• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Que filesystem para um disco externo

8 mensagens neste tópico

Tenho aqui um disco externo pronto para arquivar uma carrada de fotografias, ebooks, mp3 etc.

Ia para copiar os dados a partir do meu pc (linux) e comecei a ter problemas com fichieros com caracteres com acentos e afins.

Pesquisei um pouco por aí, e pelo que percebi o problema é causado pelo facto de os CDs onde tenho os dados terem sido criados no windows. Ao que parece o windows usa sempre o mesmo encoding à bruta mesmo que o sistema de ficheiros em questão tenha outro encoding definido.

Porque os cds foram gravados no windows, a solução mais facil é carregar os ficheiros a artir de um computador com windows. Isso não é problema pois tenho essa possibilidade. Agora a questão que se coloca é: que sistema de ficheiros usar?

FAT pelos vistos não é boa ideia para este tipo de coisas pois resulta em dados corruptos demasiado frequentemente.

compatibilidade para windows e linux é um factor a ter em conta. sugestões?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu nos inícios tinha os meus discos em fat32 por causa do linux mas actualmente tenho tudo em ntfs por causa dos ficheiros superiores a 4 Gb e não tenho tido problema nenhum  :D

por isso optava por ntfs  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois eu tb tenho o meu disco externo em ntfs e tb nunca tive problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

NTFS deve ser boa ideia. Até porque já há drivers decentes para Linux.. e em windows, bem, acho que é quase nativo né?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende das tuas necessidades.

Pessoalmente prefiro FAT32 devido à portabilidade, posso usar o disco em Windows, Linux e Mac.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

FAT32 acho que é uma boa opção... Anyway, eu tenho uma partição de 190GB em NTFS para usar em Linux e Windows e nunca me deu problemas: e estou a usar sempre o disco, é onde tenho música e afins.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

NTFS, como tenho vários vídeos grandes em HD, precisei de converter para NTFS, e tem sempre funcionado às mil maravilhas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora