• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

javanoob

Ler o disc id / serial number de um cd / dvd

10 mensagens neste tópico

Boas,

Ultimamente tenho andado a pensar nisto, mas nem sei por onde começar...

Alguém tem noção de como poderá ser feita tal coisa com Java?

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto já foi +- respondido em outro topic!

Mas pronto tens a opção de JNI e fazer uma lib em C. Penso que não deve haver uma lib em puro Java já que isso é uma coisa que depende do SO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto já foi +- respondido em outro topic!

Mas pronto tens a opção de JNI e fazer uma lib em C. Penso que não deve haver uma lib em puro Java já que isso é uma coisa que depende do SO.

Tens ideia de qual é o tópico a que te referes?

E já agora, porque dizes que isso depende do Sistema Operativo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Operar sobre dispositivos são operações nativas logo dependo do SO.

Operar sobre dispositivos?

Como assim?

Eu estou a falar em colocar um DVD na drive e o teu algoritmo ler-te o disc id / serial number.

Por exemplo o que acontece quando queres ripar um cd de música e fazes o submit do CD a uma qualquer CDDB,

tipo freedb.org e ele devolve-te uma lista com os nomes das músicas, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso actualmente estou com uma necessidade identica, se bem que não necessito do CD/DVD, basta-me o id do processador ou do disco...

Pelo que investiguei o Java não dá nada disto de forma nativa, o que é pena, pois não me posso dar ao luxo de ter bibliotecas extra, escritas em C ou algo identico, para me devolver esta informação...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já somos dois, mas eu ainda posso usar C para me safar :D, não me agranda é ter de ter uma biblioteca para cada SO.

Mas respondendo ao tópico, pelo que sei, essa operação não é possível ser feita em Java usando apenas a plataforma, terás de codificar uma pequena biblioteca com a função de leitura.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já somos dois, mas eu ainda posso usar C para me safar :D, não me agranda é ter de ter uma biblioteca para cada SO.

Mas respondendo ao tópico, pelo que sei, essa operação não é possível ser feita em Java usando apenas a plataforma, terás de codificar uma pequena biblioteca com a função de leitura.

Eu também posso fazer isso, mas não quero. Implica maior esforço de desenvolvimento, de suporte e mais pontos de falha.

Como não tenho necessariamente de ler um id desses (necessito apenas de um id que indentifique univocamente o computador) vou usar outra abordagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem usar JNA para usar libs do sistemas como o KERNEL32.DLL do windows ou as correspondentes nos diversos SOs.

Ainda só vi a tecnologia por alto mas parece-me bastante mais simples que JNI pelo menos para libs já feitas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora