• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Zeant

VB 2008 ou outra versão

24 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

actualmente eu programo em VB6, mas com estas novas versões eu gostava de evoluir...Bem o problema é agora, para qual a versão que devo mudar...Sei que agora são todas (penso eu) .NET mas existe 2005, 2008 enfim algumas versões e eu não sei para qual era melhor para eu mudar...

Gostava de uma ajudinha sob as diferenças entre o VB6 e estas novas Versões .NET e qual a melhor...

Bem espero ter exposto bem a minha questão, agora fico a aguardar respostas...

Obrigado,

Zeant :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi Zeant,

Para mudar muda obviamente para o VB.NET 2008. Além de ser uma versão que vair no próximo dia 11 de Março podes desde já experimentar pois está disponível online. É uma versão muito boa e estável e com muitas melhorias onde podes escolher qual a plataforma .net onde vais desenvolver (2.0, 3.0 ou 3.5).

Relativamente a mudanças e são na realidade muitas mas que valem mesmo a pena. Novos controlos como é o caso da datagridview, novas propriedades como é o caso do anchor, podem melhorar bastante as aplicações e o tempo de desenvolvimento. É ainda uma linguagem orientada por objectos real (não como o vb6).

Podes começar a ver as diferenças em algums manuais em pdf gratuitos disponíveil no site da microsoft:

Introducing Microsoft Visual Basic 2005 for Developers

http://msdn2.microsoft.com/en-us/vbrun/ms788235

Upgrading Microsoft Visual Basic 6.0 to Microsoft Visual Basic .NET

http://msdn2.microsoft.com/en-us/vbrun/ms788236

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

jpaulino,

Bem obrigado pela indicação da versão, mas eu tenho outra duvida...Tipo o VB.net 2008 ou outa versão isso não é tipo mais para cenas para net?É que eu ja le uma cena que falava de isso, agora eu não sei se percebi mal ou é mesmo assim...Também ja foi a algum tempo e como nunca tinha visto estas versões .NET a cena não me interessou mt...Isto é uma cena que nunca percebi bem nestas novas versões...e nada como alguem k ja trabalhe como isto para explicar  :biggrin:

Zeant

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

>> Tipo o VB.net 2008 ou outa versão isso não é tipo mais para cenas para net

Zeant,

Não, o VB.NET (e todas as versões NET) tem a capacidade de criação de página dinâmicas  - ASP.NET - mas também de aplicações windows, normalmente denominadas por WinForms. Quando crias um projecto escolhes o pretendes fazer e até podes fazer serviços para windows. Estes serviços que correm em background não eram possíveis criar no vb6 e eram complicados em c/c++.

Se tiveres mais alguma dúvida diz ...

Jorge

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Jorge,

Obrigado fique esclarecido, vou então mudar para VB.NET 2008...Agora vou ver se encontro  ai uns manuias porreiros para ler sob esta versão....

Cumps,

Zeant

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ele tem razão, .NET é mais direccionado para Internet, mas isso é uma facilidade, em vb6 era mais dificil fazer certas operações na internet do que no vb.net, de qq maneira o k fazes em vb6 fazes em vb.net, mas infelizmente as vezes de uma forma mais complicada.

Não sei se vb.net 2008 eh uma boa aposta, nao vou falar sobre isso ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

>> de qq maneira o k fazes em vb6 fazes em vb.net, mas infelizmente as vezes de uma forma mais complicada

Gosta que me explicasses melhor isto, se possível  ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pah, a cena mais complicada k ja tentei fazer em vb.net foi criar um atalho, no vb6 fazes isso na boa. Em vb.net eh mt mais complicado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tudo o que fazes no VB6 fazes mais facilmente no VB.Net (quase tudo!).

Mas podemos is ao exemplo do atalho. No vb6 usavas o fCreateShellLink API para o fazer no VB.NET utilizas uma coisa do género:

Dim wshShell As New WshShell

Dim desktop As String = wshShell.SpecialFolders.Item("Desktop").ToString()

Dim shortcut As IWshShortcut = CType(wshShell.CreateShortcut(desktop & "\OMeuAtalho.lnk"), IWshShortcut)

With shortcut

.TargetPath = System.Reflection.Assembly.GetExecutingAssembly().Location

.WindowStyle = 1

.Description = "Nome da aplicação"

.Save()

End With

E já está!

E agora como fazias aumentar os forms e os controlos no vb6 dinamicamente (Anchor) ? Ou os controlos datagridview, datetimepicker, etc,etc. E o intelissense do Vb.Net queres algo melhor ?

Só para que não fiquem duvidas estamos a falar de duas realidades completamente diferentes.

Além disso as versões do vb5 e 6 quando sairam mal havia net e apenas começou a aparecer o asp. É obvio que esta versão vem juntar as duas coisas (vb e asp) e criar um unico IDE de desenvolvimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol, entao faz...

IWshShortcut é um dll

isso deu-me uma vez, depois nc mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:-)

Esqueci de dizer que é necessário addicionar a referência a "Windows Script Host Object Model"  e depois importar o IWshRuntimeLibrary

Imports IWshRuntimeLibrary

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

>>Ele tem razão, .NET é mais direccionado para Internet, mas isso é uma facilidade, em vb6 era mais dificil fazer certas operações na internet do que no vb.net, de qq maneira o k fazes em vb6 fazes em vb.net, mas infelizmente as vezes de uma forma mais complicada.

Agora eu pergunto,ja que eu n vou programar para usar cenas para a net  e já que o Cybernavigator diz que as vzx é mais complicado é aconselhado mudar ou n?Cybernavigator que versão usas?O jpaulinho disse que a VB.NET 2008 era fixe, eu tb já ve e gostei..... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Zeant,

Como programador só posso dizer uma coisa: "vale mesmo a pena mudar". É uma mudança um pouco radical mas a diferença é enorme e com inúmeras melhorias que quando dominares não queres outra coisa. Não sei qual a utilização do Cybernavigator (mas gostava de saber!) em VB6/VB.NET (se é prof., estudante, curioso, etc) mas é apenas uma questão de adaptação.

Então a versão 2008 com a introdução do LINQ (Language Integrated Query) é o fim do mundo em manipulação de bases de dados.

O meu conselho final é o seguinte: descarrega, faz um programa de teste, explora um pouco e depois tirar as tuas conclusões. Existem inúmeros sites que mostram as diferenças.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá, eu sou apenas curioso, gosto de experimentar coisas novas, sinceramente, desisti do vb6, é feio, ;)

Uso o Vb.net 2k5, ainda n me arrisquei para o 2k8, nao sei, a ideia do pessoal ter de ter o .net framework 3.5 nao me atrai, mas de qualquer maneira o LINQ atraiu-me bastante.

Talvez um dia instale isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uso o Vb.net 2k5, ainda n me arrisquei para o 2k8, nao sei, a ideia do pessoal ter de ter o .net framework 3.5 nao me atrai, mas de qualquer maneira o LINQ atraiu-me bastante.

Agora fiquei curioso. Qual é a diferença entre o pessoal ter que ter .net framework 2.0 e 3.5?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cybernavigator,

eu também não trabalho com o 2008 mas sim com o 2005 porque estou à espera da versão final que sai já em março. De qualquer maneira já fiz alguns testes e gostei bastante. Uma das coisas que gostei é que podes escolher a plataforma framework em que trabalhas (2.0, 3.0 ou 3.5) o que e permite compatibilidade com versões mais antigas e compatibilidade com a versão a que se destina a aplicação.

Betovsky,

A plataforma 3.5 é uma melhoria do 3.0 que vem introduzir novos controlos e melhorias adaptadas ao Vista. Também introduz alguns novos conceitos como o Windows Workflow Foundation (WF), Windows Communication Foundation (WCF), Windows Presentation Foundation (WPF) e o Windows CardSpace. Se quiseres ler um pouco mais http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms171868.aspx

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

jpaulino eu sei. Eu estava a perguntar mais por causa de ser apenas uma nova versão.

Quem tem a .Net 2.0 pode perfeitamente ter a .Net 3.5, são compatíveis pode-se ter perfeitamente as 2 no sistema. Eu tenho neste momento as 4 versões (1.1, 2.0, 3.0 e 3.5) sem contar com language packs, services packs e derivados.

Eu só perguntei por mera curiosidade mesmo, porque não há problema nenhum em trabalhar com versões diferentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem pessoal axo k vou esperar atao por março pa k saia essa tal versao final que o jpaulino fala para mudar para vb.net 2008..

Axo k fikei esclarecido,agora é uma kestao de adaptação a estas novas versoes...

Obrigado pelas dicas pessoal

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Zeant,

Como programador só posso dizer uma coisa: "vale mesmo a pena mudar". É uma mudança um pouco radical mas a diferença é enorme e com inúmeras melhorias que quando dominares não queres outra coisa. Não sei qual a utilização do Cybernavigator (mas gostava de saber!) em VB6/VB.NET (se é prof., estudante, curioso, etc) mas é apenas uma questão de adaptação.

Então a versão 2008 com a introdução do LINQ (Language Integrated Query) é o fim do mundo em manipulação de bases de dados.

O meu conselho final é o seguinte: descarrega, faz um programa de teste, explora um pouco e depois tirar as tuas conclusões. Existem inúmeros sites que mostram as diferenças.

Já agora, gostaria de acrescentar, que como o jpaulino disse, quando o manuseares bem, não queres outra coisa :(

Eu, por vezes, procuro projectos do nada para fazer, para me divertir! Sim, porque isto é espectacular descobrir a codar cada vez melhor a cada programa que fazes :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esclareçam-me uma coísa. Há diferenças entre programar pra framework 2 ou 3? Diferenças em k sentido?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

>> Esclareçam-me uma coísa. Há diferenças entre programar pra framework 2 ou 3? Diferenças em k sentido?

Está a perguntar ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esclareçam-me uma coísa. Há diferenças entre programar pra framework 2 ou 3? Diferenças em k sentido?

Cyber podes apanhar com certas sintaxes diferentes

verview

.NET Framework 3.5 builds incrementally on the new features added in .NET Framework 3.0. For example, feature sets in Windows Workflow Foundation (WF), Windows Communication Foundation (WCF), Windows Presentation Foundation (WPF) and Windows CardSpace. In addition, .NET Framework 3.5 contains a number of new features in several technology areas which have been added as new assemblies to avoid breaking changes. They include the following:

* Deep integration of Language Integrated Query (LINQ) and data awareness. This new feature will let you write code written in LINQ-enabled languages to filter, enumerate, and create projections of several types of SQL data, collections, XML, and DataSets by using the same syntax.

* ASP.NET AJAX lets you create more efficient, more interactive, and highly-personalized Web experiences that work across all the most popular browsers.

* New Web protocol support for building WCF services including AJAX, JSON, REST, POX, RSS, ATOM, and several new WS-* standards.

* Full tooling support in Visual Studio 2008 for WF, WCF, and WPF, including the new workflow-enabled services technology.

* New classes in .NET Framework 3.5 base class library (BCL) that address many common customer requests.

Também posso dizer que esta .net framework 3.5 tem uma incorporação com a famosa AjaxToolkit para programaçao ajax em asp.net 

ou seja ao adicionares um bota com a nova .net e o novo vs 2008 basta clicares no botão e adicionares propriedades correspondentes ao ajaxtoolkit.

para além da certa adição de sintaxes e alteraçoes de algumas e essas coisas que tao descritas ai em cima deve ter havido um qualquer alteramento no sikstema interno porque parece ser mais rapida. Mas IDk :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora