• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

18

Qual o melhor S.O. para programar ?

9 mensagens neste tópico

Qual o melhor S.O. para programar ?

Se for Win qual versão e programa e se for Linux qual distribuição ?

Obrigado !

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que entendes por melhor?

Aquele em que há mais ferramentas disponíveis?

O que dá menos dores de cabeça?

O que disponibiliza ferramentas de mais fácil acesso?

... ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do que queiras.

-Windows VS 2005 ou 2008

-Linux ou Sun-Os ou HP-UX, g++ com qualquer editor de texto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha opinião vai para Linux (Ubuntu 7.10) com emacs ou eclipse (com CDT).

Acho que ninguém vai optar por usar um ambiente Unix, a não ser que tenhas dinheiro para comprar um servidor lá para casa. De qualquer maneira, HP-UX 11iv3 é a minha escolha para esse ambiente.

Quanto a Windows, escolhia um XP SP3 com eclipse usando as ferramentas da GNU (make,gcc,libtool). Mas sou um pouco suspeito nesta escolha porque não gosto de trabalhar em Windows.  :thumbdown:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pah se for para .NET é lógico que é Windows... e os seus poderosos IDEs como o Visual Studio.

Se for C, C++ e afins eu prefiro linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sinceramente nao gosto de ubuntu... gnome nao é para mim.... kubuntu com Qt é mais engraçado... que ubuntu com GTK....  :hmm:

Mas tudo depende da linguagem que queiras usar e funcionalidades que queiras implementar... se nao quiseres programar guis nem sequer é uma questao esta de ubuntu ou kubunto 8-)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião um bom sistema operativo para programar, tem que ser um sistema operativo que segue uma filosofia amiga dos programadores, tem que ser um sistema operativo no qual não se coloquem barreiras técnicas ou legais, que tenha disponível para si um grande ambiente que siga o mesmo princípio e ferramentas adequadas para programadores. Os únicos sistemas operativos que conseguém isso são os que são licenciados como Software Livre/Open Source Software e o sistema operativo mais equilibrado entre estes e mais útil para a maior parte dos casos é o GNU/Linux.

Quanto a ferramentas a utilizar é claro que como compilador sugiro o g++ da Gnu Compiler Collection (GCC), e depois dependendo da complexidade do projecto e/ou dos teus hábitos de programação. Mas tens excelentes editores de texto, que não são meros editores de texto como o VIM e o EMACS, e ainda IDEs como o Anjuta e o KDevelop.

Quanto à melhor distribuição de GNU/Linux, depende... Se quiseres atingir um público especifico que utiliza uma distribuição especifica, o melhor é mesmo utilizares essa distribuição, se não utiliza Debian, pela quantidade de pacotes disponíveis, ambiente muito estável e compromisso social para com o Software Livre. Ubuntu também pode ser uma boa escolha.

Foste muito vago, só se disseres o que pretentes de fazer é que podemos ajudar como deve ser.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora