• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gonçalo_ssb

query string & estruturação de uma pagina a partir de includes

3 mensagens neste tópico

Ola boa tarde!

Há já algum tempo que conheço a linguagem php,  e ate já aprendi umas coisas. Agora gostaria de aprofundar mais um pouco e por vezes deparo-me com links do género (www.teste.pt/accao?=true), já sei que se utiliza a técnica query string, mas ainda nao meti isto na cabeça, alguem sabe de algum tuturial simples que de pa perceber ou alguma dica.

Outra coisa que sei que é possivel, é fazer a estruturação de uma página atraves de <include> de outras paginas, um genero de iframe mas do php.

A minha duvida reside principalmente por exemplo em eu ter um cabeçalho, uma pagina direita com links e a parte do meio que ira ter os conteudos, e o objecto é que ao carregar nos links apenas apareça a parte do meio, de forma a nao estar sempre a subcarregar a pagina?

Espero ter sido esclarecedor na duvida, aguardo respostas

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa ultima tecnica que disseste chama-se AJAX, mas se calhar mais vale deixares isso para mais tarde e familiarizares-te prmeiro com o PHP.

Mas a resposta às restante pergunta é: Sim, é possivel. Na verdade é um apratica comum.

esse url que aí tens não dá para fazer grande coisa.

agora este:

www.teste.pt/script.php?pagina=indice

já te permite fazer usar  mesmo script para mostrar diferentes conteudos.

neste caso podias usar o seguinte código

if($_GET["pagina"]=="indice"){
     include "indicebody.php";
}
elseif($_GET["pagina"]=="outra"){
     include "outrapagina.php";
}

//etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora