• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Governo alarga programa e-escolas ao 11º e 12º ano

25 mensagens neste tópico

O programa e-escolas vai ser alargado aos alunos do 11º e 12º ano, abrangendo agora um total de mais de 750 mil potenciais utilizadores da iniciativa que visa distribuir computadores portáteis com acesso Internet de banda larga a alunos e professores por um preço muito abaixo do seu valor de mercado. Segundo informação do Governo estes alunos podem ainda durante este ano lectivo solicitar os equipamentos.

O alargamento do programa foi decidido hoje em Conselho de Ministros e responde a um pedido generalizado dos alunos e pais, que consideravam discriminatória a limitação aos jovens que frequentavam o 10º ano de escolaridade. Recorde-se que a iniciativa abrange ainda os professores do ensino básico e secundário e os formandos do Programa Novas Oportunidades.

Com este alargamento aos alunos do 11º e 12º ano são abrangidos no programa mais 250 mil potenciais beneficiários, o que eleva para 750 mil o número de utilizadores previsto, depois de este ter sido fixado inicialmente entre os 500 e 600 mil.

A Resolução do Conselho de Ministros de hoje prevê ainda um regime especificamente dirigido a beneficiários da iniciativa com necessidades educativas especiais de carácter permanente, garantindo-lhes o acesso a computadores adaptados, sem quaisquer encargos adicionais.

Dependendo do escalão de rendimentos do agregado familiar, os alunos têm acesso a computadores portáteis por um máximo de 150 euros e uma mensalidade de banda larga móvel que é 5 euros mais baixa do que o valor de mercado.

Fonte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pode ser que se lembrem dos alunos do ensino superior um dia... estes planos e-escolas no 10 ano é dinheiro mal gasto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só de pensar que tenho que estar 3 anos "preso" à net que praticamente só dá pra ver emails e estar no msn...  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só de pensar que tenho que estar 3 anos "preso" à net que praticamente só dá pra ver emails e estar no msn...  :wallbash:

o negócio da e-escolas é muito bom, por muito mau que seja o portatil ou a net, nao encontras nada a esse preço...

é dinheiro do estado muito mal gasto em alunos do secundário, onde 99% apenas usa para msn, paint e pouco mais...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o negócio da e-escolas é muito bom, por muito mau que seja o portatil ou a net, nao encontras nada a esse preço...

é dinheiro do estado muito mal gasto em alunos do secundário, onde 99% apenas usa para msn, paint e pouco mais...

Desculpa... depende... se viver numa zona mais remota a net não me serve de muito,  o portátil não é grande coisa, logo mais me vale pagar um a prestações mas um portátil decente :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Seja onde for, o portátil sai-te a 780€ no final dos 3 anos, dinheiro que paga meio MacBook/um portátil decente no final do 12º.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, isso é muito bonito, mas eu com mais 110€ fico com um portátil decente para mais do que 3 anos, sejamos realistas, os portáteis que eles apresentam se durarem três anos é sorte (1GB de RAM com o Vista? estão a brincar comigo).

Com 890€ compro um portátil com as seguintes características:

14.1" WXGA Glare Type TFT 1280 x 800

Intel Core 2 DUO T8300 3MB cache

2.4Ghz

8x DVD+/-RW Dual Layer 

2 GB (2x1024 MB) DDR 2 667 MHz  (o dobro do das novas oportunidades)

Disco de 160GB (o dobro do das novas oportunidades)

e, como vês, fico MUITO melhor servido. Mas pronto, se calhar sou eu que penso assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente este programa do governo é uma bela tanga, já tive oportunidade de estar com ambos os modelos que existem para aquisição, assim como com a net móvel que é "oferecida".

Resumindo:

- O modem da TMN por alguma razão precisa de ser carregado antes de se usar a net, o que é muito bom :confused: (ironia...)

- Os portáteis têm uma fraca qualidade de construção, para além de as características não serem nada de especial.

- Vêm com o Vista que por sua vez os deixa mais lentos, já que não têm capacidade para ter um SO tão pesado...

Cumps :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente este programa do governo é uma bela tanga, já tive oportunidade de estar com ambos os modelos que existem para aquisição, assim como com a net móvel que é "oferecida".

Resumindo:

- O modem da TMN por alguma razão precisa de ser carregado antes de se usar a net, o que é muito bom :confused: (ironia...)

- Os portáteis têm uma fraca qualidade de construção, para além de as características não serem nada de especial.

- Vêm com o Vista que por sua vez os deixa mais lentos, já que não têm capacidade para ter um SO tão pesado...

Cumps :cheesygrin:

O mesmo constatei eu, TENHO UM EM CASA (da minha mãe). Tenho o Fujitsu Siemens ESPRIMO e só tenho mal a dizer:

Lento (com o Vista), só tem 768MB de RAM (reais, o resto fica para a gráfica), a qualidade da imagem não é grande coisa, as restantes características não são nada de especial, teclado duro e não ergonómico, net lenta (quando liga), modem ESTÚPIDO, enfim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, os portáteis em que mexi eram de professores, já que os alunos (mesmo que mal servidos) é difícil comprarem 1.

Mas a cena da net é mesmo o pior, porque ao fim de contas o que era suposto pagar mensalmente era mesmo a net que quase nunca funciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também prefiro dar mais uns € e ter uma maquina de jeito... mesmo sem a net que eles oferecem...  :confused:

Já que ninguém dá nada a ninguém... é caso pra dizer: "quando a esmola é grande o pobre desconfia..." :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é caso pra dizer: "quando a esmola é grande o pobre desconfia..." :cheesygrin:

Exactamente!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não se pode pode instalar XP no portátil? Era capaz de ficar mais rápido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Poder até podes, mas é uma dor de cabeça encontrares drivers... :cheesygrin:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já há portáteis do eescolas que têm 2 Gb de RAM... Isto é bom para muita gente, mas para nós que já temos net é desnecessário... E ficar preso a um operador por 3 anos é um completo exagero!

Poder podes, tens aqui um exemplo. Mas mais tarde ou mais cedo o XP vai acabar por isso não adianta bater no ceguinho...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A algum pessoal isso até é capaz de compensar, porque se não estou em erro o preço Portátil/Internet também depende dos escalões... A, B... saindo assim bem barato aos alunos com escalões...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sei onde vocês fazem essas contas porque o portátil dos meus pais no total irá ficar por 330€...150€ do portátil + 180€(12 x 15€)=330€ com a activação do tarifário acho que foi 5€...

O portátil com o Vista já se sabe o que é...mete-lhe linux e tu vês se aquilo anda ou não!

A net é uma treta demora 1 ano para ligar mas isso no meu caso é cagativo porque a porcaria da placa nunca sai da mala do portátil aqui em casa há wireless e o portátil é raro sair de casa...ou seja já deve ter teias de aranha entre o cartão e a placa.

As teclas é que não são grande coisa, com algum uso e começam a ficar escuras...mas também por 330€ não se arranja melhor!

Quanto aquela guerra de que o Toshiba é melhor que o Fujitsu toda a gente sabe que o Toshiba em termos de qualidade é muito melhor mas o Fujitsu tem uma grande vantagem, ambos os portáteis tem 2 slots para RAM, mas o Toshiba trás 2 módulos de 512 enquanto que o Fujitsu trás 1 modulo de 1GB, por isso por 30€ podes meter outro módulo e ficas com 2gb...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sei onde vocês fazem essas contas porque o portátil dos meus pais no total irá ficar por 330€...150€ do portátil + 180€(12 x 15€)=330€ com a activação do tarifário acho que foi 5€...

Não é bem assim. Para os alunos sem escalão e professores é: €150 (portátil) + 3 (anos) x 12 (meses) x €17.5 <=> €780

Não sei é onde é que tu fazes essas contas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

3 anos x 12 meses?! Só se for para professores...para quem frequenta o programa Novas Oportunidades é 1 ano. 17.5€??? eu pago 15€ certinhos, se quiseres até te mostro as facturas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei é onde é que tu fazes essas contas.

Alunos do Novas Oportunidades. :thumbsup:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E, já agora, ninguém fez referência, mas faço eu: que fraca bateria tem aquilo. 1 hora? estão a brincar comigo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

3 anos x 12 meses?! Só se for para professores...para quem frequenta o programa Novas Oportunidades é 1 ano. 17.5€??? eu pago 15€ certinhos, se quiseres até te mostro as facturas...

Ah bom, mas eu estou a falar de alunos do ensino normal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vocês não sabem aproveitar o que tem... um portátil mais uma licenças vista com 3 anos de net fica por €780... ou seja pagam quase só a net...

façam as contas direito, valor do hardware + net + licença do vista (para quem faz confusão a palavra vista pode fazer as contas com o suporte da Caixa Magica) e depois vejam quanto é que pagariam e quanto é que pagam mesmo sem escalão

queriam o que? um quadcore grátis?

mesmo assim continuo a dizer é um estupidez colocar esse plano no ensino secundário, era muito melhor aproveitado no ensino superior

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vocês não sabem aproveitar o que tem... um portátil mais uma licenças vista com 3 anos de net fica por €780... ou seja pagam quase só a net...

façam as contas direito, valor do hardware + net + licença do vista (para quem faz confusão a palavra vista pode fazer as contas com o suporte da Caixa Magica) e depois vejam quanto é que pagariam e quanto é que pagam mesmo sem escalão

Not the point. A curto prazo é bom negócio, mas não é a longo prazo. Até ao 12º ano, qualquer um dos portáteis me servia e até era bom negócio. Mas para a universidade, simplesmente não chegava a meio do curso, e 780€ é metade de um portátil decente para durar um curso inteiro. :(
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Not the point. A curto prazo é bom negócio, mas não é a longo prazo. Até ao 12º ano, qualquer um dos portáteis me servia e até era bom negócio. Mas para a universidade, simplesmente não chegava a meio do curso, e 780€ é metade de um portátil decente para durar um curso inteiro. :(

That's the point :( Finalmente, alguém que chega lá. Eu não quero um portátil para dois anos, quero para 6 ou 7, portanto, a médio-longo prazo, é um investimento que se calhar não vale tanto a pena quanto isso :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora