• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Limus

Lighting Control - Circuito

8 mensagens neste tópico

Olá,

Sou estudante de engenharia eléctrica (robótica) e estou a fazer um projecto, juntamente com outros estudantes de engenharia (civil, mecanica, etc). O projecto que escolhemos foi "Edificio Inteligente". Já fizemos um relatório preliminar há uns meses e neste momento estamos na fase final do projecto (relatório final e modelos fisicos).

Os temas que vamos implementar nos modelos físicos são aquecimento subterrâneo e lighting control

Gostava de vos pedir ajuda para a questão do lighting control pois apesar de ter "um circuito" em mente, o orçamento que nos disponibilizaram é reduzido para podermos comprar e adquirir todos os materiais para construir os dois modelos.

O que estava a pensar fazer era utilizar o micro avr atmega16 juntamente com um sensor IV da sharp, leds e restantes componentes necessários (resistencias, condensadores, 7805 etc), mas como vos disse não temos dinheiro para isto.

O que vos gostava de perguntar é se alguem tem ou saiba onde possa arranjar um circuito muito simples cuja função é apenas esta:

Assim que detectar a presença (movimento) acende as luzes (led) nada mais que isto, casa tenho algum extra (por exemplo temporizador) é bem vindo.

Desculpem o discurso mas é para tentar contextualizar o meu problema.

Obrigado  a quem possa ajudar ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para isso não deve ser preciso circuito nenhum, basta ligar a célula fotoelectrica devidamente e colocar um led à saía.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá, obrigado pela resposta.

Desculpa a ignorância podes-me especificar célula fotoelectrica sff ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Celula fotoelectriva ou fotovoltaica, é um disposito electrónico que gera uma diferença de potencial à saída quando luz incide à entrada.

É o mesmo principio usado na cetral fotovoltaica que fizeram no alentejo.

Qual é a designação usada no mercado para esses dispositivos... isso não sei.

Se fores a uma loja de electrónica ou de bricolage, ou de iluminação, ou de alarmes, e disseres que queres uma célula de detecção de movimento daquelas que se usam na entrada dos prédios, eles sabem o que é.

As características tecnicas daquilo não te sei especificar.... não sei se precisam de bateria ou que tipo de tensão as alimenta, em que formato estão disponíveis as saídas, etc. Tens que perguntar ou ao homem da loja, ou a um electricista, ou então alguem aqui no fórum pode já ter usado esses equipamentos.

Agora que me lembro, acho que algumas células dessas até vêm com um led que acende quando detectam presença de movimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tu próprio podes fazer um detector de presença. Basta emitires luz (um laser por exemplo) e recebê-la noutro lado (se não tiver recebido, está lá gente).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a pensar em usar dois LED infravermelhos

(emissor e receptor), e efectuar o circuito de transmissão e recepção

mais simples que há, usando apenas um transistor. Um

LED apenas envia, e o outro apenas recebe. De frente um para o outro,

assim que alguém passar, interrompe o feixe de IV, e isso activa um

relé, que acende a luz.

Alguém tem algum circuito deste género, ou saiba onde possa arranjar? (estou a googlar mas não encontro ;( )

Qualquer outro tipo de ideia ou circuito que desempenhe esta função é bem vinda Wink

Obrigado :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora