• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

AMD pede intervenção judicial para esclarecer acordo entre Intel e Skype

2 mensagens neste tópico

AMD pediu ao tribunal para verificar a autenticidade da justificação dada pela Skype para suportar um acordo de exclusividade assinado recentemente entre a empresa e a Intel.

O acordo prevê que apenas os utilizadores de serviço de voz sobre IP cujos PCs usem processadores Intel possam estabelecer conferências de voz entre 10 pessoas. Os restantes utilizadores da versão 2.0 do software apenas podem estabelecer este tipo de comunicação com um máximo de cinco utilizadores.

Quando apresentaram a parceria, as empresas (Intel e Skype) explicaram que a funcionalidade era reservada a utilizadores com processadores Intel dual core, pois apenas esses dispunham da performance necessária para usufruir desta extensão do número de pessoas suportadas numa mesma conferência de voz.

Para assegurar que apenas os PCs com Intel usufruem desta nova funcionalidade o software da Skype leva a cabo uma verificação ao CPU das máquinas que tentem usar a sua versão 2.0 que permite identificar o processador na motherboard.

A AMD considera que os argumentos utilizados para promover a parceria entre as duas empresas são enganadores e requereu ao tribunal que sejam apresentados documentos comprovativos das limitações técnicas que sustentam a afirmação.

O pedido da AMD surge no âmbito do caso anti-trust contra a Intel e é apresentado porque a número dois dos processadores acredita que a restrição do serviço a utilizadores Intel não passa de uma exigência da concorrente.

A AMD afirma que a funcionalidade que permite duplicar o número de intervenientes na conferência de voz está apenas desligada para utilizadores que não usem Intel.

"Esta é uma limitação artificial", defende um porta-voz da AMD. "De facto, os detalhes que conhecemos sugerem-nos fortemente que não há qualquer base tecnológica para este acordo de exclusividade".

Além dos aspectos técnicos, a AMD quer esclarecer se há contrapartidas financeiras para a Skype pelo acordo de exclusividade com a Intel e perceber o conteúdo de outros acordos de exclusividade assinados pela concorrente desde 2000.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M ais uma guerrinha entre a AMD e Intel e mais um processo que demorará algum tempoa  ser resolvido....não saímos disto... :)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora