• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

Instalar Linux - sem usar CDs

25 mensagens neste tópico

Tenho aqui um portátil, mais concretamente um Toshiba Satellite S1800-100, que a drive de CDs deu o badagaio (ie., abre, lê bem parte do CD mas depois começa a patinar e não sai dali, seja qual for o CD, seja no Windows ou no leitor de CDs de audio incorporado. Conclusão, quero fazer boot do Live CD do Ubuntu para mexer aqui nas partições, mas não consigo. Experimentei bootar pela pen USB, nada: o portátil não suporta. Ou seja, sobra-me usar a drive de disquetes para bootar a pen USB (mexer na única partição do disco para poder bootar não é opção).

Estou agora a ver se o DSL serve para aquilo que eu quero, mas não sei não... Alguém tem uma opinião de como posso bootar pela drive USB como se fosse um CD?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou então "à macho", LFS! :D

Dá é muito mais trabalho...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tens ninguém que te arranje uma caixa usb para colocar um disco (neste caso para colocares um leitor de cd)?

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tens ninguém que te arranje uma caixa usb para colocar um disco (neste caso para colocares um leitor de cd)?

Como assim? Tipo, o que eu quero fazer é bootar num live cd que está numa pen.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se tivesses a o leitor de cd's externo, podias bootar por ele, directamente por um cd sem chatisses.

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se não consegue bootar uma pen, uma drive de CD externo também ira ter o mesmo resultado... ou não?  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para poderes bootar por 'USB', neste caso a Pen, para isso a motherboard tem que suportar Boot por USB  :P

Uma vez quando tentei instalar o Slackware estraguei o Grub, e so consegui recuperar fazendo boot pelo Live CD do Kurumin 7 e tem um excelente gestor de particoes, consegui fazer isso porque tinho drive a funcionar.

No teu caso se o portatil não suportar Boot por USB, acho que não vais conseguir fazer nada a não ser substituir a drive ou ligar o disco externamente para tentares fazer alguma coisa através daí.

Cumps :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No teu caso se o portatil não suportar Boot por USB, acho que não vais conseguir fazer nada a não ser substituir a drive ou ligar o disco externamente para tentares fazer alguma coisa através daí.

Lê os links acima. Ele consegue perfeitamente instalar uma distro fazendo o boot da pen através de uma disquete. Ele não sabe é como fazer boot para ubuntu a partir de uma disquete.

EDIT: https://help.ubuntu.com/community/BootFromUSB

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(mexer na única partição do disco para poder bootar não é opção).

Not an option.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Interessante... Mas não era bem Debian que eu queria... Mas pronto, acho que vai servir. :D

Quando tiver tempo, experimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, é tudo possíveis soluções, mas agradecia saber como posso bootar o raio de uma pen USB com recurso a outras coisas que não a BIOS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que encontrei a pólvora: Wubi

Facto interessante: A última versão pede 256MB de RAM e eu não os tenho, faltam-me 8MB... :thumbsup: Mas a 7.04 works just fine. Está a sacar o iso, faltam 2hrs para poder instalar o bicho. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É só para dizer que estou a escrever-vos a partir deste Toshiba Satellite 1800-100 :thumbsup:

O Wubi só quis instalar o ubuntu alternate à 3a vez, mas já resolveu. :D

Para quem quiser saber,

djthyrax@ubuntu:~$ lspci

00:00.0 Host bridge: ALi Corporation M1632M Northbridge+Trident (rev 01)

00:01.0 PCI bridge: ALi Corporation PCI to AGP Controller (rev 01)

00:02.0 USB Controller: ALi Corporation USB 1.1 Controller (rev 03)

00:04.0 IDE interface: ALi Corporation M5229 IDE (rev c3)

00:06.0 Multimedia audio controller: ALi Corporation M5451 PCI AC-Link Controller Audio Device (rev 01)

00:07.0 ISA bridge: ALi Corporation M1533/M1535 PCI to ISA Bridge [Aladdin IV/V/V+]

00:08.0 Bridge: ALi Corporation M7101 Power Management Controller [PMU]

00:11.0 CardBus bridge: Toshiba America Info Systems ToPIC100 PCI to Cardbus Bridge with ZV Support (rev 32)

00:11.1 CardBus bridge: Toshiba America Info Systems ToPIC100 PCI to Cardbus Bridge with ZV Support (rev 32)

01:00.0 VGA compatible controller: Trident Microsystems CyberBlade/i1 (rev 5d)

djthyrax@ubuntu:~$ lsusb

Bus 001 Device 004: ID 077b:2219 Linksys WUSB11 V2.6 802.11b Adapter

Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 

djthyrax@ubuntu:~$

1042671460.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A pólvora que tu encontras-te estava no post acima...

Oops :P Encontrei o Wubi por acaso e nem sequer vim cá ver... Mas na altura não fui logo testar isso porque vi lá pelo meio "torrent" e não me parece fiável...

O que interessa é que já está resolvido. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora