• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

sike

Diferentes fontes, Diferentes Tamanhos

14 mensagens neste tópico

Boas noites,

Estou a criar um projecto e em termos de visualização estou a ter um "problema".

A ideia é usar a font "Arial" em tamanho 11pt ou então Tahoma 10pt (exemplo), isto dá para "programar" em CSS ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me expliquei bem portanto... :-[

A ver se explico melhor.

Tenho este CSS:

body {
font-family:"Trebuchet MS", Tahoma, Helvetica, sans-serif;
font-size:11px;
}

E o que quero é se o utilizador não tiver a fonte Trebuchet MS e tiver a Tahoma a "font-size" mudar para 9px.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me expliquei bem portanto... :-[

A ver se explico melhor.

Tenho este CSS:

body {
font-family:"Trebuchet MS", Tahoma, Helvetica, sans-serif;
font-size:11px;
}

E o que quero é se o utilizador não tiver a fonte Trebuchet MS e tiver a Tahoma a "font-size" mudar para 9px.

Podes criar a CSS dinamicamente com uma linguagem server-side ( php, java, ruby on rails, etc...) e já agora, 1px != 1pt :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes criar a CSS dinamicamente com uma linguagem server-side ( php, java, ruby on rails, etc...) e já agora, 1px != 1pt :P

Sim isso dos pixels em vez de points é erro de quando escrevi aqui para o forum.

Então isso quer dizer que não dá através de CSS talvez com javascript, ou só mesmo php ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim isso dos pixels em vez de points é erro de quando escrevi aqui para o forum.

Então isso quer dizer que não dá através de CSS talvez com javascript, ou só mesmo php ?

javascript deve servir, contudo, tens que arranjar forma de verificar se o sistema tem essa font instalada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

javascript deve servir, contudo, tens que arranjar forma de verificar se o sistema tem essa font instalada...

Era exactamente isso que ia perguntar de seguida, mas queria saber se fazia isso por javascript ou php, talvez a primeira seja melhor opção, não ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era exactamente isso que ia perguntar de seguida, mas queria saber se fazia isso por javascript ou php, talvez a primeira seja melhor opção, não ?

Provavelmente :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://www.lalit.org/lab/fontdetect.php  (não vi se tinha o código... so vi que existe maneira de detectar os que existem por javascript)

Ao detectares as que existem... e sabendo que existe as que queres.. é mudares o "font-family" para a font que queres, também por javascript.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://www.lalit.org/lab/fontdetect.php  (não vi se tinha o código... so vi que existe maneira de detectar os que existem por javascript)

Ao detectares as que existem... e sabendo que existe as que queres.. é mudares o "font-family" para a font que queres, também por javascript.

Muito obrigado, vou tentar adaptar isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não existe uma maneira válida e legal  de inspecionar por script  quais são as fontes instaladas pelo usuário, portanto não é possível

fazer o que você esta pretendendo.

As fontes Trebuchet MS e Tahoma  são renderizadas com tamanhos semelhentes.

:hmm: Há uma razão para diminuir o tamanho se for Tahoma?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem vindo ao P@P Maujor, parabéns pelo seu site: costuma tirar-me todas as dúvidas que tenho. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora