• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

[PSY]

Que linguagem começar2

12 mensagens neste tópico

Olá, sou novo aqui o forum ;)

Vi que havia um post do Skyloptilic_Boy, mas como as minhas circunstâncias são diferentes achei por bem fazer outro tópico ;), acho que nãi fix mal  :oops:

Bom então e assim, eu gstava de entrar neste "mundo" mas sou um zero a esquerda, ja tentei pegar informações aqui na zona mas aqui por estes lados so mesmo arranjo informação sobre as ultimas dicas do GTA e qual a melhor tactica para o Football maneger....  :roll:

Gostava de começar a programar.... mas não sei como...  :shock:

Acho que não é nenhum bicho de sete cabeças...

Agora o meu problema e começar por aonde, visitei o vosso forum e vi tantas linguagens que fiquei meio...  :roll:

Alguem me da um empurrãozinho? como começo... que linguagem  e quais os programas base para ter a mão ;)

Abraços

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas [PSY],

Em primeiro lugar bem-vindo ao forum.

Bem eu estive num dilema desses aqui há uns meses atrás quando me meti no mundo da programação exactamente nas mesmas circunstancias que tu: era mais virado para os joguinhos, quer fossem online, quer não fossem.

Então, como aquilo me começava a cansar e como eu tinha um montão de perguntas que me punham a pensar como é que os programas e videojogos eram feitos, e visto que já tinha um amigo que me tinha falado da programação, resolvi experimentar a linguagem C, logo de início.

Apesar de tudo, a linguagem C para iniciantes na programação, na minha humilde opinião não é a mais indicada, pois faltam as bases de todo o processo que é a programação.

Por isso, parei de programar em C por uns tempos, visto que me faltavam algumas bases e que não era tão fácil compreender certos processos, e passei para o Pascal.

Penso que para ti tambem será muito bom começares pelo Pascal, apanhares umas noções de Algoritmia e das bases da programação e só depois avançares para a linguagem C, tambem chamada linguagem-mãe.

O Pascal é uma linguagem relativamente fácil de apanhar, visto que é muito intuitiva, apesar de já não ser utilizada para nada.

Boa sorte

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, ok, entaum acho que já esotu decidido, agora vou averiguar melhor a area de Pascal do forum a ver se arranjo alguma documentaçao e uns nomezecos de uns prgoramas para começar a mexer:D

Vou dando noticias

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, eu discordo um pouco com o deathseeker25. Acho que hoje em dia há algumas linguagens muito importantes e que o pascal para efeitos de iniciação tem o defeito de ser um pouco diferente demais da maior parte delas.

Mas realmente C e uma má linguagem de iniciação (principalmente devido aos ponteiros e ao facto de ser tão meticulosa) por isso na minha opinião e baseado na minha própria experiência Java aprende-se num instante (tipo 1,2 meses para programação funcional e mais um ou dois para programação orientada a objectos) isto porque não tem ponteiros explicitos nem estruturas etc... .

Depois de Java para C e C++ e um salto.

E java tem a vantegem de ser uma das linguagens mais utilizadas hoje em dia (não se pode dizer o mesmo de pascal) além de que é parecidissimo com C# para os fans do .NET.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, vou entaum aguardei mais 1 dia para recolher mais informação, como a vários pontos de vista... ;)

Espero no final fazer a escolhe mais acertade

Agradeço desde aos que me estão e vão ajudar

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A escolha de uma linguagem de programação não é de todo pacífica.

Linguagens como o Pascal e Basic fornecem o base de como funciona a programção, mas na realidade todas as outras fornecem o mesmo.

Existe quem defenda as linguagens como o C++ e Java, estas têm vantagens (multiplataforma) mas é necessário muita dedicação na aprendizagem e no desnvolvimento profissional leva-se muito tempo a desenvolver quase todo o tipo de aplicações.

Linguagens como VB6 / VB.NET, Delphi são de mais simples no desenvolvimento de aplicações windows type e com base de dados relacionais. Pessoalmente prefiro estas.

Mas respeito a opinião de todos os outros.

Com os melhores cumprimentos,

Sergio Matias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo com o que disseste no entanto para quem quer saber de programação de carisma geral o assunto muda de figura.

Num esforço para "sincronizar" e uniformizar o tipo de programação orientada a eventos e forms do VB6 e VB.NET a microsoft introduziu o C#, uma linguagem em tudo identica a Java e C++ ( na realidade a sintaxe e mesmo similar a Java) que no entanto potencia todas as funcionalidades do .NET.

Para que se veja que as pontecialidades das linguagens (VB.NET e C#.NET) são identicas existem ate sites permitem fazer a tradução directa de uma para a outra.

Ainda um pequeno aparte Java esta cada vez mais orientado a GUI e com a introdução de libraries como SWT (que usa por exemplo dll's em windows) e agora possivel fazer GUI's em Java de maneira intuiva e de aspecto nativo como qualquer outro programa.

As linguens são normalmente adequadas ao que fazem algumas têm um carisma mais geral (C, C++, Java) e outras têm uma sintaxe mais orientada a fins especificos (VB6, VB.NET) por isso e incentivado aos alunos de cursos de eng. informatica ou cursos de programacao geral aprenderem as mais gerais primeiro e depois consoante a necessidade passarem para mais especificas.

De novo e como disse o sergio e tudo uma questao de opiniao.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sugiro o pascal por nao ser tao puxado como as outras linguagens e por te dar uma ideia mais simples do que é o mundo da programaçao, ajudate a começar a uzar o racicionio..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sugiro C ou Java... eu começei pelo C e acho que é bastante simples se adquirires o livro correcto ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom Secalhar vou mas é começar por C, talvez não seja a escolha mais acertada, mas.... com um pouco de estudo hego lá ;)

Tive a dar umas voltas pelo topico de C e vi lá este tuturial:

http://informaticaesruc.no.sapo.pt/IntroducaoC.pdf

Queria saber se acham que isto ja e muito avançado ou se é bom para eu coemçar, já saquei um programa que falavam nesse tópico que e o DEV-C++

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu prefiro C, acho mais facil para começar do que C++.

Eu comecei com Java, que tem uma sintaxe parecida com a do C++, mas para começar acho que C e a melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em todas as escolas e em todus os cursos de informatica! geralmente começa-se por

PASCAL  10º ano porque e o melhor para realmente compreender a programação.

E no 11º Linguagem C a linguagem mae!

Eu aconse-lho o pascal por ser o mais simples!

O ministerio la sabe...

PEACE  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora