• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

teckV

Apresentar o Python

3 mensagens neste tópico

Python 2.4.2 - last stable release

Unix release - http://www.python.org/ftp/python/2.4.2/Python-2.4.2.tar.bz2

Windows release - http://www.python.org/ftp/python/2.4.2/python-2.4.2.msi

Vou fazer uma breve apresentação de Python para que os novatos mais facilmente se iniciem nesta linguagem de programação simplesmente divinal.

Os mais atentos de certeza que já repararam que o Python é a linguagem mais utilizada para desenvovimento de ferramentas e utilitarios sobre linux e com certeza todos os que usam as distros Linux mais populares já tiram partido desta poderosa ferramenta de dev.

Aconselho vivamente a lerem os cursos em pt apresentados num outro post desta secção Python para entenderem as bases teoricas.

Vou resumir muitissimo e dar uns breves toques nessa teoria.

O Python é uma linguagem interpretadaquer isto dizer que funciona com um intrepetador que sempre que se chama o ficheiro .py com o codigo do programa criadolê o ficheirofaz o parsinginterpreta no momento os comandos e funções nesse ficheiro e executa-as. Este processo repete-se sempre que se corre o ficheiro .py (o programa desenvolvido em Python) Isto é excelente para debug ( sem ter que se comprarter sempre há mão e instalar um IDE pesadissimo e lento como o Visual Studiobasta um editor de texto para trabalhar no codigo). O Python não se compila pelo que este passo intermedio e chato fica anulado. (Pode-se criar executaveis compilados com algumas ferramentas já apresentadas neste forum). É um verdadeiro canivete suisso e caixinha de surpresas (o python sim é um canivete suisso para o especialista de informáticatipo pau para toda a obra) e podem criar rapidamente os vossos proprios utilitarios e comandos de sistema que correm em multi-plataforma. O Python vêm em todas as distros Linux mais divulgadas. É gratuito e pode-se instalar rapidamente bastando apenas acesso internet e fazer o download do package de instalação a partir do site oficial www.python.org. O python é mantido pela comunidade pelo que têm milhares de programadores prós a melhorá-lo e a desenvolver complexos módulos que encapsulam as tarefas mais comuns. Está tudo em código fonte (pois o python não se compilaestá sempre em código fonte e pode-se ver como a linguagem está desenvolvida a partir dos modulos em c++ e em Python. Os modulos em Python são excelentes para se aprender programação avançada e fornecem toneladas de funcionalidades de todos os tipos que em muito ajudam ao desenvolvimento.)

O Python é untyped pelo que não é necessário declarar especificamente os objectos a criar como se faz noutras linguagens bastanto assumir como valor de uma variavel (nem sequer necessita ser declaradaé tipo pronto a usar) um objecto qualquer e o Python gere toda a complexidade de criação e manipulação de objectos sem que o programador precisse pensar nisso. Isto é extremamente fexivelprático e rápido.

Em Python é tudo objectosuma string é um objecto stringetc. Como sabem os objectos são extremamente poderosos e o pricipal processo de manipulação de dados nas novas linguagens. O Python explora isto até ao extremo e fornece um vasto leque de métodos e propriedades para manipular estes objectos que representam todos os  dados tratados pela aplicação a desenvolver.

O Python é inteligentesimples e humilde (combinação bombástica). Não é necessário todos aqueles processos de inicialização de outras linguagens pelo que para ciar a mitica aplicação "HELLO WORLD" basta um editor de texto banal e uma linha de código. Absolutamente fantásticoquero sem duvida ter o Python sempre à mão nas operações profissionais que me incunbem.

todo o código para apresentar no ecrã o texto "Hello World"

print "hello world"

criem um ficheiro tipo texto mesmo com o notepad e escrevam apenas essa linha de código. guardem com a extensão .py e executem-no na linha de comandos do dostipo d:\dev\hello.py e é tudo... quantos pontos para o Python? se as mulheres fossem como o Python o mundo era quase perfeito!!!

hehehehe mas desde já alerto... não confundam estas caracteristicas com fraqueza e ingenuidade... o Python é reconhecido por uma elite de programadores como a mais poderosa linguagem alguma vez criada. Basta dizer que foi criada por programadores muito experientes em C e que queriam todo esse poder caracteristico do C mas com mais simplicidade e rapidez de desenvolvimento. Combinação Titanica. É com extrema satisfação que contemplo o seu sucessopoisconcretizaram na prática um antigo sonho dos amantes da programação.

mas não simplifica apenas a apresentação de texto no ecrã... simplifica tudo (para mim isto é que é poderrapidamente se faz uma poderosa e extremamente util aplicação... não é isso que todo o programador deseja?)

vejam a forma sublime com que se cria uma aplicação para receber o HTML de qualquer página de um site... uso uma ferramente baseada neste código para procurar erros e anomalias em sites que mantenho. O céu é o limite ou não. Podem criar um motor de busca personalidado (self made dá um gozo tremendousar utilitarios criados por nós em vez do simplesbanal e extremamente perigoso download [quem sabe realmente o que está num código fechado e sem garantias da origem?])

e com 5 linhas apenas se escreve este utilitário: o texto que vêm depois dos # é comentário e não código. O python ignora-o como é pretendido.

vou apresentar o codigo sem comentarios para melhor se ver e em seguida apresento o codigo com comentarios para entenderem o que se está a passar.

import urllib
site = urllib.urlopen("http://garinas.com.tudo.no.sitio/index.html")
data = site.read()
print data
site.close

import urllib    #  importar o modulo pretendido - dentro dos modulos estão funções e rotinas que fazem a parte chata do trabalho que podemos usar facilmente

site = urllib.urlopen("http://garinas.com.tudo.no.sitio/index.html")  # reparem que não precisam declarar a variavel do objecto nem saber de que tipo é. simples e eficaz

data = site.read()  # assume-se o HTML retornado daquela página à variavel data. Pode-se fazer o parsing e interpretar o HTML retorno da forma que se quiser.

print data  # Apresenta o HTML retornado no ecrã

site.close  # fecha a ligação. É boa pratica fechar sempre as ligações de todos os niveis para melhor gerir os recursos da máquina

outro super-poder do Python é a forma como se estrutura o código. no Python definem-se os blocos (blocos que em C ou PHP são delimitados pelos caracteres

{ e } ) através de avanços... lindo e limpo.

por exemploem PHP para fazer um ciclo while escrevia-se o codigo:

		while ($i < $num)
	 {
		$i=i+1;
	}

ou um if com um for em javascript:

	if (thisForm.chkboxVul.length==undefined)
{
	thisForm.chkboxVul.checked=false
}else{
	for (i = 0; i < thisForm.chkboxVul.length; i++)
	{
		thisForm.chkboxVul[i].checked=false
	}
}

como podem ver existe sempre um caracter { a iniciar o bloco e um caracter } a fechar... e todos sabem a importancia dos blocos em codigo...

de forma natural sempre fomos arrumando o codigo com avanços (tabsident) apesar de isso ser apenas por organizaçãolimpeza e estetica do codigopoistinhamos sempre de escrever os tais {} para que o codigo funcionasse correctamente...

mas e se houvesse uma linguagem inteligente capaz de entender os avanços como estrutura de

código? isso seria Python... e felizmente Ele existe.

um cilco while com um if em Python

while True:
      retries = raw_input(prompt)
      if retries < 0:
          print “bahhhh”
      print complaint

e agora um for

for i in filesin:
    textolinha =  i + '\n'
    listafile.write(textolinha )
    print counttextolinha
    count = count + 1

como repararam os avanços (tabulações) definem a estrutura do codigo e tenham atenção aos : de marcação.

espero que gostem de Python pois está mais que aprovado...

se na IT houvesse Deuses de certeza que eu iria adorar o Deus Python... gosto de Deuses poderosos...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora