• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

cyclop

Frameworks

10 mensagens neste tópico

Viva a todos os Zends, alguém já se deu ao trabalho de trocar de framework?

Ou seja, a todos aqueles que usam a framework da zend, acham que deve-se manter, ou trocar?

Se trocaram, porquê?

Basicamente, quero saber qual a framework que aconselham ao pessoal para usar.

Grande abraço!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem desculpem la a minha ignorância mas o que é Framework :wallbash:s?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basicamente uma framework é um conjunto de classes de apoio ao programador...

Traduzindo em português, base de trabalho, serve para não ter de programar algumas coisas, ou para facilitar a elaboração de outras... não sou lá muito bom a explicar lol...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tirando a primeira primeira frase até acabaste por explicar bem ;)

1sonhador, isso é partir do principio que a grande maioria do pessoal usa a zend framework :s

A zend framework é uma framework que nunca experimentei porque me pareceu seguir uma aproximação demasiado pesada, e as criticas que li foram más.

Eu demorei até encontrar um framework que me servisse, cakephp, symfony, prado, phpontrax...

Destas que referi a symfony foi a única que cativou alguma simpatia por minha parte, mas não era adequado ao que eu queria e gosto de fazer.

A framework symfony está extensivamente documentada e tem muitas funcionalidades mas é direcionada para aplicações de grande porte, até aconselham o seu uso preferencialmente em servidores dedicados.

Define-se o modelo de dados em YAML, correm-se meia duzia de comandos e tem-se um esqueleto pronto, com métodos para tudo e mais alguma coisa, scaffolding com paginação out-of te box, até acho que gera os models e as vistas, não me lembro.

A framework cakephp é um pouco na mesma onda, a única diferença para mim é que está mal documentada. A documentação para alem de estar incompleta tem lacunas.

Isto tudo é muito lindo e tal mas uma aplicação, na minha opinião, tem muito mais que se lhe diga do que implmentar as operações CRUD numa base de dados. Por isso continuei e a procurar até que encontrei exactamente o que queria.

Code Igniter!

De longe a minha framework preferida.

A grande diferença em relação a todas as outras que encontrei: é incrivelmente mais simples que qualquer uma das outras mas não é menos poderosa.

Os criadores desta framework souberam perceber que boa programação não implica em circunstancia alguma código complicado.

A instalação não existe, basta colocar a pasta na localização pretendida.

Outro ponto forte nesta framework:

A documentação simplesmente não tem qualquer falha, está simples de seguir e tem TODA a informação necessária para a usar. E não é muito extensa.

A implementação do padrão MVC pode ser feita como o utilizador quiser:

Com ou sem um sistema de templates.

Com eu sem active record.

Com ou sem Base de Dados!!!!

A forma como os dados são passados de um lado para o outro e como alguns comportamentos são disparados, é simples e genial.

Isto é a minha opinião, mas o codeigniter bate claramente qualquer outra framework.

contudo, se a aplicação a desenvolver for essencialmente um grande conjunto de CRUDs, outras (cakephp, synfony, etc) podem poupar mais tempo ao programador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entao uma framework segundo percebi...é a mesma coisa que uma biblioteca que contem classes já predefinidas que podemos utilizar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entao uma framework segundo percebi...é a mesma coisa que uma biblioteca que contem classes já predefinidas que podemos utilizar?

Não só.

Contem  vários mecanismos:

-Estrutura base da aplicação

-transporte de dados entre várias partes da aplicação

-formas de chamar funções implicitamente

-possibilidade de difinição de comportamentos em toda a aplicação

-etc.

basicamente é uma estrutura já pronta a usar e tambem uma biblioteca de utilitários

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já ouvi falar muito bem da Cake e da Symphony, e ouvi também dizer por fontes viáveis que a Cake é das melhores do "mercado" para PHP. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostaria de corrigir a definição de Framework.

Framework não é apenas um conjunto de funcionalidades.

É mais uma layer (camada) que fica entre o programa e a linguagem. Até porque normalmente as frameworks correm sozinhas e executam a aplicação por métodos internos.

Sobre as frameworks eu disse ontem noutro tópico:

"À dois anos existiam muitas candidatas, mas o Cake foi o que realmente foi crescendo e ficando mais madura. É a única neste momento que tem uma organização coerente e crescida. Symphony era outra opção mas foi claramente ultrapassado pelo Cake."

É a minha opinião. Há uns meses utilizei Codeigniter para fazer um portal de dimensões razoáveis. Porreiro! Serviu muito bem e comparado com aplicações antigas que fiz demorei menos de metade do tempo e aproveito o tempo ganho para melhor outros aspectos. O site tá impecável e a framework é muito boa.

Mas.. depois desse portal surgiu outro trabalho e na altura decidi investigar mais a sério e juntei três frameworks: cake, codeigniter e symfony. O quote acima diz o que ache de symfony. Sobre o codeigniter está atrás do Cake por razões simples:

Invocar explicitamente os templates a usar, por cada action;

Model não está tão evoluido. "Behavior's" em Cake é uma daquelas coisas que tornam as frameworks vencedoras;

Conceito de plugins em Cake;

Conceito de components (podem equiparar-se a libraries, mas.. libraries em CI não podem estar ligadas dinamicamente a componentes);

E também muita pela organização: CI não tem o conceito da pasta pública. Toda a aplicação cake fica por cima do "public_html", webroot é a pasta pública (nao é simples de explicar mas é uma questão de pesquisa).

Cake tá um passo à frente do CI. Embora recomende Cake, CI é uma escolha perfeitamente aceitável, sem dúvida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

MX+, já vi que temos opiniões diferentes.

Mas realmente não conseguiste explicar lá muito bem, pelo menos eu não percebi grande coisa  :-[

Deixa cá ver se eu entendi, que tambem devo dizer nunca utilizei o cakephp num ambiente de produção por isso não o conheço tão bem como o codeigniter

"Invocar explicitamente o template" <-- queres dizer que as vistas têm que ser invocadas manualmente?

tipo....

$this->load->view("aminhavista");

?

O cake permite-te definir uma vista que é carregada por defeito?

Sinceramente não acho isso grande vantagem. Numa aplicação com dez vistas poupas no máximo 4 linhas de código. Pelo menos nas minas aplicações 95% ( ou mesno 100% ) das vistas só são usadas uma vez, pelo que acabarias por ter que as carregar manualmente?

Depois a cena dos plugins e dos componentes aí é que me não percebi mesmo.

Não sei quais são as formas que o cake tem de ser extendido, o codeigniter permite escreveres bibliotecas adicionais para usares no seu core, se preferires algum distanciamento podes escrever antes um helper, e para umas modificações mais à hacker (no bom sentido) vem com um sistema de hooks que te permite extenderes o código fonte da própria framework.

Behaviours, pasta pública, tambem não estou a ver o que é :(

No codeigniter os módulos devem ser escritos por ti. Isto é uma coisa que outras frameworks fazem por ti. Pessoalmente eu prefiro assim pois raras são as vezes que todos os campos de uma tabela são actualizados todos manualmente e para alem disso o conceito de transacção é completamente deixado de fora desses modelos automáticos.

Mas sim, pode ser considerado um menos para muitas pessoas.

Eu não recomento cake por esta razão: está pessimamente documentado. Aqui há tempos até tinham um quote na pagina principal deles que dizia:

"who needs documentation, the support on IRC is great"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora