• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Olimpíadas da Programação edição 2006

41 mensagens neste tópico

Boas,

Como administrador desta comunidade sinto-me responsável por alertar todos os programadores para este acontecimento.  São as Olimpíadas da Programação, edição 2006, e oferecem imensos prémios aos vencedores e participantes. A primeira fase é um desafio que podemos responder através da internet, a sgunda fase é nacional e disputada na Costa da Caparica e daí saem 4 apurados (os campeões nacionais) que terão oportunidade de ir para o México, disputar a final mundial.

Site: http://ctp.di.fct.unl.pt/ONI/

Espero feedback... :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hey... se não é ao nivel das escolas rulla!

Porque eu não estou num curso de programação.... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hey... se não é ao nivel das escolas rulla!

Porque eu não estou num curso de programação.... :D

Não é ao nível das escolas. É de participação livre. :)

Linguagens permitidas: Pascal, C e C++. Basta escolher uma. As inscrições abrem brevemente.... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cada inscrição deverá incluir a identificação de um professor responsável que apoia a participação do aluno concorrente nas diversas fases do concurso e que deve ser mandatado pela escola a que pertencem o professor e o aluno concorrente.

Que grande BAAAAHH

Até dava para usar c++, que pena.... :|

Edit: Não me estou a ver a ir ter com o stor de programação lá da escola a pedir para entrar.... :D  LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cada inscrição deverá incluir a identificação de um professor responsável que apoia a participação do aluno concorrente nas diversas fases do concurso e que deve ser mandatado pela escola a que pertencem o professor e o aluno concorrente.

Que grande BAAAAHH

Até dava para usar c++, que pena.... :|

Hey... :D :(Não li isso..

Mas espera: isso fala de cursos tecnológicos? É que se não falar então basta pedirmos ao nosso prof de TIC do ano passado e voilá...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha stora de tic do ano passado não está lá na escola... :)

Mas logo se vê isso.... vou falar com colegas meus do tecno... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiquei em 3º lugar o ano passado (estava no 10º), este ano que estou no 11º vamos ver como vai ser.

Vou tentar responder a algumas dúvidas daquilo que sei (experiência própria):

Sim, o ano passado podia-se concorrer em C++, o programa a ser usado vai ser o mesmo (Mooshak) portanto só faz sentido continuar a ser permitido.

As inscrições são por escola, mas não é obrigatório ser-se do secundário ou do curso tecnológico de informática. Têm sim de ter nascido depois de 1987 (ou é 1986? como muda todos os anos não tenho a certeza) e convencer um professor a inscrever a escola por voçês. Depois as deslocações (se ficarem nos 30 primeiros da qualificatória online para irem à final nacional) lá se entendem com a escola.

Nos dois últimos anos, os 8 primeiros lugares tiveram direito a um estágio de 1 semana sobre programação, realizado na universidade do porto (com tudo pago). Aí são apurados os 4 representantes de portugal para as internacionais (o ano passado foram na Polónia). Um pormenor: para a nota de apuramento para a internacional conta a nota do estágio + a das olimpíadas nacionais.

Mas isto depois já é mais à frente, para quem de facto ficar apurado.

Quanto à organização, eu só tenho razões de queixa, mas pareço ser o unico.

Não pude realizar o estágio porque só avisaram as datas 15 dias antes (3 semanas antes das internacionais) quando já tinha as férias com os meus pais programadas. De resto, 2 alunos do meu colégio foram ao estágio (1 deles às internacionais, o melhor portugues lá, o André Moreira) e realmente aprenderam MUITA coisa.

Estava a pensar iniciar um tópico com algoritmia para este tipo de concursos (actualizaria diariamente ou assim), como algoritmos de ordenação, formas de achar numeros primos, maximos divisores comuns etc, esse género de coisas, ultra-eficientemente.

Um dos admins não me poderia dizer qual o tópico indicado para este tipo de informação? (não me parece ser em "tuturiais", mas tambem em "algoritmia" talvez nao seja o mais correcto visto ser médio-alto)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Um dos admins não me poderia dizer qual o tópico indicado para este tipo de informação?

Talvez o de Algoritmia ou então aqui a Discussão Programação, onde todos poderemos discutir e tentar resolver á vontade os algoritmos. Mas já que se tratam de algoritmos porque não na secção Algoritmia?

Ficaste em 3º lugar?! Então parece que temos aqui experiente  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que ficava bem na algoritmia.....

epah, eu gostava de ir... mas lol, não me estou mesmo a ver a convencer um stor de BP, sendo eu um aluno do cienctífico.... ;)

mas acho que lhe dava bem no c++

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não me lembro se ainda tenho os enunciados do ano passado.. Lembro-me dos problemas, mas os enunciados não fiquei com eles. Se estiverem interessados posso descrever aqui o que era necessário fazer (não hoje que estou cansado, mas amanha ou isso já posto)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Um dos admins não me poderia dizer qual o tópico indicado para este tipo de informação?

Talvez o de Algoritmia ou então aqui a Discussão Programação, onde todos poderemos discutir e tentar resolver á vontade os algoritmos. Mas já que se tratam de algoritmos porque não na secção Algoritmia?

Iniciado.

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=1743

Deiam a vossa opinião. (quantos mais comentários mais me incentivam a continuar)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o ano passado foi +- aquilo (exceptuando o jantar que foi uma grande treta, tive que andar a procurar um sitio para comer no bairro alto as tantas da noite).

boa sorte para todos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nos vossos anos era por ekipas ou individualmente???  e que no ano em k la fui era por ekipas... mas nao tava mto a frente como voçes descrevem ai.. mas pronto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o ano passado foi +- aquilo (exceptuando o jantar que foi uma grande treta, tive que andar a procurar um sitio para comer no bairro alto as tantas da noite).

boa sorte para todos

Eles ofereçeram jantar na universidade nova (aquela na costa da caparica) o ano passado :o

E foi individualmente (embora nao tenha a certeza se as internacionais sao em grupo)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu nao disse que nao tinham dado jantar, disse que tinha sido uma treta

por outras palavras não gostei ficei cheio de fome

lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas...

Eu e o NeoCore já estamos registados e já recebemos as missões de treino, devo dizer que não são de todo fáceis e qu irão dar algo que pensar.

Para o caso de sermos apurados e irmos ás regionais se mais alguem daqui do P@P for teremos de arranjar algum método de encontro no recinto  :cheesygrin:.

Já tou a magicar ideias... É desta que se vão vingar do vosso moderador  :cheesygrin: ao vivo e à purrada.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pll querem concursos de homem???

http://www.acm.polytechnique.fr/2005/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já diziam era o vosso nome para vos poder ir controlando. :)

CICarvalhos Miguel_Araujo <-

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Overrun podes colocar aqui as missões de treino sff?

Tens de ter username e password.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim mas tu tens . não podes fazer copy paste para nos vermos os exercicios ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim mas tu tens . não podes fazer copy paste para nos vermos os exercicios ?

Ha dos exercícios, epah mais daqui a nada ja trato disso que agora não tenho tempo, mas são 5 exercícios de treino  :).

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acaba dentro de 16minutos a qualificação para as olimpiadas nacionais de programação na costa da caparica (às 12.00 de hoje (sabado 22))

Acabei de submeter agora o ultimo dos 3 exercicios que me faltavam para completar os da qualificação, mas pedi no inicio deste topico os vossos nomes para saber quem ia encontrar do P@P e ninguem respondeu..

Fico à espera

Edit: saiu agora a qualificação provisoria (com os pontos atribuidos pelo sistema) mas falta-lhe ser homologada

http://www.dcc.fc.up.pt/oni/cl-qualificacao-provisoria.html

Pelos vistos estou em primeiro  :shocking:

Mais alguem se conseguiu qualificar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora