• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

soloam

Webservice

2 mensagens neste tópico

Boa tarde pessoal, já desenvolvo websites à algum tempo, mas sempre usei o PHP, actualmente ando a expandir os meus conhecimentos para o ASP.net (usando como base o c#, mas tambem uso o vb) e ando completamente fascinado pelo potencial da plataforma.

A minha duvida esta nos métodos simples que nos são oferecidos para updates parciais de páginas, sempre gostei de ter códigos funcionais mas optimizados, que consumam o mínimo de recursos possíveis, quer de memoria quer de tempo. O updatepanel é de facto uma ferramenta fabulosa, mas se analisarmos com cuidado o processo podemos ver que toda a pagina é executada no servidor, mas somente uma parte (a pretendida) é devolvida, isto causa uma grande quebra em processamento em websites que tenham muito movimento!

Verifiquei que podia fazer um update manual recorrendo ao uso de webservices, que iriam simplificar o processo, mas é aqui que entra as minhas duvidas! Este webservice não vai ficar acessível ao publico em geral? Ou seja, qualquer pessoa não ira ter acesso a esse webservice? Pergunto isto porque quando estou a testar os meus webservices eu consigo aceder a ele invocando o URL! Isto não pode causar problemas de segurança? Quais as desvantagens de usar este método? (sem contar com o facto de ser maus trabalhoso, mas que a meu ver é um trabalho que iria compensar a longo prazo).

Peço desculpa por eventuais confusões que possa ter feito em relação aos webservices, mas é um conceito que é novo para mim e estou a tentar explorar e aprofundar.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmene, se queres proteger um webservice, tens sempre uma função de identificação, que por sua vez devolve uma chave que é usada internamente em todas nas funções seguintes que queres proteger.

Foi este o método que segui quando experimentei asp.net.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora