• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

psicotic

Duvidas de PL/SQL

9 mensagens neste tópico

Boas tardes.

Alguém me sabe explicar como é que sabemos quando se deve usar um trigger ou procedimento?

Se por exemplo tivermos  uma tabela A(1) que se relaciona(SER) com uma tabela B(2), que tem que tem participação obrigatória dos elementos de A, numa razão de N:M, como se garante com código essa participação obrigatória? Podiam mostrar o código que faz isto sff?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado :P

E quanto a segunda questão( :wallbash:)?

Eu ainda não percebi bem a segunda questão, mas tipo será uma chave estrangeira que queres ? Garantir que existem os elementos? 

Procura por foreign key ou chave estrangeira e depois diz se é isso que queres..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao é isso...

Tipo tens duas tabelas que se relacionam entre si existe uma participaçao obrigatoria. Se te aparecesse uma pergunta do genero "Garanta, com código, que a participacao obrigatória é cumprida", que codigo pl\sql colocarias na resposta...se eu tivesse aqui o enunciado podia explicar-me melhor, mas nao colocaram esse enunciado na net...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será que o que queres é um procedimento ou um trigger que faça as validações necessárias antes de inserir ou update ?

Se não te referes a chave estrangeira, não sei o que significa participação obrigatória sendo assim...

Penso que o que eles querem é um trigger que faça algumas validações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando vi a pergunta, comecei por fazer um trigger, mas nao sabia o que meter la... :dontgetit:

Quando digo participação obrigatória, tenho por base um DER...eu estou a tentar arranjar o enunciado, com sorte amanha devo-o arranjar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que encontrei um exemplo do que queria fazer:

create or replace PROCEDURE proc_inserir_evento (  p_descricao in varchar2, p_nome in varchar2) IS

BEGIN

SET TRANSACTION READ WRITE NAME 'Inserir um evento';

INSERT INTO tp_evento VALUES (0, p_descricao, p_nome,0);   

COMMIT;

EXCEPTION

WHEN Others THEN

ROLLBACK;

raise_application_error(-20002, 'ERRO: Não foi possível inserir o evento');

END proc_inserir_evento;

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora também achei um enunciado...

"Implemente o código necessário para garantir a participação obrigatória assinalada :P..."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora