• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Anacom dá campeonato da Internet à Zon

13 mensagens neste tópico

Em média, os clientes da Zon Netcabo têm 81% da largura de banda contratada. O valor, que foi apurado pela Anacom, dá à Netcabo a liderança no acesso à Net em Portugal.

O estudo da Anacom incidiu sobre a ZON TVCabo (4 Mbps), Cabovisão (2 Mbps), Telepac/Sapo (4 Mbps) e Clixgest/Novis (12 Mbps). Nestes ISP estão concentrados 90% dos acessos à Internet em Portugal.

Os responsáveis pelo estudo concluíram que a tecnologia do cabo coaxial permite alcançar maiores larguras de banda (actualmente num máximo de 30Mbps) e também disponibilizar velocidades de acesso que são, na realidade, mais próximas das contratadas.

[...]

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/996460.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol, atirar lama aos olhos do consumidor... A rede de cobre é uma m*rda porque a PT quer que assim o seja, invistam!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho engraçado que comparem os serviços de 2 e 4Mb do Sapo/Cabovisão/Netcabo com o de 12Mb do Clix... É bem mais fácil atingir 4Mb do que 12Mb

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É bem mais fácil atingir 4Mb do que 12Mb

Mas não devia ser, se a Clix oferece as velocidades, devia atingi-las. Comparam o tarifário mais baixo da Clix, com tarifários que nem eram o mais baixo, no caso do Sapo (os outros não conheço). Não me parece assim tão injusto, se na Sapo não atingires a velocidade de 4/8/16Mb podes passar para um tarifário inferior, na Clix se não tens 12Mb não tens tarifário mais baixo (não sei se eles abrem excepções).

E eu tenho 512/128Kbps na Clix (sou antigo cliente da ONI) e posso-me queixar do mesmo... Descobrir quando passei a ter IP da Clix pelo quebra de desempenho na serviço. A ONI podia não ser grande coisa, mas era bem melhor do que a Clix.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou a tentar defender a Clix, longe disso. Já os achei bem melhores do que agora. Simplesmente acho que deviam comparar velocidade semelhantes. Nem que fossem 8Mb contra 12Mb, já deveria dar resultados mais justos. Ficamos sem saber se, nas velocidades mais altas, Sapo/Cabovisão/Netcabo também atingem o que deviam.

Sei que quando tinha Clix 2Mb a velocidade era a contratada. Também sei que há coisa de 3 meses, já com 12Mb (e com SmartTV virtual, porque não estava activada) o meu modem sincronizava a cerca de 14Mb. Agora não passo dos 8.7Mb

E também é provável que tanto a Netcabo como a CAbovisão tenham sempre resultados mais perto dos contratados, exactamente devido às condições do cobre da PT, e porque as linhas de cabo são bem mais recentes, estando por isso em melhores condições.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E já agora uma dúvida: não há nenhuma lei ou clausula no contracto que nos permita rescindir um serviço se não tivermos uma percentagem mínima de largura de banda?

Para mim o serviço contratado devia ser o mínimo. Se eles não conseguem garantir a estabilidade da linha, coloquem a velocidade mais alta para na pior das hipóteses termos o que pagamos. Mas isto é Portugal..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E já agora uma dúvida: não há nenhuma lei ou clausula no contracto que nos permita rescindir um serviço se não tivermos uma percentagem mínima de largura de banda?

Para mim o serviço contratado devia ser o mínimo. Se eles não conseguem garantir a estabilidade da linha, coloquem a velocidade mais alta para na pior das hipóteses termos o que pagamos. Mas isto é Portugal..

A velocidade mínima não diria, mas uma velocidade que estivesse assegurada 80 ou 90% do tempo acho que fazia todo o sentido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não quero nada que seja da PT, já me chegou ser cliente deles enquanto fui obrigado...

Assim que lhes disse que me ia embora, já me queriam oferecer tudo...

Actualmente sou dos poucos sortudos que tem acesso a fibra, tenho 30 MBits e estou bastante satisfeito...

Se me lembrar hoje, faço uma medição na FCCN.

Edit: isto é o que os tipos da NetCabo e do Sapo merece: http://videos.sapo.pt/TToVZqssfqUNVwG3pbzY  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não quero nada que seja da PT, já me chegou ser cliente deles enquanto fui obrigado...

Assim que lhes disse que me ia embora, já me queriam oferecer tudo...

A TVCabo/Netcabo mudou de nome para Zon Multimédia porque agora essa empresa pertence à Sonae, fruto da semi-OPA do ano passado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A TVCabo/Netcabo mudou de nome para Zon Multimédia porque agora essa empresa pertence à Sonae, fruto da semi-OPA do ano passado.

Tens a certeza?

Ela separou-se da PT mas, que eu saiba, não foi adquirida pela SONAE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens a certeza?

Pois, era essa a ideia que tinha. A ZON está separada da PT e não pertence à SONAE, ouve foi um rumor a quando da separação ;) , penso eu de que.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens a certeza?

Exacto.

Separou-se da PT de forma jurídica, mas a PT continua com interesses nessa área além de que a incompetência e o mau serviço continua lá, apenas tem um nome diferente (e, a meu ver, pimba e mal escolhido) ZON.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora