13,6 por cento.

A Anacom refere-se em comunicado aos últimos dados da ECTA que colocavam Portugal na cauda da Europa em termos de acesso à banda larga, para dizer que os valores não tinham em conta os acessos via rede móvel, que somados aos acessos fixos fazem disparar a penetração de banda larga em Portugal para os 30 por cento.

Isto embora se saiba que em muitos casos um utilizador de banda larga fixa também é utilizador de banda larga móvel, basta aliás olhar para as ofertas dos principais operadores ADSL que há meses juntaram aos seus pacotes comerciais a opção banda larga móvel.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora