• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ziwdon

Problemas: Graphics Drivers & GCC

15 mensagens neste tópico

Boas pessoal

Ja tenho o Debian Stable a correr no meu PC mas estou com alguns problemas.

1- Infelizmente não consigo alterar a luminosidade do ecra, isto porque a function key (FN) não funciona. Estive a pesquisar e nalguns sitios aconselham a instalar as drivers da grafica...agora o problema é instala-las. Quando corro o install.sh dava-me um erro de que nao conseguia compilar. Andei a procura e instalei a package shc (Shell script compiler) e resolvi o problema. Contudo continuo a nao conseguir. Agora da-me o seguinte erro:

The script will now compile the agpgart module and DRM kernel modules
for your machine.

Press ENTER to continue or CTRL-C to exit.

Compiling new agpgart module...

ERROR: AGPGART module did not compile

Compiling DRM module...

ERROR: Kernel modules did not compile

The DRI drivers can not be installed without the latest kernel modules.
Installation will be aborted. See the dri.log file for information on
what went wrong.

No log diz o seguinte:

make -C /lib/modules/2.6.18-6-686/build SUBDIRS=/home/carlos/Desktop/dripkg/agpgart-2.0 modules
make: *** /lib/modules/2.6.18-6-686/build: No such file or directory.  Stop.
make: *** [default] Error 2
Makefile.linux:151: *** Cannot find a kernel config file.  Stop.

Alguem sabe como posso resolver?

Ou entao algum outro método para por a FN key a funcionar?

2- Tenho o GCC instalado mas é como se não estivesse. Instalei a package mas quando tento compilar nao da. Ou mesmo fazendo "man gcc" nao encontra o comando. Pensei em sacar do site e instalar mas comecei a ver e é demasiado complicado para mim. E pralem disso deveria de funcionar uma vez que o pacote esta instalado. Alguem faz ideia do que possa ser?

Obrigado

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1- O Gnome tem um applet para mudar o brilho (adicionar ao painel -> applet de brilho). Qual é a gráfica?

2- aptitude install build-essential

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que gráfica e distro tens ?

1- O Gnome tem um applet para mudar o brilho (adicionar ao painel -> applet de brilho). Qual é a gráfica?

Pois eu tambem tinha a ideia de que havia um applet de brilho mas nao o encontro...nao deve ca estar.

A distro é Debian Stable 4.0r2.

A grafica é "Intel® 82852/82855".

Saquei as drivers de:

http://downloadcenter.intel.com/filter_results.aspx?strTypes=all&ProductID=922&OSFullName=Linux*〈=eng&strOSs=39&submit=Go%21

2- aptitude install build-essential

Funcionou. Obrigado! :D

O que é que esse comando faz ao certo? Instala pacotes 'base'?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tens Intel os teu drivers já devem estar instalados e funcionar... O brilho não tem a ver com a tecla ou seja a tecla pode não estar configurada mas não quer dizer que o brilho não funcione. Qual é o modelo do teu portátil? Tens o pacote hotkey-setup instalado? No meu caso instalar o toshiba-hotkey para estas funcionarem...

Pois eu tambem tinha a ideia de que havia um applet de brilho mas nao o encontro...nao deve ca estar.

Tens o pacote gnome-applets instalado?

EDIT: podes experimentar o gddccontrol http://packages.debian.org/etch/gddccontrol

Funcionou. Obrigado! :D

O que é que esse comando faz ao certo? Instala pacotes 'base'?

É um meta-package. Não traz nenhum programa, instala dependências definidas. Neste caso: http://packages.debian.org/etch/build-essential

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o portátil?

Qual é o modelo do teu portátil?

Fujitsu Siemens Lifebook T Series

Modelo: T4010D

Se tens Intel os teu drivers já devem estar instalados e funcionar... O brilho não tem a ver com a tecla ou seja a tecla pode não estar configurada mas não quer dizer que o brilho não funcione. Qual é o modelo do teu portátil? Tens o pacote hotkey-setup instalado? No meu caso instalar o toshiba-hotkey para estas funcionarem...

Tens o pacote gnome-applets instalado?

EDIT: podes experimentar o gddccontrol http://packages.debian.org/etch/gddccontrol

Tenho o pacote instalado e tambem ja tinha experimentado o gddccontrol mas tambem nao deu. Ja nao me lembro ao certo o que dizia mas nao encontrava o monitor.

É um meta-package. Não traz nenhum programa, instala dependências definidas. Neste caso: http://packages.debian.org/etch/build-essential

Thx pela info :D

Edit: O gddccontrol diz o seguinte:

No monitor supporting DDC/CI available.

If your graphics card need it, please check all the required kernel modules are loaded (i2c-dev, and your framebuffer driver).

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://www.digriz.org.uk/debian-fujitsu-t2010

Hotkeys

Some of the Fn-Fx keys produce keyboard events (the audio related ones only) whilst the rest are 'dead' at the moment. Only the brightness keys would be useful to add.

As for the buttons on the screen, turns out everything is accessible through the ACPI system. Digging around the DSDT I found the device 'FUJ02BF' registered as a button. Searching for this only produced fjbtndrv which works great, generates regular keypresses.

N.B. you will need to slip into /etc/modprobe.d/local 'options fsc_btns model=2' so it works correctly

http://sourceforge.net/projects/fjbtndrv

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

wow muito obrigado :D

so mais uma coisa...sempre que tento correr um make file da-me o seguinte erro:

make: *** /lib/modules/2.6.18-6-686/build: No such file or directory.  Stop.

Mais uma vez obrigado pela atençao :D

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

#aptitude install linux-headers-$(uname -r)

Resultou obrigado :D

Ainda assim nao consegui instalar essas drivers po fujitsu...mas penso que o problema seja do makefile e do ficheiro .c. Aquilo da la uns erros nas funçoes.

Não ha mais nenhum programa que permita alterar o brilho? É que o gddccontrol nao funciona. Ja andei a pesquisar uma soluçao mas nao encontrei.

Cumps e obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fizeste isto:

"N.B. you will need to slip into /etc/modprobe.d/local 'options fsc_btns model=2' so it works correctly " ?

Seguiste as instruções?

http://fjbtndrv.wiki.sourceforge.net/install

Eu tento seguir as instrucçoes mas nao vou a lado nenhum.

Isto é o que aparece quando faço make no fsc_btns:

make -C /lib/modules/2.6.18-6-686/build M=/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2 modules
make[1]: Entering directory `/usr/src/linux-headers-2.6.18-6-686'
  CC [M]  /home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.o
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c: In function ‘input_fscbtns_setup’:
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c:320: error: request for member ‘parent’ in something not a structure or union
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c: At top level:
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c:576: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c: In function ‘fscbtns_probe’:
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c:628: warning: passing argument 2 of ‘request_irq’ from incompatible pointer type/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c: At top level:
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c:749: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c:758: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c:767: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c:776: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.c:785: warning: initialization from incompatible pointer type
make[2]: *** [/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2/fsc_btns.o] Error 1
make[1]: *** [_module_/home/carlos/Desktop/fsc_btns-1.2] Error 2
make[1]: Leaving directory `/usr/src/linux-headers-2.6.18-6-686'
make: *** [fsc_btns.ko] Error 2

No fscd consigo fazer o ./configure mas depois quando faço make:

make  all-recursive
make[1]: Entering directory `/home/carlos/Desktop/fscd-1.2'
Making all in src
make[2]: Entering directory `/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src'
Making all in linux
make[3]: Entering directory `/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux'
make -C /lib/modules/2.6.18-6-686/build M=/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux modules
make[4]: Entering directory `/usr/src/linux-headers-2.6.18-6-686'
  CC [M]  /home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.o
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c: In function ‘input_fscbtns_setup’:
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c:324: error: request for member ‘parent’ in something not a structure or union
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c: At top level:
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c:580: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c: In function ‘fscbtns_probe’:
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c:632: warning: passing argument 2 of ‘request_irq’ from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c: At top level:
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c:753: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c:762: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c:771: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c:780: warning: initialization from incompatible pointer type
/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.c:789: warning: initialization from incompatible pointer type
make[5]: *** [/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux/fsc_btns.o] Error 1
make[4]: *** [_module_/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux] Error 2
make[4]: Leaving directory `/usr/src/linux-headers-2.6.18-6-686'
make[3]: *** [fsc_btns.ko] Error 2
make[3]: Leaving directory `/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src/linux'
make[2]: *** [all-recursive] Error 1
make[2]: Leaving directory `/home/carlos/Desktop/fscd-1.2/src'
make[1]: *** [all-recursive] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/carlos/Desktop/fscd-1.2'
make: *** [all] Error 2

Fizeste isto:

"N.B. you will need to slip into /etc/modprobe.d/local 'options fsc_btns model=2' so it works correctly " ?

Isso não percebo...suponho que seja no fim da instalaçao uma vez que a directoria nao existe.

Obrigado

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outra solução:

Xorg

I love Xorg (I used wdm as my session manager) and found everything to work great.

Here is my xorg.conf is available for download.

'xbacklight' also works and as the screen is very bright at 100% I would recommend you put 'xbacklight -set 50' into your ~/.xsession file.

It is worth installing 'xvkbd' and 'xstroke' (if you can get it to compile).

in: http://www.digriz.org.uk/debian-fujitsu-t2010

#aptitude install xbacklight

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outra solução:

Xorg

I love Xorg (I used wdm as my session manager) and found everything to work great.

Here is my xorg.conf is available for download.

'xbacklight' also works and as the screen is very bright at 100% I would recommend you put 'xbacklight -set 50' into your ~/.xsession file.

It is worth installing 'xvkbd' and 'xstroke' (if you can get it to compile).

in: http://www.digriz.org.uk/debian-fujitsu-t2010

#aptitude install xbacklight

Tambem nao consegui.

O aptitude install nao funciona e editei o ficheiro de que eles falam mas tambem nao teve efeito.

Deixa la isso...tambem nao esta mau de todo...so a noite é que faz um bocado de impressao aos olhos. Vou ver se encontro alguma maneira de reduzir a brightness do ecra.

Muito obrigado pela atençao :)

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora