• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

wrproject

Ideias para um Backoffice de clube-de-video

15 mensagens neste tópico

Boas pessoal,este ano como projecto de final de curso, tenho k fazer um sistema de gestao de clube-de-video.

O que este backoffice faz e gerir os pagamentos e os alugueres de filmes,mas o foco principal e a gestao de alugueres de filmes.

codigo nao e o problema, mas estou com duvidas que opcoes um backoffice desse tipo deve ter a nivel de egstão de alugueres, etc...

Qualquer ideia é bem vinda.

Cumps wrproject.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ideias... Bem, para já certifica-te que estás já a fazer as 4 operações básicas sobre todos os elementos que tenhas no clube de video: adicionar, modificar, eliminar e listar.

Um backoffice 'interessante' é um bacoffice leve (bonito, mas bastante leve e rápido, com todas as ferramentas à mão), organizado e sobretudo funcional. Penso que devas adicionar uns menus de acesso rápido, e coisas do genero. Isto para a parte visual.

Quanto a funcionalidades podes, para além das 4 operações, por relatórios (gráficos, etc), listas dos melhores clientes (que no fundo são relatórios também  :) ) filmes mais alugados, etc... Podes ainda por uma mapa com os meses ou semanas em que x DVD está disponível ou não... Há tanta coisa, é só puxar um pouco pela imaginação.

O essencial é que se façam auqleas 4 operações. Eu pelo menos, acho que um backoffice útil tem de ter pelo menos isso: tudo o resto é opcional.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usa uma framework. Simplifica e torna mais seguro todo o backoffice :D

Não obrigatoriamente, e também duvido que o possa fazer.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usa uma framework. Simplifica e torna mais seguro todo o backoffice :D

Maior barbaridade que ouvi dizer...

Se o programador não tiver cuidado no código, a framework nao adivinha que no sitio X era para estar protegido... ou já ha frameworks com AI?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não obrigatoriamente, e também duvido que o possa fazer.

Simplesmente poupa todo o trabalho de criar página inicial para redirecionar pedidos, classes para sessions, cookies, auth, layouts, templates.. etc etc. Faz o backoffice em metade do tempo, e com código base sólido e bug-free.

Maior barbaridade que ouvi dizer...

Se o programador não tiver cuidado no código, a framework nao adivinha que no sitio X era para estar protegido... ou já ha frameworks com AI?

Quem não sabe.. não fala né. Basicamente frameworks boas, validam e filtram todo o input dos utilizadores. Logo aí mesmo que o programador seja meio nabo em questões de segurança, fica logo protegido contra 99% dos ataques : )

Mas isto é só a minha opinião. Se querem ter o dobro do trabalho e correr o risco de terem o vosso código base com bugs.. isso é com voces : )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Simplesmente poupa todo o trabalho de criar página inicial para redirecionar pedidos, classes para sessions, cookies, auth, layouts, templates.. etc etc. Faz o backoffice em metade do tempo, e com código base sólido e bug-free.

A questão é que aquilo é um trabalho para a escola, duvido que ele possa usar frameworks assim à bruta.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem não sabe.. não fala né. Basicamente frameworks boas, validam e filtram todo o input dos utilizadores. Logo aí mesmo que o programador seja meio nabo em questões de segurança, fica logo protegido contra 99% dos ataques : )

Mas isto é só a minha opinião. Se querem ter o dobro do trabalho e correr o risco de terem o vosso código base com bugs.. isso é com voces : )

Quanto a parte do quem nao sabe nao sabe... sabes o que é uma framework ao menos? MATA-TE!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usa uma framework. Simplifica e torna mais seguro todo o backoffice :P

Nao quero entrar em discussão.. mas.. Framework? para este tipo de trabalho? wtf? Queres q ele use q framework já agora?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a parte do quem nao sabe nao sabe... sabes o que é uma framework ao menos? MATA-TE!

Tens uma atitude muito fatela.. Fica aí com as tuas ideias. Tranquilo.

Nao quero entrar em discussão.. mas.. Framework? para este tipo de trabalho? wtf? Queres q ele use q framework já agora?

Ele não tem de usar uma framework com todas as bibliotecas. Pode usar uma versão super-light.

Exemplos: cake, codeigniter, zend, simplicity.. frameworks é o que não falta neste momento.

Só digo para usarem por duas razões simples: tempo e segurança.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

I'd say: same for you. :P

99% das frameworks que se prezem trazem tudo o que o MX+ disse. Em relação ao dobro do código, ele tem razão. Se não usares uma framework, das 2 umas: ou usas as tuas libs (acabas por usar uma pseudo-framework), ou codas 2 vezes a mesma coisa.

Ele não tem de usar uma framework com todas as bibliotecas. Pode usar uma versão super-light.

Exemplos: cake, codeigniter, zend, simplicity.. frameworks é o que não falta neste momento.

Só digo para usarem por duas razões simples: tempo e segurança.

Not the point. Ele está aprender, dar-lhe com frameworks logo à cabeça dá mau resultado... Com os erros é que nós aprendemos. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu nao posso usar frameworks,isto e um projecto do secundario e os professores querem que facamos tudo de raiz(e acho muito bem) para verem as nossas capacidades de programar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Not the point. Ele está aprender, dar-lhe com frameworks logo à cabeça dá mau resultado... Com os erros é que nós aprendemos. ;)

Esqueci-me de por no outro post. Realmente essa seria uma boa razão para ele não a usar. Pelo que ele respondeu acima deste post, confirma-se. Pronto neste caso especifico terá mesmo de fazer tudo à mão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora