• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Para alunos da UMinho - Sistemas Operativos e POO

11 mensagens neste tópico

Este post é direccionado apenas para os alunos da UMinho e principalmente aqueles que são de LEI/LESI, o Rui Carlos talvez me possa ajudar também, mas de resto, mais ninguém deve saber responder :D

Bem, é assim...

Como ando a fazer 4 cadeiras do 1º ano e 2 do 2º, ando com o horário todo baralhado. E o facto de que alguns turnos terem profs que ninguém recomenda, ainda limita mais as possibilidades de um gajo.

Eu à segunda feira tenho POO das 14h ás 15h e posso ir na boa, a outra teórica é das 10h ás 11h de terça feira. Ainda há terça feira, tenho Sistemas Operativos das 8h ás 10h. E para me estragar o esquema tenho uma aula Teórica-Prática de Lógica das 9h ás 11h o que me estraga o esquema das teóricas que eu queria mesmo ir.

1) Quanto a sistemas operativos, ainda posso ir à primeira hora, agora a questão é: A cadeira é muito difícil e convem muito ir ás teóricas para a conseguir fazer com boa nota? E se eu for apenas à primeira hora porque depois tenho o turno TP? O professor responsável chama-se Francisco Moura (FSM), é bom professor? Dá apontamentos e coloca-os no site da disciplina ou nem por isso?

2) Relativamente a POO o caso é parecido, só posso ir a uma teórica e que por acaso neste caso está dividido em dois dias. Eu tenho facilidade de aprendizagem em programação, não sou um génio nem nada que se pareça, mas comparando com muita gente que por ai anda que fazem da programação (seja que linguagem for) um bicho de 7 cabeças, eu não tenho esse problema. Por exemplo, a PF (Haskel)l tive 17 no trabalho prático e podia ter tido mais se me tivesse esforçado um bocadinho mais e apenas estudei por uns slides feitos pela Frado, ela não explica nada de jeito, mas os slides ainda ensinam alguma coisa. A PI ©, já sou um bocado suspeito pois já dei C no secundário, mas isso tinha sido há uns anos atrás e já não me lembrava de muito, no entanto, fiquei com 19 na parte prática. Ou seja, eu tenho facilidade de aprendizagem e perco muito tempo a ler documentos na net e a tentar perceber. E falando agora mesmo de POO o prof disse que iriam existir umas fichas com exercícios, onde alguns tem solução e os exercícios que sairam no exame são os da ficha e são alguns daqueles que não iremos fazer nas aulas TP. Eu acho isto óptimo... Ou seja, apontamentos devo ter alguns e exercícios não me vão faltar, depois basta ler documentos e tutoriais na net. Mas mesmo assim gostava de ir ás teóricas, mas não vai ser possível. A questão aqui é, conseguirei fazer esta cadeira com este prof e com boa nota, indo apenas a uma teórica e claro à TP? Ah, e o prof é o F. Mário Martins (Fernando?).

Espero por respostas de quem me possa responder...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1) Para SO, no meu tempo, os apontamentos dos prof não chegavam para tudo. Por isso é importante arranjares apontamentos. Acho que fazer a cadeira com boa nota depende sobretudo de se ter sorte no exame na parte teórica, e os profs gostarem das tuas respostas. E para saberes como responder às perguntas, ir às aulas é capaz de dar jeito, embora não deva ser essencial.

2) POO não é exactamente a mesma coisa que PF ou PI. Lembro-me que tirei uma alta nota no trabalho de PI porque o prof só olhou para o que o programa fazia, pois se tivesse olhado para o código... Mas em POO as coisas já não são tão simples, o mais importante é seguir as regras que eles impõe (e ter sorte com o prof que avalia :D), caso contrário, estás lixado. Mas em princípio, se fores às práticas deves safar-te bem (isto se tiveres um bom prof).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou suspeito para falar mas aqui vai:

1) Quanto a SO também estou a ter pela 1ª vez. A impressão que eu tenho dele é que ele é grande crânio e parece-me ser melhor professor do que o gajo que dá Sistemas Distribuídos. Eu penso que ele vai dar apontamentos, pelo menos noutros cursos em que ele dá SO tem apontamentos (curiosamente são os apontamentos de LESI), mas no sharing há sempre algo. Quanto à frequência às teóricas, eu penso que vale a pena (se bem que já ouvi dizer que o gajo divaga um pouco...). Tu queres é "sacar 024 a SO!" xD

2) POO. As teóricas são relativamente "boas", o que ele explica essencialmente são os conceitos de POO. Uma vez que os tenhas bem consolidados, a prática torna-se mais essencial do que a teórica. E se tens facilidade em programação, penso que não vais ter problemas e consegues perfeitamente fazer a cadeira com boa nota indo apenas a 1 teórica e à prática. Sim o professor é o Fernando Mário Martins, o homem que diz que conhece o gajo que inventou os Monads!

:cheesygrin:

PS: Esclarece só a parte dos exercícios das fichas que não percebi muito bem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Rui Carlos

Eu quando fiz PI ainda estava em MCC, foi no primeiro ano e foi o Ramalho que me avaliou o trabalho. Ele olha para o código não vê só se funciona e mais, ele pediu, durante a apresentação para adicionar mais uma funcionalidade, dai ter tido o 19, porque consegui fazer o que ele pediu ali na hora, se não conseguisse, ficava para ai com um 16 muito provavelmente. Eu prezo por tentar programar da melhor maneira que sei, com todos os conceitos de que tenho conhecimento e não apenas de fazer o que é pedido e a funcionar de qualquer maneira. Sempre fui assim, quer nos meus próprios trabalhos quer nos trabalhos para a universidade.

E quanto a SO e aos exames, eu de certa forma até estava só a falar na parte prática, porque eu em exames sou um desastre. Tirei as notas que tirei tanto a PF como PI na parte prática, mas a média que eu tenho das cadeiras é baixa porque não consegui tirar mais que 12 nos exames, até tenho vergonha de dizer isto. Mas agora com a avaliação continua as coisas são um bocado diferentes, a ver vamos.

@Baderous

Ya, o prof parece-me parecer um gajo que sabe do que fala e eu gostava de ir ás teóricas, mas não vai dar mesmo, em primeiro lugar estão as cadeiras em atraso do primeiro ano e tecnicamente ainda estou no primeiro ano, por isso se não fizer as do segundo este ano, não há crise, mas gostava de adiantar algumas claro. Mas se ele dá apontamentos, óptimo, vou a primeira hora da aula e depois vou a prática de Lógica. Não percebi foi essa do "sacar 024 a SO", explica ai :D

Eu nunca trabalhei a sério com Java nem nunca li muito sobre o assunto, eu sei que o conceito de POO em Java não é bem a mesma coisa que noutras línguas mas por exemplo, em C# é bem parecido, não é a mesma coisa, mas é parecido. E eu C# já tenho algumas bases. Eu só queria ir ás teóricas porque ele sempre deve explicar alguma coisa e assim escusava de ler tutoriais por fora (a não ser que eu não percebesse nada da explicação dele).

As fichas é muito simples. Ele disse que ia por no site várias fichas com exercícios, por exemplo, uns 15, mas só apenas 2 ou 3 é que irão ser resolvidos nas aulas. O resto é para tu resolveres em casa. Alguns deles tem solução ou explicações o whatever, outros não tem nada. E o que ele disse mais é que os exercícios dos testes serão os exercícios presentes na ficha, aqueles que não se resolver na aula irão sair no teste. Não todos obviamente se não o exame tinha de ter um dia inteiro, mas alguns deles. Ele disse que não ia inventar mais exercícios só para os por no teste, vai escolher alguns da ficha que não foram resolvidos nas aulas e tá o teste feito. Ou seja, basta saber resolver todos os exercícios das fichas e tiras 20 nos testes.

P.S: Não te esqueças de ir ás aulinhas todas de POO para depois me deixares fotocopiar as teóricas ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi foi essa do "sacar 024 a SO", explica ai :P

024 em Octal = 20 em Decimal :P

As fichas é muito simples. Ele disse que ia por no site várias fichas com exercícios, por exemplo, uns 15, mas só apenas 2 ou 3 é que irão ser resolvidos nas aulas. O resto é para tu resolveres em casa. Alguns deles tem solução ou explicações o whatever, outros não tem nada. E o que ele disse mais é que os exercícios dos testes serão os exercícios presentes na ficha, aqueles que não se resolver na aula irão sair no teste. Não todos obviamente se não o exame tinha de ter um dia inteiro, mas alguns deles. Ele disse que não ia inventar mais exercícios só para os por no teste, vai escolher alguns da ficha que não foram resolvidos nas aulas e tá o teste feito. Ou seja, basta saber resolver todos os exercícios das fichas e tiras 20 nos testes.

Espectáculo!

P.S: Não te esqueças de ir ás aulinhas todas de POO para depois me deixares fotocopiar as teóricas :P

As aulas teóricas é ele a mostrar acetatos e a explicar, não há nada escrito. Escrito só mesmo nas práticas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As aulas teóricas é ele a mostrar acetatos e a explicar, não há nada escrito. Escrito só mesmo nas práticas.

Tens a certeza disso? Já tiveste aulas com ele é ou conheces alguém que tenha tido? Porquê que não mencionaste isso na primeira resposta? :P E esses acetatos vão parar ao site da disciplina? Já agora, qual é?  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens a certeza disso? Já tiveste aulas com ele é ou conheces alguém que tenha tido? Porquê que não mencionaste isso na primeira resposta? :P E esses acetatos vão parar ao site da disciplina? Já agora, qual é?  :hmm:

Eu já tive esta cadeira o ano passado, mas como nesse semestre andava a fazer 10 cadeiras, não deu para muito.

As tais fichas que ele coloca na página contém uma breve explicação da matéria, agora não te sei dizer ao certo se são exactamente os exemplos que ele dá nas teóricas. A página é esta: http://sim.di.uminho.pt/ensino2.php3?seccao=geral&id=70

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pilas, andei os últimos dias sempre a ir ao site e nunca actualizou, tinha de ser agora quando perguntei pela página lol.

E porque raio diz ali LMCC? Eu sei que ele também dá a LCC, mas devia ser LEI/LCC, ai a brincadeira...

E outra coisa, ali fala em aulas Práticas, nós não temos disso, apenas Teórica-Práticas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Rui Carlos

Eu quando fiz PI ainda estava em MCC, foi no primeiro ano e foi o Ramalho que me avaliou o trabalho. Ele olha para o código não vê só se funciona e mais, ele pediu, durante a apresentação para adicionar mais uma funcionalidade, dai ter tido o 19, porque consegui fazer o que ele pediu ali na hora, se não conseguisse, ficava para ai com um 16 muito provavelmente. Eu prezo por tentar programar da melhor maneira que sei, com todos os conceitos de que tenho conhecimento e não apenas de fazer o que é pedido e a funcionar de qualquer maneira. Sempre fui assim, quer nos meus próprios trabalhos quer nos trabalhos para a universidade.

Eu tirei 19 num trabalhou que hoje tenho vergonha de mostrar. Tinha um trabalho que fazia muito mais do que era pedido, mas o Ramalho nem me olhou para o código. Soube explicar o funcionamento do programa, e saberia implementar novas funcionalidades, mas tinha 3 ou 4 mil linhas de código em 3 ficheiros, com uma organização quase nula, e algo semelhante em POO, deve dar para aí um 10.

Relativamente às aulas teóricas de POO, pelo menos quando fiz a cadeira, não havia muito para passar. Estava praticamente tudo no livro dele.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois esta deve ser a página de LCC, a nossa ainda deve estar para vir...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Rui Carlos

Pois, mas isso és tu :P Eu sempre organizei o meu código da melhor forma que sei, sempre fui muito arrumadinho, tivesse o código 10 ou 1000 linhas.

E quanto as teóricas e o livro, eu não faço muitas intenções de adquirir o livro dele, nem que seja fotocopiado. Prefiro arranjar um Inglês e melhor.

@Baderous

Algo me diz que vai ser a mesma página, é que na página principal do SIM na secção de Ensino, não há nada que distinga cursos, apenas tem as cadeiras. Algumas tem o curso entre (), mas POO não tem nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora