• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

CR_

KDE 4.1: Visual Changelog (rev 777000)

13 mensagens neste tópico

Uma vista de olhos no visual do futuro KDE 4.1

KDE 4.1: Visual Changelog (rev 777000)

[ Friday, 22 February 2008, Bastion ]

KDE 4.1 will be what everyone expected 4.0 to be — a fully functional revolutionary Linux desktop. I took a look at the revision 777000 of this desktop environment and what you get is a visual changelog describing the current progress in terms of look and feel and the features.

Author: Korneliusz Jarzebski

Desktop

This is how the default KDE 4.1 desktop looks like in rev 777000.

987df028ae4d50a800d4902b3a5db635.jpg

KDE 4 Desktop - Revision 777000

Plasma

Character Selector is a new applet for picking special characters. Its functionality is currently still very limited, but we could expect that in the future it will be a useful tool for picking special chars like euro sign, copyright sign, trademark or Greek alphabet letters.

kde4_777000_plasma_character_selector.jpg

Character Selector

Keyboard Leds is a very simple applet informing us about the state of the keyboard (e.g. whether the Caps Lock, Scroll Lock or Num Lock is pressed).

[...]

in: http://polishlinux.org/kde/kde-41-visual-changelog-rev-777000/

Origem: http://jarzebski.pl/read/kde-4-rev-777000.so

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, tanto widget carregado de SVGs e e afins, não me parece que seja esse o objectivo de um desktop environment.

Outra coisa que não percebo é o uso de designs todos xpto e fundos com altas fotografias quando o objectivo é mostrar um um ambiente de trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sei porquê, mas na minha opinião e a apenas a nivel gráfico o linux está a milhas tanto do Windows como do OS X. O aspecto do Vista pode não ser nada de especial para muita gente-- é discutível mas não para aqui-- mas é muito superior ao KDE ou ao GNOME.

Não consigo entender como é que eles não conseguem proporcionar um ambiente agradável e polido. E no entanto, em cada versão prezam-se sempre de isto e aquilo a nível gráfico, mas eu acho que cada versão que passa fica pior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A theme Oxygen (a default) até tem um aspecto bastante polido, mas depois parece-me que o KDE falha naquela confusão de menus. Aconselho a instalarem e verem. Atenção que (pelo menos para mim) ainda não está pronto para uso diário .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou já instalar, nem uso KDE... Para mim, o Gnome está a milhas do Aero do Vista e eu prefiro mil vezes o Gnome ao KDE. Dá para ter uma ideia do que eu acho do KDE :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, eu discordo completamente. Pessoalmente não ligo nada a isso, mas quer o gnome quer o kde são muito mais costumizáveis que qq windows. E aqueles efeitos 3d do vista são incomparáveis como compiz, xgl, berryl, ou lá como se chamam aqueles efeitos 3d do linux.

Isto vindo de um gajo que não liga nada a esse tipo de coisas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E eu discordo de ti... Eu estou-me a borrifar para a costumização que o Linux oferece nesse aspecto, assim como a comparação dos efeitos no compiz e etc. Eu não quero um sistema com mariquices a queimar janelas ou whatever, o Windows tem o necessário para ter um desktop simples e produtivo. O Windows tem simples fades, simples movimentos das janelas e etc, que é o que se quer num sistema de produção. Devem se contar pelos dados de umamão aqueles utilizadores que usam diariamente efeitos cheios de floreados, isso não é nada produtivo.

O Vista/Aero se a Microsoft quisesse também fazia tudo que o compiz faz, mas eles não querem, optaram por simplicidade para não comprometer a produtividade. Assim como o OS X. Eu não uso OS X pelo que não sei se o que vou dizer é verdade, mas por acaso o OS X também tem janelinhas a arder e coisas assim? Dá para configurar a esse ponto? Provavelmente não, por essa ordem de ideias, também os efeitos do OS X são incomparáveis ao compiz e etc mas não é bem assim.

A ideia é produzir efeitos agradáveis à vista sem comprometer a produtividade, é isso que o OS X e o Vista fazem, é isso que o Linux faz se os utilizadores configurarem para tal. Se faz mais ou menos, é irrelevante, quase ninguém os usa diariamente.

Tu dizes que não ligas a esse tipo de coisas, mas enganaste, tu pensas que não ligas, mas no fundo ligas. Podes não ter interesse nenhum isso "assim por fora" (não sei bem como explicar), mas mesmo que tu ligues mais a segurança, fiabilidade e essas coisas, vai-te ser muito mais agradável trabalhar num sistema com um visual apelativo.

Compara o Linux de hoje com o de há 10 anos atrás apenas a nível gráfico que é o que se está a discutir. Da maneira que falas das a entender que se neste momento tivesses um Linux de há 10 anos atrás, não te importavas porque não ligas ao visual. Mas isso é o que tu pensas, por dentro, sentes-te muito mais confortável e é muito mais agradável trabalhar num sistema que te seja apelativo, que com os efeitos simples isso é possível.

Para terminar e reforçar a ideia o que quero dizer é que se as coisas tivessem sido o inverso, ou seja, há 10 anos atrás tínhamos ambientes gráficos espectaculares, com efeitos 3D e assim, mas coisas simples e hoje em dia isso não existisse, acredita que mesmo tu dizendo que dizes que não ligas muito a esse tipo de coisas ias dizer que o Linux de há 10 anos atrás era muito melhor. Graficamente/visualmente falando.

Por mais que tu ou alguém diga que não liga a esse tipo de coisas, eu não acredito, toda a gente gosta de ter coisas bonitas, sejam elas o que for, mas gostam. Claro que há gostos esquisitos, mas isso é outro pormenor...

E uma coisa que eu reparei agora que li o meu post anterior... Eu nem se quer estava a comprar o Vista ao Linux relativamente a efeitos 3D, mas agora não vou apagar o texto enorme que escrevi. Eu estava a falar em aspecto visual apenas e não aos efeitos. Ou seja, desenho das janelas, dos botões de todos os controlos de uma aplicação, fontes, esse genero de coisas. Na minha opinião, o Linux ainda está um pouco longe de ser realmente bonito. Não é que o Vista seja muito, mas é melhor que o Linux, digamos que a nível visual o Vista parece ter um design acabado e polido, enquanto eu no Linux eu não vejo isso. Parece que os verdadeiros artistas usam OS X e Vista enquanto que os mais fraquitos ficam-se no Linux. Não os culpo, as melhores ferramentas para o trabalho ainda não existem em versão linux, mas isso não é desculpa :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, normalmente o pessoal queixa-se do Aero pelo consumo de memória que tem, até porque não tem efeitos que justifiquem tal extravagância.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Irrelevante para a discussão e demasiado off-topic, queres discutir isso, abre um novo tópico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Good, também não me apetecia :P

Vá, fim do off-topic.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora