• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jguilherme

Guardar dados: fx, xml, sql?

2 mensagens neste tópico

Boas! Antes de mais: já há muito tempo que acompanho o forum, e tem vindo a ser-me muito úti. Estão de parabéns e agradeço a todos os colaboradores!

Estou agora a iniciar-me em PHP+SQL e ocorreram-me um par de duvidas:

1a - tenho de aceder a BD muitas vezes, e portanto tenho de me conectar ao servidor SQL uma serie de vezes. Se mudar o password, ou um outro dado qualquer no servidor, tenho de estar a mudar todas as ocorrencias do password no codigo, pelo que pensei q podia guardar o password (e outros dados), num ficheiro, e sempre que necessitar de os usar leio o ficheiro. Será este o procedimento mais correcto?

2a - Se quiser ter uma lista dinamica apenas de palavras o mais indicado é guarda-la numa tabela SQL? ou uso XML?

E já agora, na sequencia destas duvidas, e já que há tantos modos de guardar informação, quais serão as vantagens de cada um? sei que xml serve para comunicar, e nao tanto para guardar, mas xml também pode ser usado apenas para guardar informação, certo?

Desde já obrigado,

JGuilherme

EDIT: já tarde de mais me apercebi que se calhar esta mensagem nao esta no topico correcto, pelo que peço aos moderadores para a moverem para onde acharem conveniente (Bases de Dados?).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1a - tenho de aceder a BD muitas vezes, e portanto tenho de me conectar ao servidor SQL uma serie de vezes. Se mudar o password, ou um outro dado qualquer no servidor, tenho de estar a mudar todas as ocorrencias do password no codigo, pelo que pensei q podia guardar o password (e outros dados), num ficheiro, e sempre que necessitar de os usar leio o ficheiro. Será este o procedimento mais correcto?

Normalmente é recomendado que tenhas um ficheiro de configuração com o nome da BD, password, e afins. Assim quando precisares podes fazer o include do ficheiro, só necessitando de mudar a password nesse ficheiro.

2a - Se quiser ter uma lista dinamica apenas de palavras o mais indicado é guarda-la numa tabela SQL? ou uso XML?

E já agora, na sequencia destas duvidas, e já que há tantos modos de guardar informação, quais serão as vantagens de cada um? sei que xml serve para comunicar, e nao tanto para guardar, mas xml também pode ser usado apenas para guardar informação, certo?

Penso que isso é à escolha de cada um. Não tenho muita experiência em XML mas usando um SGBD permite-te ter uma visão mais superficial e não te preocupares tanto com alguns aspectos, como por exemplo o controlo de concorrência.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora